MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600061
Período: 20212
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANNA MARIA PENALVA MANCINI
Status:
Homologado
Ementa
Mecanismos culturais de transformação de diferenças em desigualdades sociais. Conceito de gênero como categoria de análise das relações sociais. Conceitos de racismo e discriminação. A intersecção das diferenças e a exclusão social. A Constituição Federal de 1988 e os Fundamentos do Estado Democrático de Direito. O princípio da Igualdade e o sujeito de direitos. A concepção de cidadania: do sujeito universal ao sujeito especificado de Direitos. A Educação como Instrumento de Transformação das Desigualdades Sociais. O Ensino por competências e a educação em Direitos Humanos. Aspectos pedagógicos e didáticos da Educação em Direitos Humanos.
Justificativa
Na sociedade atual é necessário que trabalhemos a Educação em Direitos Humanos e Relações étnico-raciais na formação de professores considerando que o reconhecimento da diversidade cultural e da desigual distribuição de oportunidades sociais entre os diversos segmentos e grupos da população é presente nas diversas esferas sociais e a instituição escolar , como uma destas esferas, deve promover reflexões e discussões sobre o tema.
Objetivo Geral
Conhecer a legislação que rege os Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais e refletir sobre aspectos da existência humana e sua diversidade.
Objetivos Específicos
a) Conhecer a legislação sobre Direitos Humanos e Relações étnico Raciais;
b)Refletir sobre as diversidade de tipos e arranjos sociais que podem se transformar em processos de construção de desigualdades;
c)Discutir sobre os diversos aspectos sociais da existência humana: cidadania, igualdade de direitos, diversidade cultural , entre outros;
d) Problematizar sobre o papel da educação como instrumento de transformação das desigualdades sociais.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas por meio de : aulas expositivas e dialogadas, trabalhos em pequenos grupos, discussão sobre os temas trabalhados. apresentação de vídeos referentes ao conteúdo da disciplina, Seminários sobre temas diversos.
Avaliação
A avaliação será realizada por meio dos trabalhos realizados em sala: valor: 2,0 pontos.
Seminários sobre temas relacionados ao conteúdo da disciplina: valor: 8,0 pontos
Os temas dos seminários serão selecionados pelos alunos e professora de acordo com os conteúdos propostos na ementa.
As avaliações serão realizadas considerando a RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, que dispõe sobre os cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso