MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Didática Geral
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600097   Período: 20221   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE SALLES

Status: Homologado

Ementa

Evolução da didática numa perspectiva histórica, analisando concepções teóricas e sua importância na formação do educador. Análise da prática docente vivenciada no cotidiano escolar a partir dos componentes didático. Concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação a partir de seus aspectos teóricos e práticos.

Justificativa

O curso de licenciatura em Física visa preparar profissionais para atuarem nos anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Educação Básica. Nessa perspectiva, a didática geral visa preparar os acadêmicos para terem a autonomia didático- pedagógica necessária ao exercício da docência, principalmente na educação básica. Nesse sentido, a disciplina se justifica pela necessidade de auxiliar os alunos na compreensão das questões referentes às práticas de ensino que perpassam pelas diferentes concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas que perpassaram os diferentes contextos históricos e das concepções de planejamento: Projeto político-pedagógico e plano de ensino e, principalmente de aula para que os alunos apreendam e se utilizem desses conhecimentos na vida prática.

Objetivo Geral

Analisar a importância didática para a formação de professores e para a organização do processo ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos

- Compreender a relação do objeto de estudo da didática com as principais concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas; - Entender o processo histórico da didática na educação escolar, principalmente no Brasil; - Estabelecer relação entre o Projeto Político-Pedagógico, o plano de ensino e de aula para o processo de ensino-aprendizagem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas contarão com as participações expositivo-crítica de professor e alunos, atividades de aplicação do assunto discutido: encontros de leitura, debates. Serão divididos em grupos de trabalho, onde os acadêmicos desenvolverão, a partir de situações-problema, questionamentos e levantamento de dados. Para isso, os acadêmicos são organizados individual e coletivamente para realizarem leituras, produção de textos entre outros que, em determinados momentos, são apresentados e discutidos com os demais grupos. A intervenção do docente e colegas é imprescindível para que todos internalizem os conceitos e formem o pensamento teórico. Recursos: Data show e computador; Vídeos, Livros, textos e imagens, Quadro branco e pincel, entre outros.

Avaliação

A avaliação será construída a partir de: 1) Atividades (leituras, exercícios avaliativos, participação em grupos de discussões) realizadas em cada Unidade de Aprendizagem do Guia de Estudos. Ao final de cada aula, haverá apresentação / discussões do processo de aprendizagem do conteudo do dia (Valor total: 10 pontos). 2) Produção do relatório referente a pesquisa de campo com valor de zero (0,0) a (10,0) que irá compor a nota do seminário final da disciplina a partir de observação realizada em práticas em uma escola de Educação Básica, com enfoque na Didática, relato da estrutura e funcionamento da escola, atuação do professor, etc. 3) Planos de aula com valor de zero (0,0) a dez (10,0). Considerando a Resolução CONSEPE nº 63/2018 - Artigo 17, "será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das avaliações do período letivo, quando o Projeto Pedagógico de Curso não prevê Prova Final."

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso