MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600056
Período: 20221
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas
Carga Horária Prática: 128 horas
Carga Horária Total: 128 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR
Status:
Homologado
Ementa
Semi-regência: verificação do planejamento das atividades didáticas do estágio, sob a supervisão do professor-orientador, levando em consideração a observação participativa. Elaboração de Planos de aula, planos de ensino e projetos pedagógicos.
Justificativa
O Estágio Supervisionado II configura-se especialmente do planejamento e a elaboração e/ou adaptação de materiais para a prática docente, sejam planos e/ou roteiros de aulas, programas de disciplinas e sequências de ensino, projetos, oficinas, minicursos, atividades e problematizações, colocando agora o discente no papel de futuro professor, distinguindo-se da primeira etapa na qual o planejamento se restringe ao que se pretende observar na prática profissional de professores experientes do Ensino Básico. Estágio Supervisionado II oportuniza o aluno se colocar frente à relação triádica entre professor-aluno-conhecimento, sob a perspectiva de mediador dos conceitos a serem apreendidos, assimilados e compreendidos. Nessa edição da disciplina, os discentes ministrarão aulas no programa de tutoria de "Fundamentos de Física e Matemática", elaborando relatórios com as reflexões e avaliações de si e dos seus pares na prática, no planejamento e na pós-prática e (re)planejamento.
Objetivo Geral
Fazer com que os alunos compreendam a necessidade de se planejar, e replanejar o ensino a partir de referenciais da literatura em Educação e Ensino de Ciências e reflexões e avaliações sobre a prática docente.
Objetivos Específicos
Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Compreender a importância de se definir metas ou objetivos na condição de professor frente a uma aula, conjunto de aulas, ou um curso;
Compreender que para se planejar, primeiramente é necessário o domínio sobre os temas a serem trabalhados, e para tal explorar bem as relações entre conceitos;
Compreender o importante papel dos referenciais teóricos, tanto em relação ao que se pretende ensinar, quanto à forma de se ensinar;
Compreender a relação idiossincrática entre planejamento-prática-reflexão;
Entender que a transposição didática é necessária para criar um viés entre professor e aluno para o conhecimento;
Entender que a relação ensino/aprendizagem se refere a todos os personagens e que a avaliação deve oportunizar a todos a reflexão sobre os problemas e formas de contorná-los, sendo imprescindível adaptações ao planejamento inicial (replanejamento).
Metodologia
Na disciplina haverá encontros semanais, nos quais serão promovidas discussões sobre conceitos de temas de Ensino de Ciência conforme conteúdo programático a partir de textos disponibilizados previamente no AVA e a elaboração e planejamento de materiais voltados para atender o programa de tutoria de “Fundamentos de Física e Matemática”. Os alunos participarão do programa de tutoria atendendo semanalmente aos discentes, em geral ingressantes, dos cursos de Física, Química, Biologia e Matemática. Nos encontros, também serão realizados reflexões, avaliações e rearranjos no planejamento e materiais. Além disso, os alunos deverão trabalhar com a elaboração de projetos, especialmente trabalhando com os itinerários formativos para atender à BNCC. Estes projetos deverão ser apresentados na semana da Física e caberá também aos discentes participarem da construção do evento.
Avaliação
A avaliação terá como base: a assiduidade e participação em discussões de textos propostos para leitura; o planejamento das aulas direcionadas ao programa de tutoria – planos, roteiros e materiais; relatórios sobre as práticas realizadas juntas ao programa de tutoria; o planejamento, elaboração e participação da Semana da Física; o planejamento e proposta de itinerário formativo em conformidade com a BNCC; e por fim, a apresentação da proposta do itinerário formativo na Semana da Física. A nota final (NF) será dada por:
NF = (NPE + NT1 + NT2 + NSF + NIF1+NIF2)/6
NPE: Nota de participação nos encontros;
NT1: Planos e materiais didáticos destinados ao programa de tutoria;
NT2: Relatórios sobre as práticas – avaliações, reflexões e propostas de alterações no planejamento referentes ao programa de tutoria;
NSF: Planejamento, elaboração e participação da Semana da Física;
NIF1: Planejamento e proposta de itinerário formativo;
NIF2: Apresentação da proposta de itinerário formativo na semana da Física.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso