MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Física Experimental III
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600048   Período: 20211   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 64 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Experimentos de eletricidade, magnetismo e óptica. Elaboração de roteiros e aulas experimentais: adaptações para aplicação no Ensino Básico.

Justificativa

As disciplinas experimentais tem um papel indispensável, tanto para o físico-pesquisador, quanto para o físico-professor, estabelecendo-se o aspecto investigativo na configuração da Ciência e o status da qual ela se caracteriza, especialmente por filosofias como a de Popper ou derivadas, que trata da possibilidade de teste como critério determinante de demarcação para a Ciência. O erro, tanto pela imprecisão inerente ao instrumento de medida, quanto pela interferência no ato de medir por quem o faz, é colocado como parte inerente do ato de medir. A análise de modelos diminutos de variáveis, ou mesmo a proposta deles, pode levar o aluno a traçar metas e elaborar hipóteses que os justifiquem, a partir da interpretação de dados com as devidas análises. Assim, configuram-se práticas como componentes curriculares (PPCs), toda essa participação ativa do discente na configuração de sua prática, e sob o contexto do laboratório investigativo e/ou adaptável ao Ensino Básico. É relevante dizer que a instrumentalização também configura a disciplina, já que noções básicas de equipamentos como multímetros, osciloscópios e geradores de funções serão trabalhadas. Os principais conceitos que configuram os campos do Eletromagnetismo e da Óptica serão amplamente trabalhados, do empírico ao instrumental. A disciplina será ofertada na forma flexibilizada por meio de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) devido ao contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais em conformidade com a resolução CONSEPE n. 174 de 2021.

Objetivo Geral

Fazer com que o aluno compreenda a relevância do laboratório investigativo para o Ensino de Ciências e seja capaz de trabalhar neste contexto.

Objetivos Específicos

Compreender noções básicas de segurança em laboratório;
Saber minimamente analisar dados;
Elaborar e/ou adaptar aulas e roteiros de práticas experimentais;
Compreender a relevância das demonstrações experimentais, suas vantagens e desvantagens;
Distinguir entre níveis de interação do laboratório didático em contexto ao laboratório investigativo;
Elaborar circuitos com finalidades específicas, tais como retificadores, estabilizadores e filtros;
Instrumentalizar-se, ainda que em nível introdutório, para o uso de fontes, medidores, dispositivos e componentes elétricos e magnéticos;
Revisitar os campos conceituais de Eletromagnetismo e Óptica, sob a perspectiva empírica e experimental.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Na primeira etapa do curso serão trabalhadas questões técnicas relativas ao ambiente de laboratório. Serão disponibilizados no AVA orientações de textos específicos e em encontros síncronos (Google Meet) serão realizados apontamentos e discussões pertinentes acerca destes tópicos. Serão disponibilizadas também algumas atividades para se trabalhar com a aquisição e tratamento de dados, utilização de referenciais para análise e relação entre objetivos e conclusão;

Na segunda etapa serão abordadas especialmente o uso experimentações no contexto didático. De forma similar à primeira etapa, também serão disponibilizados no AVA orientações de textos específicos e em encontros síncronos (Google Meet) serão realizados apontamentos e discussões pertinentes acerca dos tópicos. Serão propostas algumas atividades acerca do planejamento e elaboração das aulas experimentais;

Na terceira etapa, os tópicos apresentados contemplarão:
1. Aulas experimentais propostas e conduzidas pelo professor da disciplina de forma síncrona (encontros virtuais) e assíncrona (vídeos e textos):
a. Roteiro fechado – objetivos já definidos. Para este caso os alunos deverão além de elaborar o relatório, fazer as adaptações para a elaboração de um plano de aula para o Ensino Básico;
b. Roteiro aberto – objetivos deverão ser definidos pelos alunos – serão realizadas a coleta de múltiplos dados e de formas distintas pelo professor da disciplina. Neste caso os alunos deverão entregar unicamente o relatório

2. Aulas experimentais propostas e elaboradas pelos discentes: Os discentes deverão elaborar o planejamento e apresentar a aula na forma de vídeo, em dois segmentos:
a. para tratar os conceitos em nível do ensino superior;
b. para tratar os conceitos em nível do ensino básico.

Serão também disponibilizados horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para promover discussões mais individualizadas.

As estratégias para a condução da disciplina projetam para os discentes planejamento/ação/reflexão sobre a atividade docente, conferindo as práticas como componente curricular.

Avaliação

Serão consideradas três grupos avaliativos:
1. Atividades periódicas: serão solicitadas atividades semanais acerca dos conteúdos correntes;
2. Relatórios sobre práticas de laboratório dentro do contexto do laboratório investigativo;
3. Aulas práticas preparadas por alunos com propostas de adaptações para o ensino básico. Este material será apresentado em formato de vídeo e também com parte em texto.
A nota final será a média das notas obtidas nestes três grupos.
Os métodos avaliativos estão em acordo com as resoluções CONSEPE 063/2018 e 174/2021.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso