MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Eletromagnetismo I
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600051   Período: 20211   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADELLANE ARAUJO SOUSA

Status: Homologado

Ementa

Eletrostática; Soluções de Problemas Eletrostáticos com e sem Presença de Dielétricos, Polarização, Corrente, Equação da Continuidade, Magnetostática, Propriedades Magnéticas da Matéria.

Justificativa

Na Física temos duas grandes divisões atualmente: a Física Clássica e a Física Moderna. Na Física Moderna, temos a Física Quântica e a Relatividade. O chamado Eletromagnetismo Clássico, abordado neste plano de ensino, é uma das subáreas da Física Clássica, juntamente com a Mecânica e a Termodinâmica, onde é abordado os conceitos de eletromagnetismo, como carga, campo, energia, corrente e magnetismo em um nível matemático mais aprofundado utilizando-se de conceitos e técnicas do cálculo diferencial e integral e análise vetorial. Esses conceitos são de suma importância para se entender a estrutura das ondas eletromagnéticas contidas nas equações de Maxwell. Uma visão do Eletromagnetismo Clássico associado às técnicas matemáticas citadas é essencial na compreensão mais aprofundada dos fenômenos cobertos por essa área e dá embasamento para estudos mais avançados a nível de pós-graduação. Este curso será ministrado de forma remota tendo em vista a pandemia da Covid-19.

Objetivo Geral

Estudar e compreender alguns fundamentos do eletromagnetismo clássico como carga, campo elétrico, energia, corrente e magnetismo utilizando-se de ferramentas matemáticas mais apropriadas como o cálculo e análise vetorial.

Objetivos Específicos

- Calcular o campo elétrico produzido por distribuições discretas e contínuas de carga.
- Utilizar a lei de Gauss para calcular o campo elétrico produzido por distribuições de carga com simetrias esférica e cilíndrica.
- Definir densidade de fluxo elétrico. Definir potencial elétrico e energia potencial elétrica de um sistema de cargas elétricas.
- Relacionar campo elétrico e potencial elétrico, através do operador gradiente.
- Resolver as equações de Poisson e Laplace para o cálculo de potenciais.
- Descrever o comportamento de materiais dielétricos sob a ação de campos eletrostáticos.
- Utilizar condições de fronteira em materiais dielétricos e condutores para o cálculo do campo elétrico.
- Definir corrente elétrica e densidade de corrente e sua integração com a equação da continuidade.
- Definir campo magnético.
- Estudar o movimento de cargas elétricas sob a ação de campos magnéticos.
- Calcular a força magnética entre elementos diferenciais de corrente.
- Estabelecer as leis de Ampère e de Biot-Savart, bem como aplicá-las para o cálculo de campos magnéticos produzidos por distribuições de corrente elétrica.
- Compreender a Magnetização e calcular o campo produzido por materiais magnetizados.
- Interpretar fisicamente as equações de Maxwell.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas expositivas das componentes do programa de ensino da disciplina mediadas por recursos digitais como aulas gravadas em vídeos (aulas assíncronas) e "online" (síncronas) e disponibilizadas na plataforma AVA da UFMT.
- As aulas "online" serão ministradas projetando a tela do computador do professor aos alunos com o recurso de compartilhamento de telas do programa "google meet" e com o auxílio de um "tablet" com caneta digital e do programa Vysor. Na tela do "tablet" serão apresentadas figuras, equações e textos referentes ao material didático da disciplina com o auxílio dos programas de notas "Squid" e LectureNotes". Essas aulas também serão gravadas com o recurso de gravação de tela de computador pelos programas "ActivePresenter" ou "Camtasia Studio" e seu conteúdo ficará disponível aos estudantes através de links do "onedrive" disponibilizados no sistema AVA UFMT.

- As aulas assíncronas usarão o recurso de compartilhamento de tela do "tablet' com caneta digital auxiliadas pelo programa "Vysor" que irá compartilhar o conteúdo das notas de aula escritas com os programas "Squid" e LectureNotes". Nestas notas, o professor apresentará figuras, equações e textos do material didático da disciplina. Essas aulas serão gravadas com o auxílio do programa livre ActivePresenter ou programa de edição de áudio e vídeo Camtasia Studio 8. As aulas assíncronas ficarão armazenadas no site "onedrive" e os links das aulas ficarão disponíveis na plataforma AVA UFMT.

- Revisão e fixação do conteúdo das componentes do programa de ensino através de resolução de lista de exercícios individuais e em grupo. Essas listas de exercícios serão repassadas aos alunos através do sistema AVA UFMT.

- A interação aluno-professor se dará através de diversos recursos virtuais: preferencialmente encontros "online" com o recurso do "google meet", outros recursos de comunicação do AVA, e-mail (comunicação escrita ou vídeo ou áudio. Essas comunicações serão registradas na plataforma AVA da UFMT.

- Apresentação de vídeos educativos disponibilizados na plataforma AVA.

- Aulas teóricas expositivas/participativas para toda a classe em sala de aula.

- Resolução das avaliações escritas.

Avaliação

Devido às medidas de distanciamento social causada pela pandemia da COVID-19, as avaliações e testes da disciplina serão realizadas à distância e "online" por meio de recursos digitais com o uso da plataforma AVA em encontros no google meet, Essas avaliações e testes serão elaboradas com o auxílio dos recursos da plataforma AVA que incluem um tempo programado para responder as questões da prova como um todo ou tempo programado para responder cada questão individualmente. Todas essas avaliações elaboradas e cópia de suas correções ficarão registradas nessa mesma plataforma AVA e ficarão à disposição dos discentes. Para este curso de Licenciatura, serão aplicadas 03 (três) avaliações escritas ao longo do semestre do curso: P1, P2 e P3. Cada avaliação corresponderá aproximadamente a 2,5 unidades da unidade programática do curso ou o conteúdo correspondente a 30 horas-aula (o que ocorrer primeiro) e terá a duração de 100 minutos. Os alunos que receberem nota abaixo de 5,0 terão direito a uma avaliação substitutiva e facultativa. Essa avaliação substitutiva também será facultativa para aqueles que receberem nota acima de 5,0. A cada capítulo (do primeiro livro-texto recomendado), será realizado um teste (T) de verificação rápida do conteúdo ministrado com duração de no máximo uma hora. Essas avaliações e testes deverão ser realizadas em dias e horários combinados com os alunos. Para cada avaliação, os alunos deverão entregar uma Lista de Exercícios L1, L2 e L3, respectivamente. Ao final, a média MF será a média:
MF=0,6*N+0,3*T+0,1*L,
onde N=(P1+P2+P3)/3; T (média dos testes dos capítulos) e L=(L1+L2+L3)/3 são as médias parciais.

Critério para Aprovação: MF : maior ou igual a 5,0.
Essas avaliações devem respeitar: RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
Decisões Específicas - Colegiado de Curso Referentes a Estágios e Trabalhos de Graduação.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso