MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Didática Geral
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600097
Período: 20221
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABIANE APARECIDA SANTOS CLEMENTE SALLES
Status:
Homologado
Ementa
Evolução da didática numa perspectiva histórica, analisando concepções teóricas e sua importância na formação do educador. Análise da prática docente vivenciada no cotidiano escolar a partir dos componentes didático. Concepção de planejamento numa perspectiva crítica da educação a partir de seus aspectos teóricos e práticos.
Justificativa
O curso de licenciatura em Física visa preparar profissionais para atuarem nos anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Educação Básica. Nessa perspectiva, a didática geral visa preparar os acadêmicos para terem a autonomia didático- pedagógica necessária ao exercício da docência, principalmente na educação básica. Nesse sentido, a disciplina se justifica pela necessidade de auxiliar os alunos na compreensão das questões referentes às práticas de ensino que perpassam pelas diferentes concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas que perpassaram os diferentes contextos históricos e das concepções de planejamento: Projeto político-pedagógico e plano de ensino e, principalmente de aula para que os alunos apreendam e se utilizem desses conhecimentos na vida prática.
Objetivo Geral
Analisar a importância didática para a formação de professores e para a organização do processo ensino-aprendizagem.
Objetivos Específicos
- Compreender a relação do objeto de estudo da didática com as principais concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas;
- Entender o processo histórico da didática na educação escolar, principalmente no Brasil;
- Estabelecer relação entre o Projeto Político-Pedagógico, o plano de ensino e de aula para o processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia
As aulas contarão com as participações expositivo-crítica de professor e alunos, atividades de aplicação do assunto discutido: encontros de leitura, debates. Serão divididos em grupos de trabalho, onde os acadêmicos desenvolverão, a partir de situações-problema, questionamentos e levantamento de dados. Para isso, os acadêmicos são organizados individual e coletivamente para realizarem leituras, produção de textos entre outros que, em determinados momentos, são apresentados e
discutidos com os demais grupos. A intervenção do docente e colegas é imprescindível para que todos internalizem os conceitos
e formem o pensamento teórico. Recursos: Data show e computador; Vídeos, Livros, textos e imagens, Quadro branco e pincel,
entre outros.
Avaliação
A avaliação será construída a partir de:
1) Atividades (leituras, exercícios avaliativos, participação em grupos de discussões) realizadas em cada Unidade de Aprendizagem do Guia de Estudos. Ao final de cada aula, haverá apresentação / discussões do processo de aprendizagem do conteudo do dia (Valor total: 10 pontos).
2) Produção do relatório referente a pesquisa de campo com valor de zero (0,0) a (10,0) que irá compor a nota do seminário final da disciplina a partir de observação realizada em práticas em uma escola de Educação Básica, com enfoque na Didática, relato da estrutura e funcionamento da escola, atuação do professor, etc.
3) Planos de aula com valor de zero (0,0) a dez (10,0).
Considerando a Resolução CONSEPE nº 63/2018 - Artigo 17, "será considerado aprovado o discente, com frequência mínima de 75% da carga horária do componente curricular e nota igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da média das avaliações do período letivo, quando o Projeto Pedagógico de Curso não prevê Prova Final."
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso