MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Didática Geral
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600097   Período: 20211   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARILENE MARZARI

Status: Homologado

Ementa

Evolução da didática numa perspectiva histórica, analisando concepções teóricas e sua importância na formação do educador. Análise da prática docente vivenciada no cotidiano escolar a partir dos componentes didático. Concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação a partir de seus aspectos teóricos e práticos.

Justificativa

O curso de licenciatura em Física visa preparar profissionais para atuarem nos anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Educação Básica. Nessa perspectiva, a didática geral visa preparar os acadêmicos para terem a autonomia didático- pedagógica necessária ao exercício da docência, principalmente na educação básica. Nesse sentido, a disciplina se justifica pela necessidade de auxiliar os alunos na compreensão das questões referentes às práticas de ensino que perpassam pelas diferentes concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas que perpassaram os diferentes contextos históricos e das concepções de planejamento: Projeto político-pedagógico e plano de ensino e, principalmente de aula para que os alunos apreendam e se utilizem desses conhecimentos na vida prática.
A disciplina de Didática Geral será ofertada de forma flexibilizada no período de Pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão remotamente, de forma síncrona, com encontros online, via plataforma Google Meet e, de forma assíncrona, com a realização de leituras, preparação de seminários, resolução de atividades, no AVA/UFMT, observando-se as disposições previstas na Resolução CONSEPE-UFMT Nº 174 de 30 de agosto de 2021.

Objetivo Geral

Analisar a importância didática para a formação de professores e para a organização do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos

- Compreender a relação do objeto de estudo da didática com as principais concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas;
- Entender o processo histórico da didática na educação escolar, principalmente no Brasil;
- Estabelecer relação entre o Projeto Político-Pedagógico, o plano de ensino e de aula para o processo de ensino-aprendizagem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas contarão com as participações expositivo-crítica de professor e alunos, atividades de aplicação do assunto discutido: encontros de leitura, debates.

As atividades dar-se-ão na modalidade remota, com encontros síncronos semanais e atividades assíncronas disponibilizadas no Ambiente de Aprendizagem - AVA.

Além disso, os alunos realizarão Atividades de Sistematização, para fins de integralização da carga-horária de Prática da Disciplina.

Avaliação

A avaliação será construída a partir de atividades (leituras, exercícios avaliativos, participação em grupos de discussões) realizadas em cada Unidade de Aprendizagem do Guia de Estudos. (Valor total: 10 pontos)
Considerando a Resolução CONSEPE nº 63/2018 - Artigo 17, "será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das avaliações do período letivo, quando o Projeto Pedagógico de Curso não prevê Prova Final."
No entanto, em caráter excepcional, por causa do período de pandemia da Covid-19, a Resolução CONSEPE nº 174, de 30 de agosto de 2021 dispensa o registro, no diário de classe, da frequência do aluno.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso