MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Introdução ao Eletromagnetismo
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600039
Período: 20211
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRIZIO MYAKI ALVES
Status:
Homologado
Ementa
Carga Elétrica. Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Capacitância. Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua. Campo Magnético. Indução Magnética. Circuitos de Corrente Alternada. Equações de Maxwell.
Justificativa
Dando continuidade nas disciplinas da Física Básica, a etapa agora é promover o estudo dos fenômenos elétrico e magnético (e sua relação) decorrentes da célula fundamental do eletromagnetismo: a carga elétrica. Nessa disciplina estudaremos as interações entre cargas e campos, cargas em movimento e suas consequências, e o fenômeno de indução eletromagnética. A compreensão dos conceitos envolvidos permitirá o aluno: incorporar os fundamentos do eletromagnetismo clássico necessários para a sua vida docente e/ou de pesquisa, e identificar o papel/importância do eletromagnetismo no mundo moderno revelado por suas aplicações na área de saúde, de entretenimento, de geração de energia, inclusive no nosso dia-a-dia. Devido ao período de pandemia da COVID-19 a disciplina será ofertada na forma flexibilizada com o uso de TICs, de acordo com a resoulução do CONSEPE no. 174/2021.
Objetivo Geral
Oferecer ao aluno matriculado o aprendizado de conceitos fundamentais do eletromagnetismo, e formas de articulá-los, empregando suas leis clássicas.
Objetivos Específicos
1) Promover e discutir a noção de campo através dos campos elétrico e magnético.
2) Introduzir/trabalhar o conceito de fluxo de um campo vetorial por meio dos campos elétrico e magnético.
3) Familiarizar com as formas de distribuição de cargas existentes: discreta e contínua.
4) Mostrar que a matemática (o cálculo) é uma importante ferramenta aliada no tratamento dos problemas físicos.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Devido ao período de pandemia as aulas serão online de forma síncrona utilizando o GoogleMeet. Além disso, reuniões online pós-aula e conversas por e-mail poderão ser utilizados na interação com os discentes a fim de proporcioná-los um ambiente para realização de atividades complementares e também para tirar dúvidas pertinentes a disciplina. As aulas serão ministradas com o auxílio/uso de slides e mesa digitalizadora utilizando notebook ou celular. Além dos livros-textos considerados na disciplina outros materiais/fontes serão recomendados para fins de consulta do conteúdo, como: sites, textos em pdf e vídeos disponibilizados na internet.
Avaliação
A disciplina será constituída por três avaliações:
1) trabalho escrito dividido em oito partes, cada parte contemplará o conteúdo de cada unidade do conteúdo programático, ou seja, na primeira parte do trabalho será cobrado o conteúdo da unidade I, na segunda parte o conteúdo da unidade II e assim por diante.
2) prova escrita referente aos conteúdos das unidades I, II, III e IV.
3) prova escrita referente aos conteúdos das unidades V, VI, VII e VIII.
Cada avaliação valerá de 0,0 a 10,0 pontos. As provas escritas serão realizadas durante as aulas online (síncronas). A média da disciplina corresponderá a média aritmética simples das três avaliações. Estará aprovado na disciplina o discente que obtiver a média igual ou superior a 5,0 pontos.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso