MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução à Mecânica Quântica
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600058   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

Elementos de álgebra linear: base e mudança de base, produto interno, autovetores e autovalores e transformações hermitianas. A equação de onda de Schrödinger: A interpretação probabilística. A Equação de autovalores da energia. A partícula em uma caixa: autofunções e autovalores: Ortogonalidade de autofunções: Paridade. Autofunções de momentum. Degenerescência e autofunções simultâneas. Potenciais unidimensionais: O potencial degrau; coeficientes de reflexão e de transmissão. A estrutura matemática da Mecânica Ondulatória e sua interpretação.

Justificativa

Tradicionalmente, em um curso de graduação, Mecânica Quântica é tida como uma disciplina difícil. Há, por exemplo, dificuldades de lidar com uma linguagem formal da teoria, ou com a lógica clássica envolvida, ou ainda com a complexidade matemática. Ao ignorar tais dificuldades, o ensino de Mecânica Quântica pode se tornar uma tarefa bastante árdua tanto para o aprendiz, quanto para aquele que o ensina. Por este motivo, é recomendável que a primeira abordagem envolva apenas sistemas simples, porém sem se abnegar da correta introdução dos signos do formalismo que a teoria exige. É importante que sejam feitas revisões de alguns conceitos que normalmente são tratados em outras disciplinas, como, por exemplo, os de álgebra linear e mecânica clássica. A ênfase inicial pode ser dada aos postulados, termos e proposições da teoria, bem como a significação de cada um deles. As aplicações podem ser diversificadas à medida que novos conceitos são aprendidos, tais como, representação de um observável, superposição de estados, valor esperado, entre outros. No ciclo de novas aplicações, os conceitos e as suas interpretações são revisados, reforçando a aprendizagem do estudante.

Objetivo Geral

Capacitar os estudantes a compreender os princípios básicos, postulados e formalismos da mecânica quântica não-relativística.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina, espera-se que o estudante seja capaz de:

Lidar com o formalismo matemático da Mecânica Quântica.

Elencar os postulados da teoria.

Compreender o significado dos principais termos utilizados na linguagem da Mecânica Quântica.

Fazer a correta comparação entre a teoria Quântica e a Clássica.

Solucionar alguns problemas e interpretar corretamente seus resultados.

Refletir sobre a possibilidade de uma transposição didática dos conceitos de Mecânica Quântica ao Ensino Médio.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas dialogadas, com resolução de problemas e aplicação de listas de exercícios.

Avaliação

O aluno será avaliado por meio de 03 (três) exames (Pn). Será atribuída uma nota de zero a dez a cada exame. A média final M do aluno será a média simples dos exames. O aluno será aprovado se M = 5,0. Uma condição necessária para aprovação é a presença maior ou igual a 75% das aulas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso