MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600112   Período: 20241   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANNA MARIA PENALVA MANCINI

Status: Homologado

Ementa

Constituição da Psicologia como ciência. Principais teorias psicológicas e suas contribuições para a compreensão da personalidade humana. Funções mentais superiores: atenção, sensação, percepção, memória, linguagem, inteligência, emoção e motivação Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem de Piaget, Vygotsky, Wallon, Skinner, Ausubel, Bruner. Contribuição dessas teorias para a formação do professor e para o processo de ensino- aprendizagem.

Justificativa

Considerando que os cursos de licenciatura, de um modo geral, tem como objetivo expresso a formação docente e que estes profissionais precisam compreender o processo de ensino -aprendizagem de seus alunos, é necessário que o futuro profissional da área de Física desenvolva alguns conhecimentos básicos relativos as abordagens teóricas da Psicologia da Educação para sua aplicação no espaço da sala de aula, com vistas à uma prática pedagógica adequada ao contexto educativo.

Objetivo Geral

Compreender e analisar as contribuições das principais teorias psicológicas para o processo de ensino- aprendizagem

Objetivos Específicos

Conhecer a história da Psicologia e sua constituição como Ciência; • Conceituar a Psicologia reconhecendo sua importância no processo de ensino- aprendizagem; • Identificar as principais teorias psicológicas destacando as contribuições de Skinner, Sigmund Freud, Piaget, Ausubel e Vygotsky; • Reconhecer as concepções psicológicas presentes nas práticas pedagógicas, refletindo sobre o papel do professor enquanto mediador do conhecimento; • Analisar a importância da Psicologia da Educação na formação de professores

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia utilizada será por meio de aulas expositivas dialogadas, leituras e apresentações de trabalhos, rodas de conversas, apresentação de videos, discussões sobre os textos e teorias apresentados. Recursos: Data show e computador; Vídeos, Livros, textos e imagens, Quadro branco e pincel, entre outros.

Avaliação

A avaliação será construída a partir de: 4 trabalhos em pequenos grupos, com valor de 1 ponto cada, totalizando 4 pontos ; um Seminário sobre temas pertinentes a disciplina: 6 pontos.A avaliação tem como base a resolução CONSEPE N.° 63, DE 24 de setembro de 2018, alterada pela resolução n° 26 de 25 de março de 2019, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Em virtude da disciplina ser de apenas 64h, priorizei algumas teorias para que sejam trabalhadas com maior profundidade.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso