MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Geometria Analítica e Vetorial
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600030   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANTHONY FERREIRA LA MARCA

Status: Homologado

Ementa

Vetores: vetores no R2 e no R3, operações com vetores. Produto escalar e produto vetorial. Equações da reta no plano. Circunferências. Equações da reta no espaço. Equações do plano. Cônicas. Quádricas.

Justificativa

Esta disciplina é importante para a formação na área da física, visto que será aprendido técnicas que se relacionam com o curso, em questões que requeiram alguma avaliação geométrica ou vetorial (e.g. problemas de mecânica envolvendo posicionamento tridimensional), além de que os conhecimentos adquiridos nesta são fundamentais para um bom entendimento de outros estudos que são realizados durante o curso (e.g. cálculo, ferramenta para solução de problemas envolvendo posicionamento espacial).

Objetivo Geral

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de compreender e aplicar a linguagem da álgebra vetorial em problemas da geometria.

Objetivos Específicos

- Desenvolver a noção de espaço; - Representar retas e planos na forma algébrica, identificar relações entre figuras geométricas por meio de sua representação algébrica, interpretar geometricamente problemas da álgebra; - Representar e operar com vetores no plano e no espaço; - Desenvolver uma visão algébrica e geométrica para ser aplicada em problemas ligados à matemática; - Estudar as superfícies de revolução e obter subsídios para a sua utilização como formas estruturais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

-Aulas teóricas expositivas, complementado com exemplos resolvidos durante as aulas e exercícios como atividade extra classe, sobre os temas estudados.

Avaliação

A avaliação irá ocorrer por meio da análise dos seguintes parâmetros: 1. Envio de listas de exercícios (peso 3,0); 2. Avaliação teórica (peso 7,0). A nota final da disciplina será a média das notas obtidas de acordo com os seus respectivos pesos. Obs: As avaliações seguem os critérios das resoluções CONSEPE 63/18 e 26/19.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso