MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Evolução dos Conceitos da Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600063   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

A ciência na Antiguidade. A Física na Idade Média. A nova Astronomia. O movimento segundo Galileu. A Filosofia Moderna de Descartes e suas ideias sobre o movimento. O desenvolvimento do método científico. Mecânica Newtoniana. Energia, Calor e Entropia. Teoria Eletromagnética. Teoria da Relatividade. Caos e determinismo. O Estranho Mundo Quântico. Partículas Elementares. A construção do conhecimento científico em sala de aula.

Justificativa

Na disciplina “Evolução dos conceitos da Física”, os alunos retomarão alguns aspectos de Filosofia da Ciência sob as perspectivas de como a Ciência foi construída e reconstruída e como os conceitos foram modificados/adaptados /transformados em um processo histórico-filosófico colocando o Ensino de Física sob o contexto de conceitos alternativos e mudança conceitual. Na visão de ciência em construção como para qualquer conhecimento, o erro trata-se muitas vezes de perspectiva ou referência e, consequentemente, parte integrante do processo de aprendizagem. É importante para a disciplina a apresentação e o reconhecimento sobre os impasses existentes na ciência, deixando claro sua situação em processo de construção. Neste sentido, as práticas como componentes curriculares, as quais compõem a disciplina colocam os discentes sobre a reflexão do processo de ensino/aprendizagem, da conceitualização e a transposição dos saberes.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos perpassem por todos os conceitos trabalhados no curso, conhecendo sua construção histórico-filosófica e consequentemente compreendendo o processo de construção da Ciência (Física), entendendo que se trata de um processo dinâmico e contínuo, reconhecendo o erro como parte integrante deste processo e possibilitando que utilizem estes aspectos para a construção do conhecimento a qualquer indivíduo – forma de ensinar em uma concepção construtivista.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Diferenciar entre aspectos científicos e não científicos;
Compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, a partir de alguns aspectos históricos e algumas epistemologias contemporâneas;
Entender que o conhecimento científico passa por transformações, entre aqueles que fazem ciência e aqueles que ensinam ou aprendem;
Compreender que a Ciência não pode ser vista como um dogma já que não é irrefutável;
Utilizar os aspectos de ensino-aprendizagem, dentro de paradigmas construtivistas, entendendo a ideia de mudança conceitual e o erro como parte de integrante do processo;
Retomar os principais conceitos de Física, e estabelecer horizontes para os impasses e limitações da ciência Física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas terão um caráter dialógico e discursivo, podendo ser empregados recursos como lousa, projeção e textos. Como é previsto um número menor de dias para o semestre 2021/2, materiais audiovisuais e na forma escrita serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para a complementação e leitura, além da proposta de atividades assíncronas que irão compor também o processo avaliativo. Haverá momentos de apresentações ou exposições dos próprios alunos com sua participação ativa, o qual deverá pensar na forma de construção do conhecimento científico, na disseminação deste conhecimento, em sua própria maneira de construir conhecimento e qual efetivamente o papel como futuro professor, configurando para a disciplina, as práticas como componente curricular. Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino/aprendizagem por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Apresentação de alguns conceitos de forma expositiva por meio de vídeos com curta duração;
2. Abertura de discussões em sala de aula sobre questões chaves para que os alunos racionalizem dentro de suas perspectivas, lançando hipóteses e testando-as;
3. Indicações de leituras prévias de materiais disponibilizados no AVA para reiterar os estudantes para as discussões em sala de aula trabalhando-se com a interpretação de diferentes representações;
4. Solicitações de atividades para serem realizadas fora do “ambiente virtual conjunto” para estimular interpretações, reflexões e racionalizações individuais;
5. Disponibilização de horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para promover discussões mais individualizadas;
6. Utilização de currículo em espiral. Os conceitos serão apresentados, discutidos e revisitados em várias situações, aumentando suas ramificações na estrutura cognitiva do discente e aprimorando o alcance propositivo;
7. Avaliações contínuas e de caráter formativo.

Avaliação

A média final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso. Uma delas será relativa à assiduidade, participação e promoção de discussões, entrega de trabalhos propostos. A segunda, de apresentações em forma de seminários e/ou aulas, cada qual trabalhada acerca da evolução histórico-filosófica de um conceito (ou campo conceitual) da Física apontando sobre as possíveis formas de se utilizá-la no ensino básico. Estas apresentações deverão ser gravadas e encaminhadas via AVA junto a um texto base com literaturas apontadas. A terceira será relativa a uma avaliação de caráter dissertativo. Os métodos avaliativos estão em acordo com a resolução CONSEPE 063/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso