MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600044   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina:
Professor: FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE SALLES

Status: Homologado

Ementa

Sociedade, cultura e educação: interdependência. Análise da educação brasileira no contexto sócio-político-econômico no período de 1930 aos dias atuais. O ensino básico na Lei 4024/61, Lei 5692/72 e Lei 9394/93. Perspectivas atuais da Educação Básica: pressuposto legal, objeto da educação básica em seus significados sócio-políticos e educacionais, aspectos curriculares básicos no ensino fundamental e médio resultantes nas influências sócio-político-econômicas, aspectos legais do ensino fundamental e do ensino médio e a relação com outros níveis de ensino na realidade de Mato Grosso. A especificidade do objeto de estudos das licenciaturas na legislação atual. A unidade escolar: estrutura e funcionamento. A formação do professor do ensino fundamental e médio: criação e desenvolvimento dos cursos de formação de professor nas LDBs.

Justificativa

O curso de licenciatura em Física tem como objetivo formar professores de Física para atuarem na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, a disciplina de Organização e Funcionamento da Educação Básica se justifica pela necessidade de fazer com que os alunos se apropriem das diferentes concepções de educação presentes na história da educação brasileira. Para isso, os conhecimentos a respeito das funções e finalidades educativas, das políticas educacionais, do Plano Nacional de Educação, das perspectivas atuais da Educação Básica e Superior: BNCC e Novo Ensino Médio;-BNC-Formação do professor, entre outros, são imprescindíveis para uma melhor compreensão do processo ensino e aprendizagem na educação básica. A disciplina de Organização e Funcionamento da Educação Básica (OFEB) será ofertada de forma presencial, conforme Resolução CONSUNI-UFMT Nº 32, de 23 de fevereiro de 2022.

Objetivo Geral

Analisar as mudanças nas políticas educacionais, a partir da década de trinta do século vinte, e suas implicações na educação.

Objetivos Específicos

Entender as diferentes funções e finalidades da educação; Compreender as principais políticas para a educação básica; Refletir sobre a importância do Plano Nacional de Educação; Discutir a respeito das perspectivas atuais em relação à educação básica e formação de professores

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas são planejadas a partir da didática desenvolvimental com ações, operações e tarefas que os acadêmicos desenvolvem, a partir de situações-problema, questionamentos e levantamento de dados. Para isso, os acadêmicos são organizados individual e coletivamente para realizarem leituras, produção de textos entre outros que, em determinados momentos, são apresentados e discutidos com os demais grupos. A intervenção do docente e colegas é imprescindível para que todos internalizem os conceitos e formem o pensamento teórico. Recursos: Computador com internet; Vídeos; Livros, textos e imagens. Quadro e pincel Estudos e discussões em grupo; Produção escrita - individual e coletiva - e verbalizações. Exposição de conteúdos.

Avaliação

As avaliações serão realizadas de forma pontual, contínua e paralela, sendo: - atividades diversas – produção de textos, realização das tarefas em sala de aula e contribuição para aprendizagem dos colegas, com valor de zero (0,0) a dez (10,0) pontos e uma avaliação escrita com valor de zero (0,0) a dez (10,0) pontos. As formas avaliativas ainda considerarão as orientações previstas na RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Considerando o retorno presencial às aulas, serão observadas:- Resolução CONSUNI-UFMT, Nº 32 de 23 de fevereiro de 2022, que dispõe sobre o Plano de ação para a realização de atividades presenciais na UFMT e; Diretrizes para a retomada de atividades presenciais na UFMT, 5ª Edição atualizada, de março de 2022.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso