Considerando que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tem como objetivo expresso a formação docente e que estes profissionais precisam compreender o processo de ensino -aprendizagem de seus alunos, é necessário que o futuro profissional da área de Física desenvolva alguns conhecimentos básicos relativos as abordagens teóricas da Psicologia da Educação para sua aplicação no espaço da sala de aula, com vistas à uma prática pedagógica adequada ao contexto educativo.
Compreender e analisar as contribuições das principais teorias psicológicas para o processo de ensino- aprendizagem
Conhecer a história da Psicologia e sua constituição como Ciência; • Conceituar a Psicologia reconhecendo sua importância no processo de ensino- aprendizagem; • Identificar as principais teorias psicológicas destacando as contribuições de Skinner, Sigmund Freud, Piaget, Ausubel e Vygotsky; • Reconhecer as concepções psicológicas presentes nas práticas pedagógicas, refletindo sobre o papel do professor enquanto mediador do conhecimento; • Analisar a importância da Psicologia da Educação na formação de professores
Tópico / Subtópico |
A metodologia utilizada será por meio de aulas expositivas dialogadas, leituras e apresentações de trabalhos, rodas de conversas, apresentação de videos, discussões sobre os textos e teorias apresentados. Recursos: Data show e computador; Vídeos, Livros, textos e imagens, Quadro branco e pincel, entre outros.
A avaliação será construída a partir de: 4 trabalhos em pequenos grupos, com valor de 1 ponto cada, totalizando 4 pontos ; um Seminário sobre temas pertinentes a disciplina: 6 pontos.A avaliação tem como base a resolução CONSEPE N.° 63, DE 24 de setembro de 2018, alterada pela resolução n° 26 de 25 de março de 2019, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso
Referência | Existe na Biblioteca |
Referência | Existe na Biblioteca |
Em virtude da disciplina ser de apenas 64h, priorizei algumas teorias para que sejam trabalhadas com maior profundidade.