MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução à Astronomia (Opt)
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600083   Período: 20212   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: ADELLANE ARAUJO SOUSA

Status: Homologado

Ementa

Estudo do Universo: origem, evolução, dinâmica, estrutura, dimensão e composição. Os prognósticos atuais da evolução. O sistema planetário. Planeta Terra e seu satélite, a Lua. Elementos de pratica para o ensino fundamental e médio

Justificativa

A Astronomia está enraizada na história das sociedades desde eras remotas devido às suas aplicações práticas como na determinação do calendário, compreensão das estações climáticas com impacto na agricultura e auxílio na navegação, bem como questões de tempo envolvendo períodos mais longos na história tais como as mudanças climáticas em larga escala no tempo e evolução biológica. A Astronomia contribuiu para o desenvolvimento da Física e Matemática ao trazer problemas que permitiram entre outras coisas, o desenvolvimento dos logaritmos, o cálculo diferencial e integral e a teoria da gravitação universal, ferramentas teóricas importantes que foram usadas na explicação do movimento da Terra, Lua e de outros planetas. Estas ideias revolucionaram a Física propiciando o advento das teorias da relatividades geral e restrita, passando pela descoberta de exoplanetas e a busca de vida fora da Terra . Por meio dela, podemos entender a origem das estrelas, planetas, e em alguma extensão, da própria vida na Terra. Com ela pode-se testar em um problema científico, os métodos de observação versus abordagem teórica. A partir de sua introdução no ensino fundamental e médio, a Astronomia pode incentivar os mais jovens para estudo de ciências e engenharias e pode aumentar o interesse público na compreensão da ciência e tecnologia e ajudar na conscientização científica combatendo e desmistificando teorias ou ideias sem respaldo científico.

Objetivo Geral

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de compreender conteúdos básicos de Astronomia, estimulando o questionamento e a percepção de que o conhecimento em Astronomia e Astrofísica está em constante evolução.

Objetivos Específicos

- comprender a importância dos espectros de emissão e absorção da luz para os fenômenos astronômicos e astrofísicos;
- explicar fenômenos relacionados ao Sistema Solar como visibilidade e movimento dos planetas e da Lua, assim como eclipses e marés;
- compreender métodos de determinação de distâncias astronômicas;
- entender como ocorre o nascimento e morte das estrelas;
- entender como nascem e se sustentam os objetos astronômicos compactos;
- comprender a importância da óptica geométrica para o uso do telescópio;
- comprender o uso de simulações do céu astronômico.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas (com uso de data show, quadro e vídeos);
Aulas com simulações do céu astronômico usando o sofware stellarium e aplicativo android skyview bem como o uso de planetários virtuais;
Aulas práticas (observacional);
Resolução de exercícios;
Cada aluno deverá apresentar um trabalho contendo uma transposição didática de algum conteúdo de astronomia (simulação ou experimento) para o uso em aulas de ensino fundamental ou médio.

Avaliação

Serão aplicadas 02 (duas) avaliações escritas sem consulta ao longo do semestre do curso: N1 e N2. Cada avaliação corresponderá ao conteúdo da disciplina correspondente a 30 horas-aula e terá a duração de 100 minutos. Essas avaliações resultarão em uma média aritmética simples das avaliações (N). Os discentes deverão entregar listas de exercícios L1 e L2 correspondendo ao conteúdo de cada avaliação, respectivamente. A partir dessas listas teremos uma média aritmética simples das listas (L). Os discentes também deverão apresentar um trabalho (T) que consiste em uma sequência didática contendo uma transposição de conteúdos de astronomia (de comum acordo entre o professor da disciplina e o discente) adaptado para o ensino médio ou fundamental.
Ao final teremos uma média MF=0,6*N+0,2*L+0,2*T
Critério para aprovação: MF maior ou igual a 5,0.
Com o intuito de recuperação de notas baixas, poderão ser ministradas avaliações substitutivas para as avaliações (N).
Essas avaliações devem respeitar: RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
Decisões Específicas - Colegiado de Curso Referentes a Estágios e Trabalhos de Graduação.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso