MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estágio Supervisionado II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600056   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 128 horas   Carga Horária Total: 128 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Semi-regência: verificação do planejamento das atividades didáticas do estágio, sob a supervisão do professor-orientador, levando em consideração a observação participativa. Elaboração de Planos de aula, planos de ensino e projetos pedagógicos.

Justificativa

O Estágio Supervisionado II configura-se especialmente do planejamento e a elaboração e/ou adaptação de materiais para a prática docente, sejam planos e/ou roteiros de aulas, programas de disciplinas e sequências de ensino, projetos, oficinas, minicursos, atividades e problematizações, colocando agora o discente no papel de futuro professor, distinguindo-se da primeira etapa na qual o planejamento se restringe ao que se pretende observar na prática profissional de professores experientes do Ensino Básico. Estágio Supervisionado II oportuniza o aluno se colocar frente à relação triádica entre professor-aluno-conhecimento, sob a perspectiva de mediador dos conceitos a serem apreendidos, assimilados e compreendidos. Nessa edição da disciplina, os discentes ministrarão aulas no programa de tutoria de "Fundamentos de Física e Matemática", elaborando relatórios com as reflexões e avaliações de si e dos seus pares na prática, no planejamento e na pós-prática e (re)planejamento.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos compreendam a necessidade de se planejar, e replanejar o ensino a partir de referenciais da literatura em Educação e Ensino de Ciências e reflexões e avaliações sobre a prática docente.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Compreender a importância de se definir metas ou objetivos na condição de professor frente a uma aula, conjunto de aulas, ou um curso;
Compreender que para se planejar, primeiramente é necessário o domínio sobre os temas a serem trabalhados, e para tal explorar bem as relações entre conceitos;
Compreender o importante papel dos referenciais teóricos, tanto em relação ao que se pretende ensinar, quanto à forma de se ensinar;
Compreender a relação idiossincrática entre planejamento-prática-reflexão;
Entender que a transposição didática é necessária para criar um viés entre professor e aluno para o conhecimento;
Entender que a relação ensino/aprendizagem se refere a todos os personagens e que a avaliação deve oportunizar a todos a reflexão sobre os problemas e formas de contorná-los, sendo imprescindível adaptações ao planejamento inicial (replanejamento).

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Na disciplina haverá encontros semanais, nos quais serão promovidas discussões sobre conceitos de temas de Ensino de Ciência conforme conteúdo programático a partir de textos disponibilizados previamente no AVA e a elaboração e planejamento de materiais voltados para atender o programa de tutoria de “Fundamentos de Física e Matemática”. Os alunos participarão do programa de tutoria atendendo semanalmente aos discentes, em geral ingressantes, dos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática. Nos encontros, também serão realizados reflexões, avaliações e rearranjos no planejamento e materiais. Além disso, os alunos deverão trabalhar com a elaboração de projetos, especialmente trabalhando com os itinerários formativos para atender à BNCC. Estes projetos deverão ser apresentados na semana da Física e caberá também aos discentes participarem da construção do evento.

Avaliação

A avaliação terá como base: a assiduidade e participação em discussões de textos propostos para leitura; o planejamento das aulas direcionadas ao programa de tutoria – planos, roteiros e materiais; relatórios sobre as práticas realizadas juntas ao programa de tutoria; o planejamento, elaboração e participação da Semana da Física; o planejamento e proposta de itinerário formativo em conformidade com a BNCC; e por fim, a apresentação da proposta do itinerário formativo na Semana da Física. A nota final (NF) será dada por:
NF = (NPE + NT1 + NT2 + NSF + NIF1+NIF2)/6
NPE: Nota de participação nos encontros;
NT1: Planos e materiais didáticos destinados ao programa de tutoria;
NT2: Relatórios sobre as práticas – avaliações, reflexões e propostas de alterações no planejamento referentes ao programa de tutoria;
NSF: Planejamento, elaboração e participação da Semana da Física;
NIF1: Planejamento e proposta de itinerário formativo;
NIF2: Apresentação da proposta de itinerário formativo na semana da Física.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso