MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: História e Introd. à Enfermagem (Opt)
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400535   Período: 20201   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: MARAISA DELMUT BORGES

Status: Homologado

Ementa

Fundamentos teóricos e históricos da prática de enfermagem. O cuidado profissional de enfermagem sob o olhar de diferentes teorias. Concepções teóricas metodológicas do trabalho de enfermagem nas suas diversas especificidades e áreas de atuação desde o cuidar, gerenciar e educar. Instrumentos básicos de atuação profissional. Fundamentos para o Processo de Cuidar. Atuação profissional do enfermeiro na atualidade.

Justificativa

Esta disciplina justifica-se principalmente pela necessidade da fundamentação do conhecimento do enfermeiro a partir da trajetória das práticas de enfermagem, tendo por base a enfermagem enquanto arte e ciência. A disciplina se propõe a direcionar e motivar o aluno à reflexão da história e das bases teóricas da enfermagem e suas possíveis contribuições para a prática da profissão na atualidade. Devido à pandemia da COVID-19 a disciplina será oferecida integralmente por meio da utilização de TICs (Teconologias de Informação e Comunicação) conforme prevê a RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020.

Objetivo Geral

Desenvolver no aluno conhecimentos, atitudes e habilidades que fundamentem o cuidado integral ao indivíduo com base em conceitos históricos, filosóficos e técnicos da enfermagem.

Objetivos Específicos

O aluno deverá ser capaz de:
- Compreender o desenvolvimento histórico das práticas de saúde e de enfermagem;
- Conhecer as principais teorias de enfermagem, sabendo qual sua importância e finalidade no processo de cuidar;
- Conhecer as noções básicas do processo de enfermagem e refletir sobre a importância deste processo na sistematização da assistência ao paciente;
- Discutir sobre a construção da identidade do enfermeiro e sobre suas diversas áreas de atuação.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Os procedimentos de ensino utilizados serão aulas síncronas e assíncronas sempre com interação entre as docentes e discentes, via TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação). Serão empregadas atividades em grupo, filmes, quiz, materiais de apoio (ex: artigos científicos) e discussões dirigidas por meio do fórum no AVA. Haverá ainda participação, por meio de encontro virtual, de profissionais de enfermagem de diversas áreas de atuação para relatarem suas experiências e esclarecerem dúvidas sobre suas carreiras para os discentes da disciplina.

Avaliação

No decorrer do semestre, os alunos serão avaliados em três momentos conforme segue:

N1= Apresentação e entrega do Jornal sobre teorias de enfermagem (0 – 3,5) pontos

N2= Participação nas discussões dirigidas (Fórum) e Quiz (0 – 3) pontos

N3= Produção de vídeo sobre a importância e papel do enfermeiro nas diversas áreas de atuação (0 – 3,5) pontos

A média final (MF) para aprovação deve ser = a 5,0 (cinco pontos).

De acordo com o resultado da média final e assiduidade, haverá as seguintes classificações:


MF > ou = a 5,0 APROVADO
MF < a 5,0 REPROVADO


- As datas de entrega e especificação das atividades estão descritas no cronograma (Item: informações adicionais) deste plano de ensino.
- Os alunos serão informados sobre todas as atividades avaliativas e dos critérios de avaliação no primeiro dia de aula da disciplina.

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018 - Dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal Grosso.
Artigo 6º - A ausência ou a não entrega de atividade avaliativa na data estabelecida, implicará na atribuição de nota zero ao discente, salvo as situações em que houver amparo legal ou o previsto no art. 7º desta Resolução.
Artigo 7º - Quando amparado por previsão legal, o(a) discente tem direito à segunda chamada para realização de atividade avaliativa ou dilação do prazo de entrega de atividade avaliativa, requerida mediante processo protocolado até 2 dias úteis após a data da realização da avaliação ou da expiração do prazo de entrega da atividade avaliativa.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

UNIDADES
DATA E HORÁRIO
CONTÉUDO PROGRAMÁTICO E PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Unidade 1: Bases históricas da enfermagem:
Ensino da evolução histórica das práticas de saúde e de enfermagem.

13/08/2020
14 – 18h
- Aula síncrona - Apresentação das professoras e discentes, plano de ensino (conteúdo programático, critérios de avaliação e objetivos da disciplina) e orientações quanto às atividades a serem desenvolvidas.

20/08/2020
14 – 18h
- Aula assíncrona - Ensino da evolução histórica das práticas de saúde e de enfermagem.
- Material de apoio no AVA;

10/09/2020
14 – 18h
- Filme: História de Florence Nightingale;

17/09/2020
14 – 18h
- Discussão dirigida I sobre o processo histórico de evolução da enfermagem, por meio do fórum do AVA;

24/09/2020
14 – 18h
- Filme: Quando nasce uma heroína – a história de Anna Nery;

01/10/2020
14 – 18h
- Aula síncrona – Quiz sobre o processo histórico de evolução da enfermagem.

Unidade 2: Bases filosóficas da enfermagem:
Ensino das bases teóricas que fundamentaram a enfermagem.

08/10/2020
14 – 18h
- Aula síncrona - Ensino das bases teóricas que fundamentaram a enfermagem (Apresentação para os discentes da Atividade Avaliativa – Jornal sobre as teorias de enfermagem);
- Material de apoio no AVA;

15/10/2020
14 – 18h
- Construção do Jornal. Os discentes serão divididos em grupos para elaboração do Jornal sobre as teorias de enfermagem;

22/10/2020
14 – 18h
- Construção do Jornal. Os discentes serão divididos em grupos para elaboração do Jornal sobre as teorias de enfermagem; Postagem do Jornal em PDF no AVA (Prazo: até dia 27/10/2020 – 23h59min);

29/10/2020
14 – 18h
- Aula síncrona - Apresentação do Jornal sobre as teorias de enfermagem pelos alunos;

05/11/2020
14 – 18h
- Aula síncrona - Apresentação do Jornal sobre as teorias de enfermagem pelos alunos;

12/11/2020
14 – 18h
- Discussão dirigida II sobre as bases teóricas que fundamentaram a enfermagem, por meio do fórum do AVA;

Unidade 3
Princípios técnicos e científicos da atuação do enfermeiro:
Instrumentos básicos da Enfermagem;
Introdução ao Processo de Enfermagem e sua importância para sistematização da assistência de enfermagem;
Tendências da prática profissional, áreas de atuação e perspectivas do enfermeiro na atualidade.

19/11/2020
14 – 18h
- Aula síncrona – Instrumentos de Enfermagem e Introdução ao Processo de Enfermagem;
- Material de apoio no AVA;

26/11/2020
14 – 18h
- Discussão dirigida III sobre Instrumentos de Enfermagem e Introdução ao Processo de Enfermagem, por meio do fórum do AVA;
- Produção de vídeo sobre a importância e papel do enfermeiro nas diversas áreas de atuação;

03/12/2020
14 – 18h
- Produção de vídeo sobre a importância e papel do enfermeiro nas diversas áreas de atuação; Postagem do vídeo no AVA (Prazo: até dia 08/12/2020 – 23h59min);

10/12/2020
14 – 18h
- Aula síncrona – Discussão sobre áreas de atuação do enfermeiro e fechamento da disciplina.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso