MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600061   Período: 20202   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANNA MARIA PENALVA MANCINI

Status: Homologado

Ementa

Mecanismos culturais de transformação de diferenças em desigualdades sociais. Conceito de gênero como categoria de análise das relações sociais. Conceitos de racismo e discriminação. A intersecção das diferenças e a exclusão social. A Constituição Federal de 1988 e os Fundamentos do Estado Democrático de Direito. O princípio da Igualdade e o sujeito de direitos. A concepção de cidadania: do sujeito universal ao sujeito especificado de Direitos. A Educação como Instrumento de Transformação das Desigualdades Sociais. O Ensino por competências e a educação em Direitos Humanos. Aspectos pedagógicos e didáticos da Educação em Direitos Humanos.

Justificativa

Na sociedade atual é necessário que trabalhemos a Educação em Direitos Humanos e Relações étnico-raciais na formação de professores considerando que o reconhecimento da diversidade cultural e da desigual distribuição de oportunidades sociais entre os diversos segmentos e grupos da população é presente nas diversas esferas sociais e a instituição escolar , como uma destas esferas, deve promover reflexões e discussões sobre o tema. Em virtude da Pandemia da Covid 19 as aulas ocorrerão de forma remota, conforme estabelece a Resolução Consepe 87/2020.

Objetivo Geral

Conhecer a legislação que rege os Direitos Humanos e as Relações Etnico-Raciais e refletir sobre aspectos da existência humana e sua diversidade.

Objetivos Específicos

a) Conhecer a legislação sobre Direitos Humanos e Relações Etnico Raciais;
b)Refletir sobre as diversidade de tipos e arranjos socias que podem se transformar em processos de construção de desigualdades;
c)Discutir sobre os diversos aspectos sociais da existencia humana: cidadania, igualdade de direitos, diversidade cultural , entre outros;
d) Problematizar sobre o papel da educação como instrumento de transformação das desigualdades sociais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas : aulas expositivas, trabalhos em pequenos grupos, discussão sobre os temas trabalhados,. apresentação de vídeos referentes ao conteúdo da disciplina, Seminários sobre temas diversos. Em virtude do momento da Pandemia da Covid 19 as aulas serão ofertadas por meio das TICs, com aulas semanais com duração de 4 horas, de forma síncrona e assíncrona, de acordo com a Resolução Consepe 87. As aulas de apresentação de trabalhos e seminários ocorrerão de forma síncrona e as de leituras de textos referentes aos conteúdos ocorrerão de forma assíncrona..

Avaliação

A avaliação será realizada por meio dos trabalhos realizados em sala: valor: 2,0 ponto.
Dois trabalhos em grupo e seminários sobre temas relacionados ao conteúdo da disciplina: cada um no valor de quatro pontos .Conforme propõe a Resolução 63 sobre avaliação da aprendizagem.
Os temas dos seminários serão selecionados pelos alunos e professora de acordo com os conteúdos propostos na ementa .
A nota final será a soma total dos pontos dos trabalhos..
As avaliações serão realizadas de forma remota e síncronas, por meio das Tics, em virtude do momento de Pandemia do Corona Virus.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Em virtude da Pandemia da Covid 19 e de acordo com a Resolução Consepe 87/ as aulas serão de forma assíncrona e síncrona com a colaboração e anuência dos discentes.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso