MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Enfermagem na Saúde da Mulher
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400524   Período: 20192   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: PATRICIA FERNANDES MASSMANN

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Evolução da mulher no ciclo vital. Fisiologia do ciclo menstrual. Distúrbios menstruais. Abortamento. Sexualidade humana. Consulta de enfermagem em ginecologia. Planejamento familiar. Prevenção e assistência de enfermagem nas doenças ginecológicas. Considerações sobre a saúde Materno Infantil no Brasil. Planejamento familiar. Características do ciclo gravídico – puerperal. Cuidados de enfermagem ao pré – natal, parto e puerpério e abordagem psicológica. Crescimento e desenvolvimento da c

Justificativa

Os conteúdos programáticos são essenciais à práxis dos futuros enfermeiros no âmbito da prevenção,promoção e recuperação da saúde das mulheres.

Objetivo Geral

Proporcionar ao estudante conhecimentos e habilidades para refletir sobre o processo saúde-doença e a atuação do enfermeiro na assistência à saúde da mulher; os princípios norteadores da assistência integral à saúde da mulher; relacionar os indicadores de morbimortalidade da mulher nas diferentes fases do ciclo de vida com os determinantes biopsicossociais. Oferecer conhecimento para ampliar, qualificar e humanizar a atenção integral à saúde da mulher no Sistema Único de Saúde. Fornecer ao aluno subsídios para atuar em equipe multiprofissional, desenvolvendo atividades assistenciais associadas à gerência e pesquisa na atenção à saúde da mulher e do recém-nascido.

Objetivos Específicos

Saúde da mulher

? Conhecer a história e algumas perspectivas da política pública da saúde da mulher no Brasil
? Identificar e contribuir no combate a violência à mulher.

Ginecologia

? Conhecer as fases do ciclo reprodutivo e do processo evolutivo da mulher (menarca até menopausa);
? Conhecer os métodos de planejamento familiar e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis - DST, a fim de promover ações em saúde coletiva de promoção, proteção e recuperação da saúde;
? Conhecer a fisiopatologia e as medidas de prevenção, proteção, tratamento recomendados nas principais doenças ginecológicas;
? Reconhecer e realizar o exame ginecológico e das mamas, através da consulta de enfermagem;
? Realizar a sistematização da assistência de enfermagem junto às mulheres nas diferentes etapas da vida respeitando os preceitos éticos e legais.


Obstetrícia
? Realizar a sistematização da assistência de enfermagem à gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido, respeitando os preceitos éticos e legais;
? Conhecer processo evolutivo da mulher durante o diagnóstico da gestação, gestação e puerpério;
? Reconhecer os objetivos e as vantagens do pré-natal e da amamentação, criando condições e situações adequadas e propícias para seu incentivo;
? Identificar sinais e sintomas que indiquem intercorrências obstétricas e puerperais;
? Conhecer a fisiopatologia e as medidas de prevenção, proteção, tratamento recomendados nas principais intercorrências obstétricas e puerperais;
? Reconhecer, definir e atuar nas diferentes etapas do trabalho de parto e tipos de parto, sob o aspecto humanizado.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas teóricas expositivas e dialogadas com uso de metodologias ativas.
Apresentação e discussão de textos acadêmicos (artigos, capítulos de livros/manuais)
Itinerário terapêutico:
Os itinerários terapêuticos vêm sendo utilizados como constructo teórico-metodológico em investigações sobre doenças e perturbações de pessoas em situações concretas de adoecimento, busca ampliar a compreensão de pesquisa social criando um espaço de visibilidade para a produção de conhecimento, tanto na atenção e gestão, quanto na formação e na participação em saúde, sobre a mais intensa experiência humana que é o adoecer (ABRASCO, 2016).
Para a elaboração do itinerário terapêutico será utilizando no mínimo 2 bibliografias, deverá ter no máximo 3 laudas e estar dentro das normas da ABNT. Não será aceita apresentação e entrega fora do cronograma de apresentação.
Nº Data da
apresentação TEMA Nomes

1 23/11 C.A. DE MAMA Maysa e Elias
2 23/11 C.A. DE COLO UTERINO Natalia e Welington
3 20/12 VIOLÊNCIA CONTRA A
MULHER/ SEXUAL Michely e Verônica
4 27/01 GESTANTE COM SIFÍLIS Simone e Larissa
5 31/01 GESTANTE COM HIV Fernanda e Lavínia
6 14/02 ABORTO CLANDESTINO
COM HEMORRAGIA. Giovana e Camila
7 06/03 DEPRESSÃO PÓS-PARTO Débora e Vitor


Estratégias de Ensino: técnica Storytelling. Essa metodologia tem a capacidade de buscar a atenção do aluno a partir de relatos reais ou fictícios, estimula a criatividade, uma vez que o aluno pode ser o criador de histórias.

Fase Apresentação da situação Apresentação da história
Parte I – 07/11 22/11
Parte II- 22/11 06/12
Parte III- 06/12 07/02
Parte IV 07/02 13/03



Avaliação

• A presença em 75% das aulas é um critério necessário de aprovação. Lembre-se que cada encontro são 4 aulas.
Nota I - verificação de aprendizagem.
A verificação de aprendizagem I será individual e contemplará os conteúdos e as discussões realizadas até o último encontro anterior à verificação. No caso de condição legal para segunda chamada, esta será oral. Valor da avaliação 7,00 pontos
Nota II - Itinerário terapêutico. Valor 1,00 ponto.
Nota III - Storytelling – Valor 2,00 pontos.
CASO HOUVER PROVA DE SEGUNDA CHAMADA SERÁ REALIZADA ORALMENTE E/OU DE FORMA ESCRITA PELA DOCENTE DA DISCIPLINA - Resolução Consepe 14 de 1999.
Média Final (Nota I + Nota II+ Nota III)
De acordo com o resultado da média final e assiduidade, haverá as seguintes classificações: conforme RESOLUÇÃO CONSEPE 27/99
MF: maior ou igual a 5,0 APROVADO
MF: menor que 5,0 REPROVADO
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 26, DE 07 DE MAIO DE 2018.
Dispõe sobre aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e Relatório de Notas nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução. RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018
Dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso