As disciplinas experimentais tem
um papel indispensável, tanto para o físico-pesquisador, quanto para o
físico-professor, estabelecendo-se o aspecto investigativo na configuração da
Ciência e o status da qual ela se caracteriza, especialmente por filosofias
como a de Popper ou derivadas, que trata da possibilidade de teste como
critério determinante de demarcação para a Ciência. O erro, tanto pela
imprecisão inerente ao instrumento de medida, quanto pela interferência no ato
de medir por quem o faz, é colocado como aspecto intrínseco da medição. A
análise de modelos diminutos de variáveis, ou mesmo a proposta deles, pode
levar o aluno a traçar metas e elaborar hipóteses que as justifiquem, a partir
da interpretação de dados com as devidas análises. Assim, configuram-se
práticas como componentes curriculares (PPCs), toda essa participação ativa do
discente na configuração de sua prática, e sob o contexto do laboratório
investigativo e/ou adaptável ao Ensino Básico. É relevante dizer que a
instrumentalização também configura a disciplina, já que noções básicas de
equipamentos como multímetros, osciloscópios e geradores de funções serão
trabalhadas. Os principais conceitos que configuram os campos conceituais do
Eletromagnetismo e da Óptica serão amplamente trabalhados, do empírico ao
instrumental.
Fazer com que os alunos compreendam a relevância do laboratório investigativo para o Ensino de Ciências e sejam capazes de trabalhar neste contexto.
Compreender noções básicas de segurança em laboratório;
Saber minimamente analisar
dados;
Elaborar e/ou adaptar aulas e roteiros de práticas
experimentais;
Compreender a relevância das demonstrações
experimentais, suas vantagens e desvantagens;
Distinguir entre níveis de interação do laboratório
didático em contexto ao laboratório investigativo;
Elaborar circuitos com finalidades especificas,
tais como retificadores, estabilizadores e filtros;
Instrumentalizar-se, ainda que em nível
introdutório, para o uso de fontes, medidores, dispositivos e componentes
elétricos e magnéticos;
Revisitar os campos conceituais do Eletromagnetismo
e da Óptica, sob a perspectiva empírica e experimental.
Tópico / Subtópico |
Na primeira etapa do curso serão
trabalhadas questões técnicas relativas ao ambiente de laboratório. Serão
disponibilizados no Portal Acadêmico orientações de textos específicos e em
sala serão realizados apontamentos e discussões pertinentes acerca destes
tópicos. Serão disponibilizadas também algumas atividades para se trabalhar com
a aquisição e tratamento de dados, utilização de referenciais para análise e
relação entre objetivos e conclusão;
Na segunda etapa serão abordadas
especialmente o uso experimentações no contexto didático. De forma similar à
primeira etapa, também serão disponibilizados orientações de textos
específicos. Serão propostas algumas atividades acerca do planejamento e elaboração
das aulas experimentais;
Na terceira etapa, os tópicos
apresentados contemplarão:
1. Aulas experimentais propostas
e conduzidas pelo professor da disciplina:
a. Roteiro fechado - objetivos já definidos. Para este
caso os alunos deverão além de elaborar o relatório, fazer as adaptações para a
elaboração de um plano de aula para o Ensino Básico;
b. Roteiro aberto - objetivos deverão ser definidos
pelos alunos - serão realizadas a coleta de múltiplos dados e de formas
distintas pelo professor da disciplina. Neste caso os alunos deverão entregar
unicamente o relatório.
2. Aulas experimentais propostas
e elaboradas pelos discentes (os discentes deverão elaborar o planejamento e
apresentar a aula na forma de vídeo, em dois segmentos):
i. para tratar os conceitos em nível do ensino
superior;
ii. para tratar os conceitos em nível do ensino básico.
Serão também disponibilizados
horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para
promover discussões mais individualizadas.
As estratégias para a condução
da disciplina projetam para os discentes planejamento/ação/reflexão sobre a
atividade docente, conferindo as práticas como componente curricular.
Serão
consideradas três grupos avaliativos:
1. Atividades propostas acerca dos conteúdos correntes;
2. Relatórios sobre práticas de
laboratório dentro do contexto do laboratório investigativo;
3. Aulas práticas preparadas por alunos
com propostas de adaptações para o ensino básico.
A
nota final será a média das notas obtidas nestes três grupos.
Os
métodos avaliativos estão em acordo com as resoluções CONSEPE 063/2018.
Referência | Existe na Biblioteca |
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