MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600057   Período: 20211   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELEN POLIANI ARLINDO FUZARI

Status: Homologado

Ementa

Projetos de Ensino de Física. Instrumentos de ensino: práticas experimentais - demonstrativas e investigativas, objetos de aprendizagem e recursos computacionais. Estudos sobre as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A interdisciplinaridade e contextualização. O uso de analogias e comparações. A proposta de situações-problema. Elaboração, construção e adaptação de materiais teóricos e experimentais para o Ensino Fundamental e Médio.

Justificativa

Essa disciplina possui como principal característica a possibilidade de apresentar instrumentos de ensino que possam ser utilizados no ensino de Física como alternativa ao ensino tradicional.
Considerando o contexto especial de pandemia de COVID–19 e a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.° 174/2021, essa disciplina será ofertada de forma remota por meio de TICs.

Objetivo Geral

Destacar as particularidades do ensino de Física, discutindo o ensino tradicional e apresentando metodologias e instrumentos como alternativas de superação desse paradigma em busca de uma aprendizagem significativa e de uma avaliação formativa.

Objetivos Específicos

- Identificar e fazer uso dos diferentes instrumentos existentes para auxiliar em uma aula de Física;
- Discutir de forma crítica os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de Física nas últimas décadas: Projetos e pesquisas relacionados ao ensino aprendizagem de Física;
- Conhecer e dominar os principais conceitos ligados às pesquisas em ensino de Física;
- Conhecer limites e possibilidades dos principais projetos desenvolvidos na área de ensino de Física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A dinâmica de forma remota ocorrerá da seguinte forma:
- Semanalmente será disponibilizado no AVA um texto relacionado ao tópico correspondente do conteúdo com um roteiro para reflexões, o discente fará a leitura e entregará um resumo norteado pelos questionamentos levantados no roteiro;
- Paralelamente aos textos, os discentes serão orientados na elaboração da aula experimental investigativa com experimentos de baixo custo, esse processo será conduzido pelas seguintes etapas: definição do tema da aula, definição dos experimentos a serem desenvolvidos, construção dos experimentos e, por fim, o planejamento e a preparação de uma aula experimental investigativa;
- Serão realizados encontros online, pelo Google Meet para discussões dos textos e desenvolvimento dos experimentos e das aulas;
- Será disponibilizado atendimento individual, por email ou online, para acompanhamento da escolha e desenvolvimento dos experimentos e planejamento da aula experimental.
A aula experimental a ser ministrada pelos estudantes ocorrerá presencialmente em março de 2022 e, caso necessário, será solicitada autorização para o comitê de Biossegurança do Campus para sua realização.

Avaliação

A avaliação terá como base: a participação nos encontros online, os trabalhos relacionados aos textos desenvolvidos ao longo do curso, a aula elaborada e os experimentos desenvolvidos, de forma que a nota final será dada por:

NF = (NP + NT + NA + NE1 + NE2)/5

NF: Nota Final;
NP: Nota de Participação
NT: Nota de Trabalhos Propostos;
NA: Nota da aula
NE1: Nota do Experimento 1 desenvolvido
NE2: Nota do Experimento 2 desenvolvido

- A nota de participação (NP) será calculada em função da presença nos encontros online;
- A nota de trabalhos propostos (NT) será calculada em função trabalhos semanais relacionados aos textos;
- A nota da aula (NA) será baseada na aula ministrada e será calculada considerando os seguintes critérios: plano de aula, domínio do tema, metodologia e postura.
- A nota do experimento 1 (NE1) será baseada no roteiro e no experimento desenvolvido, levando em consideração a dificuldade de construção e as possibilidades de discussões conceituais;
- A nota do experimento 2 (NE2) será baseada no roteiro e no experimento desenvolvido com proposta de inclusão, levando em consideração a dificuldade de construção e as possibilidades de discussões conceituais para a deficiência escolhida.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso