Dando continuidade ao conteúdo de Física Básica, os discentes da disciplina estudarão agora os fundamentos necessários para compreender os fenômenos oscilatórios (harmônicos), ondulatórios e os relacionados a termodinâmica. Comportamentos oscilatórios e ondulatórios estão muito presentes em sistemas físicos da escala nano a macro, como no elétron no átomo, na vibração das cordas do violão, no batimento do coração, nos astros e nos amortecedores, sendo portanto fundamental o entendimento dos conceitos envolvidos. Por outro lado o estudo da termodinâmica permitirá compreender o funcionamento de máquinas térmicas, como os automóveis e os refrigeradores.
Apresentar as teorias (conforme a física clássica) sobre oscilações, ondas e termodinâmica especificados de acordo com o conteúdo programático e a bibliografia adotada.
1) Compreender os princípios fundamentais das oscilações, da ondulatória e da termodinâmica.
2) Promover discussões fazendo-se uma conexão entre as escalas macro e microscópica.
3) Mostrar que a matemática (o cálculo) é uma importante ferramenta aliada no tratamento dos problemas físicos.
4) Utilizar as TICs em prol do aprendizado dos conceitos físicos contidos na disciplina.
5) Mostrar que as leis físicas representadas por modelos matemáticos são essenciais para o entendimento dos fenômenos naturais.
Tópico / Subtópico |
Os tópicos dessa disciplina serão ministrados em sala de aula de forma expositiva (utilizando quadro, giz, notebook e projetor de slides) obedecendo a bibliografia recomendada. Como atividades extraclasse, os discentes resolverão exercícios e terão atividades computacionais associadas ao conteúdo da disciplina. Além dos livros-textos considerados na disciplina outros materiais/fontes serão recomendados para fins de consulta do conteúdo, como: sites, textos em pdf e vídeos disponibilizados na internet.
As avaliações da disciplina corresponderão a:
a) três provas escritas (cada uma com valor até 7,0 pontos);
b) três trabalhos computacionais (cada um com valor até 3,0 pontos).
A média final será a soma de todas as avaliações dividida por três.
Referência | Existe na Biblioteca |
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