MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica Clássica I
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600050   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

Princípios fundamentais da mecânica Newtoniana. Movimento em uma, duas e três dimensões. Oscilações. Forças centrais. Sistemas de partículas. Referenciais não inerciais. Noções dos formalismos de Hamilton e Lagrange com aplicações simples.

Justificativa

A disciplina é fundamental para que o licenciando possa ter uma compreensão formal dos fenômenos físicos explicados à luz da mecânica clássica. Apresenta conceitos, formalismos e métodos matemáticos fundamentais para a compreensão da Física Clássica.

Objetivo Geral

Desenvolver a estrutura formal da Mecânica Clássica utilizando, sobretudo, o formalismo Newtoniano e apresentando os formalismos Lagrangeano e Hamiltoniano.

Objetivos Específicos

- Aprofundar a compreensão de conceitos e leis da Mecânica Clássica;
- Capacitar o aluno a utilizar métodos matemáticos avançados, como a álgebra vetorial, para desenvolver os diferentes formalismos da Mecânica Clássica, bem como a solucionar os problemas apresentados e a interpretar fisicamente as soluções obtidas.
- Apresentar aos estudantes softwares e simulações computacionais que possam desempenhar um papel pedagógico nos processos de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas dialogadas, sempre privilegiando momentos de interatividade com os estudantes de modo que possam ter participação ativa.
Como auxiliares no desenvolvimento do formalismo matemático da teoria, bem como na solução de exercícios serão utilizados simulação computacional, vídeos-experimentos e softwares que tratem do movimento planetário, movimento de foguetes, pêndulo de Foucault, entre outros. Alguns softwares a serem utilizados são: Maple, Symbolab, Modellus.

Avaliação

Haverá 03 agrupamentos de avaliação: cada agrupamento corresponderá a 01 (uma) prova, 01 (um) teste e 01 (uma) lista de exercícios.
Dentro de cada agrupamento Gi os pesos serão os seguintes:

Gi=0,1*Li+0,3*Ti+0,6*Pi

onde o índice i refere-se a um dos três agrupamentos. Li, Ti e Pi são, respectivamente, as notas da lista de exercícios, do teste e da prova do agrupamento i.

A nota final na disciplina, NF, será:

NF=(G1+G2+G3)/3

Dentro de cada grupo os testes acontecerão durante o desenvolvimento dos respectivos conteúdos e a prova acontecerá, no mínimo, uma semana após o encerramento do conteúdo.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Toda a bibliografia listada está disponível em formato digital.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso