MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Computação Aplicada à Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600034
Período: 20212
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRIZIO MYAKI ALVES
Status:
Homologado
Ementa
Conceito e metodologia para construção de algoritmo. Estudo de uma linguagem estruturada de alto nível. Desenvolvimento de algoritmos para soluções numéricas aplicadas à Física. Iniciação ao uso de pacotes científicos para tratamento de dados experimentais e plotagem de gráficos. Uso de computadores no Ensino de Física.
Justificativa
O computador é uma ferramenta que além de nos auxiliar nas nossas tarefas cotidianas, é também indispensável nas atividades relacionadas ao pesquisador e também ao docente. Por exemplo, a matemática de muitos problemas na física é bastante complicada e nesses casos são normalmente necessários realizar os cálculos utilizando métodos numéricos computacionais. No mundo docente existe uma biblioteca virtual de opções que colaboram para o ensino de física, como os simuladores ou aplicativos usados como instrumentos de medida. Para isso é preciso primeiro aprender a manusear a máquina (o computador), ou seja, aprender a "ensiná-la" a resolver uma determinada tarefa, para que ela torne-se uma aliada na solução desses tipos de atividades. Essa disciplina oferece aos alunos uma introdução à programação de computadores através da elaboração e execução de algoritmos (utilizando a linguagem python) considerando problemas de física nas atividades. Os alunos também aprenderão nesse curso a utilização de programa que faz tratamento de dados experimentais, e de algumas ferramentas computacionais como simuladores ou aplicativos destinados para o ensino de física.
Objetivo Geral
Proporcionar o aprendizado da lógica de programar e do uso ferramentas computacionais mencionadas anteriormente.
Objetivos Específicos
1) Adquirir uma noção básica de programação, por meio da linguagem python, necessária para solução de problemas físicos.
2) Lidar com tratamento de dados e plotagem de gráficos.
3) Familiarizar com objetos de aprendizagem de caráter computacional disponíveis para o ensino de física.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Os tópicos dessa disciplina serão ministrados em sala de aula de forma expositiva (utilizando quadro, giz, pincel e projetor de slides), obedecendo a bibliografia especificada, intercalando com atividades computacionais praticadas no laboratório de informática. Como atividades extraclasse, os alunos farão exercícios e desenvolverão atividades computacionais relacionados ao conteúdo programático. Atendendo a realização da PCC como parte da disciplina, será apresentada/discutida algumas TICs utilizadas no ensino de física, mostrando suas principais características, e oferecimento de suporte para dúvidas e acompanhamento da preparação da 3a. atividade avaliativa (apresentação oral do discente).
Avaliação
Essa disciplina consistirá de três avaliações:
1) uma prova escrita;
2) um trabalho computacional que exigirá a construção de um algoritmo e a sua execução no computador utilizando a linguagem python;
3) uma apresentação oral individual de algum tópico de física do ensino médio utilizando uma ferramenta pedagógica computacional.
Cada avaliação valerá de 0,0 a 10,0 pontos. A média final será a média aritmética simples das notas das três avaliações.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso