MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600057   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELEN POLIANI ARLINDO FUZARI

Status: Homologado

Ementa

Projetos de Ensino de Física. Instrumentos de ensino: práticas experimentais - demonstrativas e investigativas, objetos de aprendizagem e recursos computacionais. Estudos sobre as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A interdisciplinaridade e contextualização. O uso de analogias e comparações. A proposta de situações-problema. Elaboração, construção e adaptação de materiais teóricos e experimentais para o Ensino Fundamental e Médio.

Justificativa

Apresentar instrumentos de ensino que possam ser utilizados no Ensino de Física como alternativa ao ensino tradicional.

Objetivo Geral

Destacar as particularidades do ensino de Física, discutindo o ensino tradicional e apresentando metodologias e instrumentos como alternativas de superação desse paradigma em busca de uma aprendizagem significativa e de uma avaliação formativa.

Objetivos Específicos

Identificar e fazer uso dos diferentes instrumentos existentes para auxiliar uma aula de Física.
Discutir de forma crítica os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de Física nas últimas décadas: Projetos e pesquisas relacionados ao ensino aprendizagem de Física.
Conhecer e dominar os principais conceitos ligados às pesquisas em ensino de Física.
Conhecer limites e possibilidades dos principais projetos desenvolvidos na área de ensino de Física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Semanalmente será disponibilizado no AVA um texto relacionado ao tópico correspondente do conteúdo que será discutido em sala;
Paralelamente aos textos, os discentes serão orientados na elaboração de um projeto de itinerário formativo com propostas de experimentos investigativos de baixo custo. Esse processo será conduzido pelas seguintes etapas:
- definição do tema do projeto;
- definição dos experimentos a serem desenvolvidos;
- construção dos experimentos;
- apresentação do projeto e experimentos.

Avaliação

A avaliação terá como base: a participação em discussões dos artigos propostos para a leitura, no desenvolvimento do projeto itinerário formativo, no experimento desenvolvido e na apresentação.
De forma que a nota final será dada por:

NF = (NP + NIF + NE + NA)/4

NF: Nota Final
NP: Nota de Participação
NIF: Nota do Projeto de Itinerário Formativo
NE: Nota do Experimento
NA: Nota da Apresentação do Projeto e do Experimento

A nota de participação (NP) será calculada em função da presença nas aulas;
A nota do Projeto de Itinerário Formativo (NIF) será baseada no Projeto de Itinerário Formativo entregue. Os projetos serão entregues até 01/12/2022;
A nota do experimento (NE) será baseada no roteiro e no experimento desenvolvido, levando em consideração a dificuldade de construção e as possibilidades de discussões conceituais;
A nota da apresentação (NA) será baseada na apresentação do Projeto de Itinerário Formativo e do experimento desenvolvido. As apresentações ocorrerão entre 07 e 14/12/2022.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso