MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: REDAÇÃO CIENTÍFICA
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900032   Período: 20201   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: RAFAIANNE QUEIROZ DE MORAES SOUZA

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Instrumentos básicos da produção acadêmico-científico: ler; filosofar; analisar; produzir. Etapas de um trabalho acadêmico-científico e procedimentos técnico-metodológicos: levantamento bibliográfico; documentação como método de estudo individual; análise e construção de textos; apresentação de trabalhos científicos; elaboração de referências bibliográficas.

Justificativa

Esta disciplina possibilitará ao discente o aprimoramento do conhecimento e habilidades para elaboração de trabalho científico. Devido a pandemia de COVID-19 atualmente as atividades presenciais estão suspensas e por esse motivo, o presente componente curricular do semestre 2020.1 será excepcionalmente ofertado por meio da utilização de Tecnologias da informação e comunicação (TICs).

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes o desenvolvimento da habilidade de ler e escrever com compreensão e criticidade, interpretar e produzir textos a partir dos processos de informações, bem como planejar a elaboração de redação científica.

Objetivos Específicos

• Desenvolver habilidades de planejamento de uma redação em diferentes formatos;
• Discutir o uso da informação das bases de dados da área da saúde;
• Compreender a estrutura completa de trabalhos e projetos científicos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas expositivas via ambiente virtual;
- Discussão de artigos;
- Atividades assíncronas, dentre elas fóruns, chats, respostas de questionários pertinentes.

Avaliação

A avaliação da disciplina envolverá a participação e execução das atividades propostas:

? Serão desenvolvidas no total de 5 atividades, cada atividade terá a pontuação máxima de 2,0 pontos

O aluno deverá ter nota igual ou superior a 5,0 pontos no conteúdo teórico, ou seja, a soma das notas das atividades propostas deverá ser igual ou superior a 5,0 pontos. Caso contrário, será considerado como reprovado na disciplina, a qual não contempla avaliações de segunda chamada. A aprovação do aluno também estará condicionada ao mínimo de 75% de presença nas aulas. Resoluções:
CONSEPE 14/99 – Estabelece Diretrizes para Implementação do Regime Seriado na UFMT e Cursos Seriados.
CONSEPE 72/04 – Altera a redação dos artigos 26 a 29 da Resolução CONSEPE n° 14/99. CONSEPE 63/2018 – Regulamenta o Processo de Avaliação da Aprendizagem na UFMT.
CONSEPE 32/2020 – Resolução referente ao calendário suplementar da UFMT.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

As aulas ocorrerão no horário vespertino (quinta- feira das 14:00 às 18:00 horas)
Aula 1 (13/08) - Aula inaugural, apresentação do plano de ensino; Conceito de ciência Pesquisa e Teoria.
Aula 2 (20/08) - Aspectos éticos no trabalho científico.
Aula 3 (10/09) - Fontes de pesquisa na área da saúde – utilizando recursos online, livros, Diretrizes e Manuais.
Aula 4 (17/09) - Continuação - Fontes de pesquisa na área da saúde: Acesso e busca nos principais bancos de dados abertos na área da saúde
Aula 5 (24/09) - Continuação - Fontes de pesquisa na área da saúde: Atividade I apresentação da busca realizada sobre o tema escolhido e discussão sobre o tema principais dificuldades e facilidades.
Aula 6 (1/10) - Principais gêneros de pesquisas cientificas.
Aula 7 (08/10) - Continuação - Principais gêneros de pesquisas cientificas: Atividade II escolha de um gênero, apresentação e discussão.
Aula 8 (15/10) - Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos pré-textuais.
Aula 9 (22/10) - Continuação - Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos pré-textuais: Atividade III.
Aula 10 (29/10) - Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos textuais – Introdução.
Aula 11 (05/11) - Continuação – Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos textuais – introdução: Atividade IV Introdução.
Aula 12 (12/11) - Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos textuais – Metodologia.
Aula 13 (19/11) - Continuação – Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos textuais – Metodologia. Atividade V.
Aula 14 (26/11) - Analisando e desenvolvendo Resultados, discussão e conclusão do trabalho científico.
Aula 15 (03/12) - Estrutura de projeto de pesquisa: Elementos pós-textuais – Referências Bibliográficas.
Aula 16 (10/12) - Interação com os alunos para finalização da disciplina.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso