MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução à Mecânica Quântica
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600058   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GEORGE BARBOSA DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Elementos de álgebra linear: base e mudança de base, produto interno, autovetores e autovalores e transformações hermitianas. A equação de onda de Schrödinger: A interpretação probabilística. A Equação de autovalores da energia. A partícula em uma caixa: autofunções e autovalores: Ortogonalidade de autofunções: Paridade. Autofunções de momentum. Degenerescência e autofunções simultâneas. Potenciais unidimensionais: O potencial degrau; coeficientes de reflexão e de transmissão. A estrutura matemática da Mecânica Ondulatória e sua interpretação.

Justificativa

A disciplina de Mecânica Quântica em nosso curso de graduação possui uma alta importância para a formação acadêmica e científica dos estudantes. Os fundamentos teóricos da disciplina são requisitos para a compreensão de inúmeras aplicações em diversas áreas da Física e outras correlatadas. Contudo, é uma disciplina que costumeiramente se apresenta como difícil em função de sua linguagem formal e da complexidade matemática envolvida. Não se pode ignorar tais dificuldades durante a transposição didática de seus fundamentos, pois, caso contrário, o ensino de Mecânica Quântica poderá se tornar uma tarefa bastante árdua tanto para o aprendiz, quanto para aquele que o ensina. Por este motivo, é recomendável que a primeira abordagem envolva apenas sistemas simples, porém sem se abnegar da correta introdução dos signos do formalismo que a teoria exige. A ênfase inicial pode ser dada aos postulados, termos e proposições da teoria, bem como a correta interpretação de cada um deles. As aplicações devem ser diversificadas à medida que novos conceitos são aprendidos. No ciclo de novas aplicações, diversos conceitos de Física e as suas interpretações deverão ser revisados para reforçar a aprendizagem.

Objetivo Geral

Capacitar os estudantes a compreender os princípios básicos, postulados e formalismos da mecânica quântica não-relativística.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina, espera-se que o estudante seja capaz de:

Lidar com o formalismo matemático da Mecânica Quântica.

Elencar os postulados da teoria.

Compreender o significado dos principais termos utilizados na linguagem da Mecânica Quântica.

Fazer a correta comparação entre a teoria Quântica e a Clássica.

Solucionar alguns problemas e interpretar corretamente seus resultados.

Refletir sobre a possibilidade de uma transposição didática dos conceitos de Mecânica Quântica ao Ensino Médio.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas dialogadas, com resolução de problemas e aplicação de listas de exercícios.

Avaliação

O estudante será avaliado com a aplicação de quatro provas ao longo do semestre letivo, em datas a combinar. Será atribuída uma nota de zero a dez para cada prova. A nota final será a média simples das três melhores notas. O estudante será aprovado na disciplina se a nota final for maior ou igual a 5,0 de acordo com a Resolução CONSEPE nº 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. Uma condição necessária para aprovação é a presença maior ou igual a 75% das aulas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso