MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estrutura da Matéria II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600053   Período: 20202   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GEORGE BARBOSA DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Momentos magnéticos. Spin. Átomos com vários elétrons. Moléculas. Sólidos e Teoria de Bandas.

Justificativa

O estudo das propriedades elementares que compõe a matéria atômico-molecular ajuda a compreender as leis naturais que regem as interações das partículas que constituem a matéria. Tal estudo, além de permitir uma compreensão da teoria da mecânica quântica, permite a revisão de alguns conceitos importantes da física. Em razão do contexto de pandemia, conforme determina a resolução CONSEPE 087/2020, as aulas serão ministradas remotamente.

Objetivo Geral

Introduzir aos alunos a estrutura de sistemas atômicos, moleculares e sólidos, usando uma descrição da física quântica.

Objetivos Específicos

Usar corretamente os conceitos de Física Quântica em sistemas de átomos, moléculas e da matéria condensada.

Compreender os principais fenômenos que surgem da interação entre partículas carregadas na estrutura átomos e moléculas.

Saber prever os fenômenos que surgem da interação entre o momento de dipolos magnéticos e campos magnéticos.

Saber associar os espectros dos níveis de energia com a estrutura da matéria. Aprender a teoria básica da estrutura física dos sólidos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Em razão contexto especial de pandemia de COVID–19, as aulas serão realizadas por videoconferências. Para este propósito, será utilizada preferencialmente a plataforma do Google Meet. Outras plataformas poderão eventualmente ser utilizadas. Os estudantes e o professor se encontrarão em horários previamente estabelecidos em uma sala virtual, cujo link da sala será disponibilizado por e-mail. Durante as aulas remotas, o professor deverá compartilhar a tela de seu computador, com figuras, equações e textos, os quais ilustrarão os tópicos em discussão. As anotações serão gravadas em um arquivo digital, denominado caderno da disciplina. O caderno será construído usando o aplicativo OneNote da Microsoft. O link do caderno da disciplina será disponibilizado aos estudantes a partir do primeiro dia de aula. Assim, os estudantes poderão ter acesso ao caderno em qualquer momento da semana. O professor deverá utilizar uma mesa digitalizadora para fazer as anotações neste caderno. As aulas serão enriquecidas com diálogos, resoluções de exercícios e avaliações diagnósticas. Durante o processo de ensino, a participação do aluno deverá ser bastante valorizada.

Em um momento apropriado e próximo ao final do semestre letivo, os estudantes terão a oportunidade de apresentar oralmente um trabalho sobre algum tema sugerido pelo professor. A escolha dos temas deve envolver os conteúdos ministrados em sala de aula e complementará os tópicos da disciplina. Embora apresentação seja individual, o estudo do tema e a preparação da apresentação deverão contar com a orientação e suporte do professor. São sugestões de temas de estudo dirigido: Ressonância Magnética, Dispositivos semicondutores, Supercondutividade, Propriedades Magnéticas dos Sólidos.

Avaliação

Para a avaliação do aprendizado, os estudantes deverão fazer listas de exercícios, apresentar um seminário e realizar uma prova. Pretende-se aplicar cinco listas de exercícios ao longo do semestre. Os temas dos seminários serão distribuídos para os estudantes no início das aulas. A apresentação do seminário deverá ocorrer em uma data marcada antes da aplicação da prova no final do semestre. Os estudantes receberão orientações para o preparo do seminário. A nota deverá ser atribuída em função da clareza, objetividade e coerência do tópico apresentado pelo estudante. A prova deverá contemplar todo o conteúdo abordado na disciplina. Para cada avaliação aplicada, haverá a atribuição de uma nota de zero a dez. A media final MF do aluno será calculada da seguinte maneira:

MF = (L1 + L2 + L3 + L4 + L5)/15 + (S + P)/3

onde L1 – L5 são as notas das listas de exercícios, S é a nota do seminário, e P a nota da prova. O estudante será aprovado na disciplina se MF for maior ou igual a 5,0, de acordo com a Resolução CONSEPE nº 63, de 24 de setembro de 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso