MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600108   Período: 20231   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADILSON ANTONIO BERLATTO

Status: Homologado

Ementa

Justificativa

O Cálculo Diferencial e Integral fornece ferramentas para a modelagem de muitos problemas que surgem nas aplicações da matemática. As noções de gráficos, funções e suas manipulações: limite, continuidade, velocidade, aceleração e força estão quase que cotidianamente nos problemas que surgem na física. Além disso, o Cálculo Diferencial e Integral é usado em todos os ramos das ciências físicas, na ciência da computação, estatística, engenharia, economia e em outras áreas sempre que um problema possa ser modelado matematicamente e uma solução ótima é desejada. Em particular, esta disciplina vem para contribuir com a noção do estudo de curvas no plano e no espaço, área e volume de figuras bi e tridimensionais.

Objetivo Geral

Analisar e compreender os conceitos e as interpretações geométricas envolvidas no cálculo de integrais duplas e triplas e, não menos importante, saber sua história e como aplicar cada conceito .

Objetivos Específicos

Calcular área e volume de regiões via integrais duplas e triplas. Saber como aplicar o teorema de Fubini. Visualizar geometricamente as mais variadas regiões envolvidas no temas estudados. Compreender melhor o estudo de funções de várias variáveis reais a valores vetoriais, como: Campos Vetoriais, Rotacional e Divergente. Explorar alguns conceitos matemáticos na física, usando conceitos vetoriais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão ministradas com recursos multimídia e quadro, sempre que necessário. Serão realizados ao longo do curso exercícios de fixação do conteúdo, resolução de exercícios pelo professor e pelos alunos e avaliações escritas.

Avaliação

O aluno terá três avaliações durante o semestre letivo, cada uma delas composta de uma prova escrita e um trabalho personalizado que correspondem, respectivamente, a 80% e 20% da nota . A média final (MF) será a média aritmética das três notas das avaliações (N1, N2, N3), ficando o aluno aprovado se sua média for maior ou igual a 5 e apresentar um mínimo de 75% de frequência nas aulas, conforme RESOLUÇÃO CONSEPE N.o 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018. A média das notas será obtida da seguinte forma: MF = (N1 + N2 + N3)/3

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso