MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Fundamentos de Enfermagem
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400512
Período: 20201
Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARAISA DELMUT BORGES
Status:
Homologado
Ementa
A disciplina focaliza a teoria na qual se fundamenta a assistência sistematizada de enfermagem a clientes que requeiram intervenções de enfermagem de menor e média complexidade, visando iniciar o desenvolvimento do aluno em competências e habilidades na abordagem do assistir-cuidar.
Justificativa
O trabalho dos profissionais de saúde necessita estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Nesse contexto, a disciplina de fundamentos de enfermagem pretende desenvolver nos discentes competências - referente à conhecimentos, habilidades e atitudes para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
Objetivo Geral
Capacitar o discente por meio de conhecimento técnico-cientifico, desenvolver competências acerca do processo de cuidar/assistir que norteia os procedimentos de enfermagem, instigando a capacidade na tomada de decisão referente aos cuidados no processo saúde-doença.
Objetivos Específicos
- Proporcionar conhecimentos básicos sobre os métodos de estudo em enfermagem e suas aplicações na área da saúde;
- Utilizar as medidas de biossegurança para prevenção e controle de infecções;
- Compreender e realizar procedimentos básicos de enfermagem;
- Ressaltar a importância do “saber-fazer” em enfermagem;
- Utilizar o conhecimento técnico-científico para a tomada de decisão;
- Desenvolver um pensamento crítico reflexivo sobre a assistência de enfermagem;
- Correlacionar às disciplinas básicas com Práticas de Fundamentos de Enfermagem.
Metodologia
Aulas Teóricas: Os procedimentos de ensino utilizados serão aulas síncronas e assíncronas sempre com interação entre as docentes e discentes, via TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Os alunos serão estimulados a conhecer o tema da aula previamente para participar das discussões na sala de aula virtual.
Aulas Práticas:
Realização de atividades práticas no laboratório de enfermagem, desenvolvendo técnicas aplicadas ao cuidar/assistir em Enfermagem. Todos os discentes devem seguir as orientações do Regulamento dos Laboratórios de Prática de Enfermagem e as orientações para utilização do laboratório durante a pandemia de COVID-19.
Dinâmica da realização das aulas práticas
? As aulas acontecerão presencialmente no Laboratório de Enfermagem seguindo todos os protocolos de segurança propostos pelo Comitê COVID-19 da UFMT, bem como do Comitê Interno de Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
Dentre as condutas de prevenção destaca-se:
- Utilizar todos os equipamentos de proteção individual (protetor facial, máscara cirúrgica, luvas de procedimento, avental descartável e propé);
- Distanciamento de 1,5m entre os participantes;
- Higienização rigorosa das mãos;
- Utilização de álcool 70% gel e líquido;
- Higienização de todos os materiais e superfícies utilizadas;
---As aulas práticas no Laboratório de Enfermagem não serão gravadas pelas docentes e está proibida a gravação por parte dos alunos.
---Para realização das aulas práticas o número máximo permitido dentro do laboratório obedecerá a orientação para utilização do laboratório durante a pandemia de COVID-19 e as orientações do Comitê Interno de Biossegurança do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
---Os alunos serão divididos em grupos pelas docentes e os mesmos serão fixos não sendo permitida a troca.
---Os discentes somente irão frequentar as aulas práticas mediante a ciência e assinatura do termo de compromisso de cumprimento das normas e rotinas de segurança de prevenção da COVID-19.
---Não será permitida a troca de materiais ou qualquer objeto entre os alunos, inclusive jalecos mesmo sendo de grupos distintos.
---Não será permitida a aglomeração de alunos nas mediações externas ao laboratório antes e depois da aula. O aluno deverá chegar no horário específico do seu grupo e ao sair deve ir embora do Campus.
---As aulas práticas estão suspensas no memento devido o agravamento da situação epidemiológica do COVID-19, conforme Relatório do Comitê Covid-19 da UFMT (Processo SEI: 23108.015073/2021-36). A suspensão das aulas práticas foi aprovada em decisão colegiada (Ata 03/2021 de 25/02/2021*).
*ATA 03/2021 (25/02/2021) – “....as atividades práticas da disciplina não serão ministradas no semestre corrente em virtude da impossibilidade dos alunos frequentarem o laboratório para treinamento dos procedimentos práticos, que constituem o principal componente da disciplina. Tal impossibilidade se configura por três motivos, sendo eles: 1) As docentes não possuem carga horária para acompanhar os alunos em horários extras para que os mesmos treinem os procedimentos. 2) As monitorias, neste semestre regidas pelo ‘Edital 002/2021 - PROEG/UFMT - Programa de Monitoria 2021’, ocorrerão na modalidade online, ou seja, o monitor não poderá estar presencialmente no laboratório para acompanhar os alunos. 3) A técnica responsável pelo laboratório se encontra atualmente em trabalho remoto não podendo acompanhar os alunos da disciplina durante os treinamentos. Assim, as docentes supramencionadas, bem como este colegiado entendem que o desenvolvimento da disciplina e, consequentemente a qualidade do processo de ensino-aprendizagem fica fortemente prejudicado. A decisão de não serem ministradas as atividades práticas da disciplina foi baseada ainda na extrema importância deste componente curricular para o desenvolvimento de competências e habilidades que fundamentam a profissão do enfermeiro, além disso a disciplina é um pré-requisito para todas as demais disciplinas específicas do curso. Assim, fica aprovado o cumprimento da carga horária teórica (64 horas) no semestre corrente e conclusão das atividades práticas da mesma (32 horas) no semestre letivo especial 2020/3.”
---A carga horária de aulas práticas será realizada no laboratório de enfermagem e nas Unidades Básicas de Saúde. Nas Unidades de Saúde os alunos terão primeiro contato com os serviços de saúde e serão realizados procedimentos práticos e cuidados diretamente aos pacientes, com objetivo de otimizar o aprendizado e introduzir o discente em um ambiente prático realístico. Nas unidades básicas poderão ser realizados procedimentos como por exemplo: sinais vitais, hemoglicoteste, retirada de pontos, sondagens, administração de medicamentos e curativos.
Conforme prevê a RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 será disponibilizado para os discentes da disciplina um Guia de Estudos, no AVA, para oferecer ao estudante orientação sobre o percurso teórico e prático a ser desenvolvido na disciplina.
Destaca-se que as estratégias de ensino deste plano estão sujeitas a adequações durante o desenvolvimento da disciplina, conforme adaptação e utilização das TICs.
Avaliação
As avaliações da disciplina compreenderão:
1. Prova Teórica I (PTI)– valor (0 – 5)
2. Prova Teórica I (PTII) – valor (0 – 5)
3. Prova Teórico- prática (PTP) - valor (0-10)
Sobre a avaliação teórica I e II:
A avaliações teóricas serão realizadas presencialmente no Campus da UFMT com respeito a todas as normas de segurança.
Sobre a avaliação teórico-prático:
A avaliação teórico- prático será realizada presencialmente no Laboratório de Práticas e Técnicas de Enfermagem.
No dia da avaliação será sorteado para cada aluno(a) um (1) procedimento/técnica de enfermagem apresentado no decorrer da disciplina. O aluno(a) terá 20 minutos para demonstrar o passo a passo, na prática, do procedimento de enfermagem utilizando o(s) insumo(s) que julgar necessário(s), bem como, fornecer oralmente, informações pertinentes ao respectivo procedimento.
MÉDIA FINAL: ((PTI) + (PTII) + (PTP))/2
A presença em 75% das aulas é um critério necessário de aprovação. Cada encontro são 4 aulas. A média final para aprovação deve ser = a 5,0 (cinco pontos).
De acordo com o resultado da média final e assiduidade, haverá as seguintes classificações:
MF = a 5,0 APROVADO
MF < a 5,0 REPROVADO
RESOLUÇÕES:
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 27, DE 01 DE MARÇO DE 1999 - Regulamenta o processo de avaliação da aprendizagem na UFMT.
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 26, DE 07 DE MAIO DE 2018 - Dispõe sobre aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e Relatório de Notas nos Cursos de Graduação Presencial distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018 - Dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal Grosso.
RESOLUÇAO CONSEPE N.° 26, DE 25 DE MARÇO DE 2019 - Dispõe sobre alteração na Resolução Consepe n.° 63/2018.
RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020
RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.º 84, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2020
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Informações Adicionais
7.3 OUTRAS FONTES
www.anvisa.gov.br
CORENSP. Uso seguro de medicamentos: guia para preparo, administração e monitoramento. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. São Paulo: COREN-SP, 2017. Disponível em: < www.coren-sp.gov.br/sites/default/files/uso-seguro-medicamentos.pdf>. Acesso em 03 mai. 2019.
CORENSP. Anotações de enfermagem. Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. São Paulo: COREN-SP, 2009. Disponível em: . Acesso em: 03 mai. 2019.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso