MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Física Experimental III
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600048   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 64 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

Experimentos de eletricidade, magnetismo e óptica. Elaboração de roteiros e aulas experimentais: adaptações para aplicação no Ensino Básico.

Justificativa

As disciplinas experimentais tem um papel indispensável, tanto para o físico-pesquisador, quanto para o físico-professor, estabelecendo-se o aspecto investigativo na configuração da Ciência e o status da qual ela se caracteriza, especialmente por filosofias como a de Popper ou derivadas, que trata da possibilidade de teste como critério determinante de demarcação para a Ciência. O erro, tanto pela imprecisão inerente ao instrumento de medida, quanto pela interferência no ato de medir por quem o faz, é colocado como parte inerente do ato de medir. A análise de modelos diminutos de variáveis, ou mesmo a proposta deles, pode levar o aluno a traçar metas e elaborar hipóteses que os justifiquem, a partir da interpretação de dados com as devidas análises. Assim, configuram-se práticas como componentes curriculares (PPCs), toda essa participação ativa do discente na configuração de sua prática, e sob o contexto do laboratório investigativo e/ou adaptável ao Ensino Básico. É relevante dizer que a instrumentalização também configura a disciplina, já que noções básicas de equipamentos como multímetros, osciloscópios e geradores de funções serão trabalhadas. Os principais conceitos que configuram os campos do Eletromagnetismo e da Óptica serão amplamente trabalhados, do empírico ao instrumental.

Objetivo Geral

Fazer com que o aluno compreenda a relevância do laboratório investigativo para o Ensino de Ciências e seja capaz de trabalhar neste contexto.

Objetivos Específicos

Compreender noções básicas de segurança em laboratório;
Saber minimamente analisar dados;
Elaborar e/ou adaptar aulas e roteiros de práticas experimentais;
Compreender a relevância das demonstrações experimentais, suas vantagens e desvantagens;
Distinguir entre níveis de interação do laboratório didático em contexto ao laboratório investigativo;
Elaborar circuitos com finalidades específicas, tais como retificadores, estabilizadores e filtros;
Instrumentalizar-se, ainda que em nível introdutório, para o uso de fontes, medidores, dispositivos e componentes elétricos e magnéticos;
Revisitar os campos conceituais de Eletromagnetismo e Óptica, sob a perspectiva empírica e experimental.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Na primeira etapa do curso serão trabalhadas questões técnicas relativas ao ambiente de laboratório. Serão disponibilizadas também algumas atividades para se trabalhar com a aquisição e tratamento de dados;

Na segunda etapa serão abordadas especialmente o uso experimentações no contexto didático. Serão propostas algumas atividades acerca do planejamento e elaboração das aulas experimentais;

Na terceira etapa, os tópicos apresentados contemplarão:
1. Aulas experimentais propostas e conduzidas pelo professor da disciplina:
a. Roteiro fechado – objetivos já definidos. Para este caso os alunos deverão além de elaborar o relatório, fazer as adaptações para a elaboração de um plano de aula para o Ensino Básico;
b. Roteiro aberto – objetivos deverão ser definidos pelos alunos – serão realizadas a coleta de múltiplos dados e de formas distintas pelo professor da disciplina. Neste caso os alunos deverão entregar unicamente o relatório

2. Aulas experimentais propostas e elaboradas pelos discentes: Os discentes deverão elaborar o planejamento e realizar uma breve apresentar, em dois segmentos:
a. para tratar os conceitos em nível do ensino superior;
b. para tratar os conceitos em nível do ensino básico.


As estratégias para a condução da disciplina projetam para os discentes planejamento/ação/reflexão sobre a atividade docente, conferindo as práticas como componente curricular.

Avaliação

Serão consideradas três grupos avaliativos:
1. Atividades periódicas: serão solicitadas atividades quinzenais acerca dos conteúdos correntes;
2. Relatórios sobre práticas de laboratório dentro do contexto do laboratório investigativo;
3. Aulas práticas preparadas por alunos com propostas de adaptações para o ensino básico.
A nota final será a média simples das notas obtidas nestes três grupos.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso