MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Linguagem Brasileira de Sinais
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600065   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LUCAS BARACHO SOUSA

Status: Homologado

Ementa

Linguagem Brasileira de Sinais e a cultura do surdo. Níveis de formalidade e informalidade. Dactilologia e pronomes. Pronomes. Comparativos e verbos. Numeral monetário, ordinais e carnais. Adjetivos. Advérbios. Tipos de negação. Expressão facial gramatical.

Justificativa

Atualmente a temática "Inclusão" tem ganhado visibilidade na sociedade, muitas ganhos foram conquistados, todavia, ainda há muito que se alcançar. No que se refere ao ensino, sabe-se que muitos professores ao se depararem com a realidade da inclusão em sala de aula, sentem-se despreparados e acabam muitas vezes excluindo ao invés de incluir. Por este motivo que em 24 de Abril de 2002, foi sancionada a Lei 10,436, lei que obriga o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal a incluir nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente. Sendo assim, o estudo desta disciplina contribuirá para a formação e atuação do profissional da educação (professor), em sala de aula.

Objetivo Geral

Explicar o que é Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em seus aspectos linguisticos, históricos e Legal, compreendendo o sujeito surdo como possuidor de cultura e identidade própria, bem como, Introduzir conceitos e fundamentos para abordagens em LIBRAS dos aspectos de formalidade e informalidade na comunicação.

Objetivos Específicos

Desenvolver um olhar reflexivo e respeitoso no que se refere às diferenças humanas; Compreender a surdez enquanto cultura com suas características, especificidades e identidades; Conhecer o processo histórico, social e educacional do surdo; Reconhecer a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como Língua viva com gramática própria; Conhecer, identificar e utilizar os aspectos gramaticais de LIBRAS no processo de construção de diálogos sinalizados; Entender o recurso da datilologia, bem como, diferenciá-lo dos sinais soletrados; Aprender o glossário básico da LIBRAS tais como: Pronomes. Comparativos e verbos. Numeral monetário, ordinais e carnais. Adjetivos. Advérbios. Tipos de negação. Expressão facial gramatical.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Material apostilado PDF (complementar); Apresentação de seminário. Estudos de casos. Estudo em grupo. Vídeos. Dinâmicas de fixação de conteúdo. Atividades escritas e práticas. Aula expositiva. Interativa e dialogada.

Avaliação

Serão feitas avaliações individuais e em grupo, levando-se em consideração todas as atividades discentes e o desempenho dos alunos no decorrer semestre." De acordo com a Resolução CONSEPE nº. 63 de 24 de setembro de 2018, observando-se a seguinte distribuição. A média ponderada será calculada por meio do somatório das multiplicações entre valores e pesos divididos pelo somatório dos pesos. Serão distribuídos das seguintes maneiras: Seminário com valor de (0,0 a 10,00) pontos, com peso 1,0 (um); Avaliação escrita com valor de (0,0 a 10,00) pontos, com peso 4,0 (quatro); Avaliação prática com valor de (0,0 a 10,0) pontos, com peso 5,0 (cinco); Ao final, será atribuído a média ponderada dos itens acima especificados, resultando no valor de (0,0 a 10,00) pontos. MF=[ (N1*1 + N2*4 + N3*5) / (1+4+5)] MF= Média Final N1= Nota de seminário N2= Avaliação escrita N3= Avaliação prática

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso