A disciplina Fundamentos de Física foi proposta no primeiro semestre do curso com o objetivo de destacar a Ciência como
atividade humana e para a superação da ideia, em geral, cultivada, da Física como Ciência estática, ou mesmo da Ciência como
dogma. Trata-se também, de uma alternativa para minimizar a dificuldade dos alunos ingressantes na compreensão e interpretação
de textos, representações gráficas e equações, além de se trabalhar com grandezas físicas, desde as limitações das medidas às
representações das grandezas, possibilitando um melhor aproveitamento nas disciplinas e consequentemente evitando a evasão
logo no início do curso.
Fazer com que os alunos compreendam como é o processo de construção da Ciência (Física), e o utilizem para a construção de seu
próprio conhecimento, entendendo que se trata de um processo dinâmico e contínuo, e que o erro é parte integrante deste
processo, e que se instrumentalizem com ferramentas fundamentais para compreender, interpretar, propor e resolver problemas
de Física.
Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Diferenciar entre aspectos científicos e não científicos;
Compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, a partir de alguns aspectos históricos e algumas epistemologias contemporâneas e tendo o erro como parte indissociável do processo;
Entender que o conhecimento científico passa por transformações, entre aqueles que fazem ciência e aqueles que ensinam ou aprendem;
Compreender que a Ciência não pode ser vista como um dogma já que não é irrefutável;
Minimizar as suas dificuldades quanto à compreensão e interpretação de textos, possibilitando um melhor aproveitamento nas disciplinas subsequentes;
Minimizar as suas dificuldades quanto à compreensão de diagramas, gráficos, tabelas ou quaisquer representações sob a forma de figuras;
Estabelecer uma compreensão inicial quanto à utilização da matemática aliada à Física, sua forma sintética, lógica e dedutiva, estabelecendo valores quantificáveis para grandezas, conversões de sistemas, obtenção de grandezas indiretas, dentre outros, e algumas de suas limitações e adaptações;
Distinguir entre exemplos, comparações, metáforas e analogias, e empregá-los como ferramentas para melhor entendimento acerca dos conceitos a serem apreendidos;
Aprender algumas estratégias para resolução de problemas de Física de forma a otimizar o processo.
Tópico / Subtópico |
A disciplina contempla as práticas como componentes curriculares. Logo, o aluno
deverá pensar e refletir sobre a forma de construção do conhecimento científico, na disseminação deste conhecimento, em sua
própria maneira de construir seu conhecimento e qual efetivamente o papel como futuro professor.
Para tanto, haverá encontros semanais e materiais audiovisuais e na forma escrita serão disponibilizados no Portal Acadêmico (PA).
Os encontros terão caráter dialógico e discursivo, podendo ser empregados recursos como: lousa e giz para apresentar ideias e
conceitos e resolver problemas e exercícios; projetores de telas para apresentação de textos, figuras, simulações, vídeos,
atividades, quadrinhos entre outros, e materiais impressos, para o desenvolvimento de atividades.
Assim, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino/aprendizagem por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Apresentação de alguns conceitos de forma expositiva por meio em falas presenciais ou vídeos com curta duração;
2. Abertura de discussões sobre questões chaves para que os alunos racionalizem dentro de suas perspectivas, lançando hipóteses
e testando-as;
3. Indicações de leituras prévias de materiais disponibilizados no PA para reiterar os estudantes para as discussões em encontros posteriores trabalhando-se com a interpretação de diferentes representações;
4. Solicitações de atividades para serem realizadas fora do “ambiente conjunto” para estimular interpretações, reflexões e racionalizações individuais;
5. Discussão posterior dessas atividades para estimular a interação e o diálogo para a construção conjunta de conhecimento;
6. Disponibilização de horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para promover discussões mais individualizadas;
7. Uso de alguns episódios da Ciência para a identificação de diferentes paradigmas (formas de enxergar o mundo), compreendendo o papel individual do pensamento e seu desenvolvimento coletivo a partir dos métodos científicos, tendo o erro em perspectiva e as revoluções científicas em analogia às mudanças conceituais, como um processo natural para a construção de qualquer conhecimento, seja individual ou coletivo (científico);
8. Utilização de currículo em espiral. Os conceitos serão apresentados, discutidos e revisitados em várias situações, aumentando suas ramificações na estrutura cognitiva do discente e aprimorando o alcance propositivo;
9. Avaliações contínuas e de caráter formativo.
A nota final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso:
1. Uma delas será relativa aos trabalhos propostos e que deverão ser entregues semanalmente;
2. As outras duas avaliações serão de provas escritas que contemplarão a primeira e segunda metade dos conteúdos. O estudante
sempre terá a oportunidade de refazer a avaliação após a sua correção garantindo-lhe alguma pontuação extra. As avaliações serão
disponibilizadas aos estudantes com data e horário previamente estabelecidos no Portal Acadêmico. Também será estabelecido o prazo
máximo para retorno das atividades avaliativas dos alunos para o professor via Portal Acadêmico.
Os métodos avaliativos estão em acordo comas resoluções CONSEPE 063/2018.
Referência | Existe na Biblioteca |
Referência | Existe na Biblioteca |