MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica dos Corpos Rígidos e Fluidos
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600036   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Cinemática e dinâmica de rotações: de partículas a corpos rígidos. As leis de conservação. Gravitação Universal e Leis de Kepler. Fluidos ideais e viscosos: propriedades e regimes de escoamento.

Justificativa

A disciplina é extensão à Mecânica inicial, a qual configura-se especialmente para a análise sobre as interações e movimentos de translação de partículas. Nela explora-se o movimento – de translação e rotação – em corpos cuja forma, dimensão, configuração interna, e resposta diante de ações externas, define-os como corpos rígidos ou fluidos, amparando-se nas Leis de Newton e nas leis de conservação. Há também a análise sobre movimento de corpos sob ação gravitacional e sob ação de forças de inércia.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos compreendam sobre os movimentos de corpos rígidos e/ou fluidos estendendo seu conhecimento acerca das leis de Newton e leis de conservação.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Compreender conceitos e leis básicas de Mecânica de partículas, corpos rígidos e fluidos, os quais podem ser relacionados e verificados por meio de contextualização com o dia-a-dia ou experimentações em laboratório;
Compreender a Física como Ciência que estabelece modelos sobre eventos naturais observados os quais permitiram o desenvolvimento da engenharia e tecnologia. Que ela não é acabada e exata, simplesmente uma interpretação limitada pelo próprio referencial em que a humanidade se encontra;
Reconhecer as forças de inércia e seu significado;
Compreender que as forças centrais e movimentos orbitais, a partir da gravitação e chegando as relações de Kepler;
Entender o conceito de tensão e sobre as características que aparecem a partir de sua aplicação, tais como estiramento ou deformação, pressão ou compressão, e cisalhamento ou viscosidade;
Compreender sobre o “equilíbrio de corpos” seja sob rotação e/ou imersos em fluidos;
Reconhecer formas de escoamento de fluidos e variáveis sobre escoamento para rearranjar sua análise qualitativa ou quantitativa com viabilidade.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas terão um caráter dialógico e discursivo, empregando contextos e problemáticas do cotidiano. Serão utilizados recursos como lousa, projeção, textos, experimentos entre outros, além de proposta de exercícios e situações problemas e discussões sobre resolução. Com o número reduzido de dias para o semestre 2021/2, materiais audiovisuais e/ou na forma escrita serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da proposta de atividades assíncronas que comporão o processo avaliativo.
Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino/aprendizagem por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Apresentação de alguns conceitos de forma expositiva por meio de vídeos com curta duração;
2. Abertura de discussões em sala de aula sobre questões chaves para que os alunos racionalizem dentro de suas perspectivas, lançando hipóteses e testando-as;
3. Indicações de leituras prévias de materiais disponibilizados no AVA para reiterar os estudantes para as discussões em sala de aula trabalhando-se com a interpretação de diferentes representações;
4. Solicitações de atividades para serem realizadas fora do “ambiente virtual conjunto” para estimular interpretações, reflexões e racionalizações individuais;
5. Disponibilização de horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para promover discussões mais individualizadas;
6. Utilização de currículo em espiral. Os conceitos serão apresentados, discutidos e revisitados em várias situações, aumentando suas ramificações na estrutura cognitiva do discente e aprimorando o alcance propositivo;
7. Avaliações contínuas e de caráter formativo.
É importante reiterar aqui que há conteúdos com propostas mais introdutórias e abordagens conceituais adaptadas ao contexto de um aluno em primeiro ano de curso. Estes conteúdos não podem ser deixados de lado porque:
i. ou dão subsídio para o entendimento e esclarecimento de outros conteúdos, tal como é o caso de "Forças de Inércia" que permite a maior compreensão de "Gravitação" e da "Mecânica de Fluidos";
ii. ou são oportunizados a serem reconhecidos somente neste momento do curso, no caso de não haver uma disciplina optativa ou complementar para tratar, tal como é o caso da "Equilíbrio e Elasticidade" e parte dos assuntos tratados em "Dinâmica dos fluidos".

Avaliação

A nota final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso:
1. Uma delas será relativa aos trabalhos propostos e que deverão ser entregues semanalmente;
2. As outras duas avaliações serão de provas escritas que contemplarão a primeira e segunda metade dos conteúdos. O estudante sempre terá a oportunidade de refazer a avaliação após a sua correção garantindo-lhe alguma pontuação extra.
Os métodos avaliativos estão em acordo com a resolução CONSEPE 063/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso