MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fundamentos de Enfermagem
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400512   Período: 20201   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARAISA DELMUT BORGES

Status: Homologado

Ementa

A disciplina focaliza a teoria na qual se fundamenta a assistência sistematizada de enfermagem a clientes que requeiram intervenções de enfermagem de menor e média complexidade, visando iniciar o desenvolvimento do aluno em competências e habilidades na abordagem do assistir-cuidar.

Justificativa

O trabalho dos profissionais de saúde necessita estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Nesse contexto, a disciplina de fundamentos de enfermagem pretende desenvolver nos discentes competências - referente à conhecimentos, habilidades e atitudes para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

Objetivo Geral

Capacitar o discente por meio de conhecimento técnico-cientifico, desenvolver competências acerca do processo de cuidar/assistir que norteia os procedimentos de enfermagem, instigando a capacidade na tomada de decisão referente aos cuidados no processo saúde-doença.

Objetivos Específicos

- Proporcionar conhecimentos básicos sobre os métodos de estudo em enfermagem e suas aplicações na área da saúde;
- Utilizar as medidas de biossegurança para prevenção e controle de infecções;
- Compreender e realizar procedimentos básicos de enfermagem;
- Ressaltar a importância do “saber-fazer” em enfermagem;
- Utilizar o conhecimento técnico-científico para a tomada de decisão;
- Desenvolver um pensamento crítico reflexivo sobre a assistência de enfermagem;
- Correlacionar às disciplinas básicas com Práticas de Fundamentos de Enfermagem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas Teóricas: Os procedimentos de ensino utilizados serão aulas síncronas e assíncronas sempre com interação entre as docentes e discentes, via TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Os alunos serão estimulados a conhecer o tema da aula previamente para participar das discussões na sala de aula virtual.

Aulas Práticas:
Realização de atividades práticas no laboratório de enfermagem, desenvolvendo técnicas aplicadas ao cuidar/assistir em Enfermagem. Todos os discentes devem seguir as orientações do Regulamento dos Laboratórios de Prática de Enfermagem e as orientações para utilização do laboratório durante a pandemia de COVID-19.
Dinâmica da realização das aulas práticas
? As aulas acontecerão presencialmente no Laboratório de Enfermagem seguindo todos os protocolos de segurança propostos pelo Comitê COVID-19 da UFMT, bem como do Comitê Interno de Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
Dentre as condutas de prevenção destaca-se:
- Utilizar todos os equipamentos de proteção individual (protetor facial, máscara cirúrgica, luvas de procedimento, avental descartável e propé);
- Distanciamento de 1,5m entre os participantes;
- Higienização rigorosa das mãos;
- Utilização de álcool 70% gel e líquido;
- Higienização de todos os materiais e superfícies utilizadas;
---As aulas práticas no Laboratório de Enfermagem não serão gravadas pelas docentes e está proibida a gravação por parte dos alunos.
---Para realização das aulas práticas o número máximo permitido dentro do laboratório obedecerá a orientação para utilização do laboratório durante a pandemia de COVID-19 e as orientações do Comitê Interno de Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
---Os alunos serão divididos em grupos pelas docentes e os mesmos serão fixos não sendo permitida a troca.
---Os discentes somente irão frequentar as aulas práticas mediante a ciência e assinatura do termo de compromisso de cumprimento das normas e rotinas de segurança de prevenção da COVID-19.
---Não será permitida a troca de materiais ou qualquer objeto entre os alunos, inclusive jalecos mesmo sendo de grupos distintos.
---Não será permitida a aglomeração de alunos nas mediações externas ao laboratório antes e depois da aula. O aluno deverá chegar no horário específico do seu grupo e ao sair deve ir embora do Campus.
---As aulas práticas estão suspensas no memento devido o agravamento da situação epidemiológica do COVID-19, conforme Relatório do Comitê Covid-19 da UFMT (Processo SEI: 23108.015073/2021-36). A suspensão das aulas práticas foi aprovada em decisão colegiada (Ata 03/2021 de 25/02/2021*).

*ATA 03/2021 (25/02/2021) – “....as atividades práticas da disciplina não serão ministradas no semestre corrente em virtude da impossibilidade dos alunos frequentarem o laboratório para treinamento dos procedimentos práticos, que constituem o principal componente da disciplina. Tal impossibilidade se configura por três motivos, sendo eles: 1) As docentes não possuem carga horária para acompanhar os alunos em horários extras para que os mesmos treinem os procedimentos. 2) As monitorias, neste semestre regidas pelo ‘Edital 002/2021 - PROEG/UFMT - Programa de Monitoria 2021’, ocorrerão na modalidade online, ou seja, o monitor não poderá estar presencialmente no laboratório para acompanhar os alunos. 3) A técnica responsável pelo laboratório se encontra atualmente em trabalho remoto não podendo acompanhar os alunos da disciplina durante os treinamentos. Assim, as docentes supramencionadas, bem como este colegiado entendem que o desenvolvimento da disciplina e, consequentemente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem fica fortemente prejudicado. A decisão de não serem ministradas as atividades práticas da disciplina foi baseada ainda na extrema importância deste componente curricular para o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam a profissão do enfermeiro, além disso a disciplina é um pré-requisito para todas as demais disciplinas específicas do curso. Assim, fica aprovado o cumprimento da carga horária teórica (64 horas) no semestre corrente e conclusão das atividades práticas da mesma (32 horas) no semestre letivo especial 2020/3.”

---A carga horária de aulas práticas será realizada no laboratório de enfermagem e nas Unidades Básicas de Saúde. Nas Unidades de Saúde os alunos terão primeiro contato com os serviços de saúde e serão realizados procedimentos práticos e cuidados diretamente aos pacientes, com objetivo de otimizar o aprendizado e introduzir o discente em um ambiente prático realístico. Nas unidades básicas poderão ser realizados procedimentos como por exemplo: sinais vitais, hemoglicoteste, retirada de pontos, sondagens, administração de medicamentos e curativos.


Conforme prevê a RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 será disponibilizado para os discentes da disciplina um Guia de Estudos, no AVA, para oferecer ao estudante orientação sobre o percurso teórico e prático a ser desenvolvido na disciplina.
Destaca-se que as estratégias de ensino deste plano estão sujeitas a adequações durante o desenvolvimento da disciplina, conforme adaptação e utilização das TICs.

Avaliação


As avaliações da disciplina compreenderão:

1. Prova Teórica I (PTI)– valor (0 – 5)
2. Prova Teórica I (PTII) – valor (0 – 5)
3. Prova Teórico- prática (PTP) - valor (0-10)

Sobre a avaliação teórica I e II:
A avaliações teóricas serão realizadas presencialmente no Campus da UFMT com respeito a todas as normas de segurança.

Sobre a avaliação teórico-prático:
A avaliação teórico- prático será realizada presencialmente no Laboratório de Práticas e Técnicas de Enfermagem.
No dia da avaliação será sorteado para cada aluno(a) um (1) procedimento/técnica de enfermagem apresentado no decorrer da disciplina. O aluno(a) terá 20 minutos para demonstrar o passo a passo, na prática, do procedimento de enfermagem utilizando o(s) insumo(s) que julgar necessário(s), bem como, fornecer oralmente, informações pertinentes ao respectivo procedimento.


MÉDIA FINAL: ((PTI) + (PTII) + (PTP))/2

A presença em 75% das aulas é um critério necessário de aprovação. Cada encontro são 4 aulas. A média final para aprovação deve ser = a 5,0 (cinco pontos).

De acordo com o resultado da média final e assiduidade, haverá as seguintes classificações:

MF = a 5,0 APROVADO
MF < a 5,0 REPROVADO

RESOLUÇÕES:
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE 1999 - Regulamenta o processo de avaliação da aprendizagem na UFMT.
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 26, DE 07 DE MAIO DE 2018 - Dispõe sobre aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e Relatório de Notas nos Cursos de Graduação Presencial distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018 - Dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal Grosso.
RESOLUÇAO CONSEPE N.° 26, DE 25 DE MARÇO DE 2019 - Dispõe sobre alteração na Resolução Consepe n.° 63/2018.
RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020
RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 84, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

7.3 OUTRAS FONTES

www.anvisa.gov.br

CORENSP. Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. São Paulo: COREN-SP, 2017. Disponível em: < www.coren-sp.gov.br/sites/default/files/uso-seguro-medicamentos.pdf>. Acesso em 03 mai. 2019.

CORENSP. Anotações de enfermagem. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. São Paulo: COREN-SP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2019.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso