MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Física e em Ensino de Físi
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600059   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

A Pesquisa em Ciência e em Ensino de Ciência. Os trabalhos científicos. As etapas da pesquisa: definição do problema, objetivos, formulação de questões e hipóteses, constituição e análise de dados. Referências: citações. Elaboração de textos em conformidade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Divulgação e/ou apresentação de trabalhos em eventos científicos. O desenvolvimento de projeto do trabalho de conclusão de curso.

Justificativa

Essa disciplina se mostra de grande importância para os discentes do curso de Física por apresentar aos alunos técnicas e métodos de pesquisa que serão úteis tanto nas etapas finais de sua vida acadêmica quanto nos etapas iniciais de uma formação continuada, seja no Ensino de Física seja na Pesquisa em Física.
A disciplina também propicia aos discentes, orientadores e coordenador do curso um canal de acompanhamento integrado das atividades de elaboração e desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Curso.

Objetivo Geral

Fornecer os princípios básicos de iniciação à pesquisa em Física e em Ensino de Física, caracterizando os métodos e técnicas a estas relacionados, de modo a auxiliar os estudantes a conceber e redigir o projeto de pesquisa do Trabalho de Curso.

Objetivos Específicos

São objetivos específicos da disciplina que os estudantes possam:
- conhecer os diferentes tipos e técnicas de pesquisa científica aplicadas à Física e ao ensino de Física, seus procedimentos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados;
- compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas científicas;
- utilizar os elementos essenciais que compõem as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas vigentes;
- conceber, redigir e apresentar (sob supervisão do orientador) o projeto de pesquisa do Trabalho de Curso.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Além das aulas expositivas/dialogadas apresentadas pelo professor, os estudantes terão participação ativa na disciplina, com aplicação de métodos e técnicas em problemas específicos da Física e com a apresentação de seminários.
No primeiro mês, os alunos deverão firmar compromisso com um professor orientador do Trabalho de Curso e, paralelamente à disciplina, devem dar início à elaboração de seu Projeto de Trabalho de Curso.
De acordo com as necessidades específicas dos alunos no decorrer do desenvolvimento dos Projetos, novos métodos, técnicas e normatização poderão ser apresentados.
Ao final da disciplina o Projeto de Trabalho de Curso deverá ser apresentado por cada estudante, à turma.

Avaliação

A avaliação será contínua no decorrer da disciplina. Serão avaliados a participação dos alunos, os seminários apresentados, a execução das atividades propostas e a parte escrita e de apresentação do Projeto de Trabalho de Curso.
A parte escrita e de apresentação do Projeto do Trabalho de Curso comporá 80% da nota final na disciplina. Os outros 20% serão devidos às notas nas demais atividades, continuadas, realizadas durante a disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Toda a bibliografia listada está disponível em formato digital.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso