MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estágio Supervisionado II
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400540   Período: 20212   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 400 horas   Carga Horária Total: 400 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: QUELI LISIANE CASTRO PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

Práticas de enfermagem na rede gerencial do sistema de saúde local, envolvendo: Ações de administração, organização, planejamento e de integração entre a equipe multiprofissional; Logística de materiais e insumos; Gerenciamento de Recursos Humanos; Confecção e preenchimentos de relatórios; requerimentos; pareceres; atas; memorandos e demais instrumentos administrativos cabíveis aos setores/instituição; Supervisão da assistência da equipe de enfermagem e assistência ao cuidado; Ações de educação continuada e permanente; Ações de educação em saúde.

Justificativa

O estágio supervisionado II é uma atividade prática curricular obrigatória que está inserida no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do CUA, conforme previsto na Resolução CNE/CES Nº 3, de 7 de Novembro de 2001. A experiência proposta vai ao encontro do que é proposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de formar enfermeiros que tenham um perfil profissional com competências, habilidades e conhecimentos para atuar no SUS. O estágio fomenta o processo de profissionalização do acadêmico do Curso de Enfermagem, pois o estudante tem a oportunidade de desempenhar com autonomia o processo de ensino/aprendizagem no campo de trabalho, ao se deparar com situações reais enfrentadas pelos profissionais de enfermagem no setor público/privado. O Estágio Supervisionado II será realizado integralmente em serviço hospitalar. Dentro da Rede de Saúde, os hospitais oferecem atendimento de saúde de média e alta complexidade (cirurgias eletivas, tratamentos clínicos especializados, entre outros procedimentos) ao paciente que vem geralmente encaminhado de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ademais, eles também podem oferecer portas hospitalares de urgência e emergência (artigo 11, § 2º, da Portaria de Consolidação GM/MS 2/2017 e do artigo 11 da Portaria de Consolidação GM/MS 3/2017) e cuidados de internação. Segundo o Conselho Nacional de Secretário de Saúde (CONASS), os hospitais podem ser classificados segundo o porte; o perfil assistencial; o nível de complexidade das atividades prestadas; o papel do estabelecimento na rede de serviço de saúde e o regime de propriedade.

Objetivo Geral

Formar profissionais enfermeiros com habilidade generalista, humanista, com habilidade de atuação crítica e reflexiva, de modo que possam ser capazes de conhecer e intervir sobre os problemas/situações específicas de gestão e gerência de Enfermagem em ambiente hospitalar.

Objetivos Específicos

Entre outros conhecimentos, habilidades e práticas almeja-se preparar o futuro enfermeiro para: ? Refletir sobre o processo de gestão nos serviços de saúde; ? Reforçar a perspectiva da formação do enfermeiro para atuar na gerência dos serviços de saúde, ou seja, ter habilidade de planejar e gerenciar unidades de saúde hospitalar; ? Desenvolver trabalho em equipe; ? Estimular o protagonismo discente; ? Promover atividades educativas e trabalho com grupos; ? Prestar atenção integral à saúde em todas as faixas etárias; ? Realizar ações de vigilância em saúde; ? Instigar a busca pela normatização e operacionalização dos programas e formas de intervenção para solucionar problemas de saúde. ? Realizar assistência de enfermagem, com ênfase na gestão do cuidado de enfermagem.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

RECURSOS: ? Ambiente Hospitalar ou Pronto Atendimento ? AVA e demais TDICs ? Biblioteca virtual CRONOGRAMA WEBENCONTROS: Encontro/ Data Atividades I - 22/4 - Apresentação Plano de ensino, - Distribuição dos Estagiários / Unidades dos serviços de média e alta complexidade II - 13/5 - Entrega (padlet) e apresentação (WebEncontro) etapa 1 Observação da realidade concreta e 2 Pontos-chave do método do arco III - 3/6 - Entrega (padlet) e apresentação (WebEncontro) etapa 3 Teorização e 4 Hipóteses de solução do método do arco IV - 1/7 - Entrega (padlet) e apresentação (WebEncontro) etapa 5 Aplicação à realidade do método do arco V - 15/7 - Apresentação do Portfólio VI - 22/7 - Apresentação do Portfólio e - Encerramento do componente

Avaliação

Os itens a seguir, serão avaliados nos encontros telepresenciais: ? O comprometimento do acadêmico com a proposição do plano de intervenção será repetidamente avaliado. ? A compreensão do papel do enfermeiro neste espaço de trabalho, assim como os desafios contemporâneos da gestão: superar o modelo tradicional centrado no financeiro e de administração de material; desenvolver linhas diferenciadas com enfoque nas especificidades; superar o reducionismo na atenção a saúde e criar práticas democráticas na dinâmica gerencial. ? Criatividade e inovação na resolução de problemas no serviço de saúde. ? Fundamentação teórica e capacidade de argumentação nas discussões dos temas direcionais. Em metodologias ativas, a avaliação é tida como um instrumento de aprendizagem e melhoria, sendo permeada por características subjetivas que não devem ser negadas, mas sim, bem conduzidas e utilizadas. Geralmente seus preceitos são baseados na avaliação formativa, de forma a permitir uma regularização do processo de aprendizagem do aluno mediado pelo professor. Tendo em vista a aplicação de metodologias ativas no presente currículo que apresenta em formato disciplinar, e considerando a Resolução CONSEPE 27/1999, que estabelece critérios para avaliação no âmbito da UFMT, adotaremos os seguintes parâmetros para avaliação: • Relatórios diários de Estágio em unidade de média e alta complexidade - Os estudantes deverão registrar diariamente em planilha específica as atividades realizadas durante o dia. Este documento deverá ser assinado diariamente pelo Enfermeiro Preceptor responsável pela supervisão direta do aluno. (Terá finalidade para avaliação relativa à presença – necessário ter carimbo do enfermeiro). • Portfólio Reflexivo - Entrega do Portfólio incluindo sínteses da busca bibliográfica (teorização). O portfólio é um instrumento de avaliação capaz de “ultrapassar os aspectos técnicos” e auxiliar o estudante na “compreensão dos muitos e variados fatores que facilitam ou dificultam a (re)construção do saber, possibilitando-lhe reflexão e superação das dificuldades vivenciadas” (ALBERTINO e SOUZA, 2004. p, 172). O portfólio será utilizado como um “instrumento de avaliação no qual o estudante documenta, registra e estrutura as ações, as tarefas da própria aprendizagem por meio de um discurso narrativo elaborado de forma contínua e reflexiva” no decorrer de todo o estágio (FAMEMA, 2012. p. 21). As etapas do método do arco deverão ser apresentadas e entregues, no formato de texto acadêmico, conforme cronograma. O Portifólio deverá ser entregue em formato PDF na data prevista no cronograma supracitado com todos os elementos textuais de um trabalho acadêmico além de contemplar uma avaliação do alcance do PI desenvolvido. Segue em APÊNDICE A um roteiro norteador para os estudantes contendo aspectos a serem avaliados no portfólio. Nesta proposta, o acompanhamento do portfólio ocorrerá conforme estipulado no cronograma apresentado junto ao plano de ensino, no primeiro dia de aula virtual. A finalidade desta metodologia é proporcionar oportunidade de possíveis sugestões e melhoria, auxiliando gradativamente a evolução / protagonismo do estudante. Autoavaliação no portfólio - Esta etapa será um dos itens descrito individualmente pelo estudante em portfólio em cada etapa do Arco. Este, deve sempre almejar o aprimoramento de seus conhecimentos e suas formas de aprender. A autoavaliação se define ao momento em que os alunos “assumem a responsabilidade por avaliarem seus progressos pessoais” desta forma, a descrição desse processo no portfólio será muito importante. Nessa etapa, a “avaliação deve incluir a habilidade de reconhecer necessidades educacionais pessoais, desenvolver um método próprio de estudo, utilizar adequadamente uma diversidade de recursos educacionais e avaliar criticamente os progressos obtidos” no decorrer do estágio (KOMATSU et al, 2003. p. 7). • Avaliações pelo Professor e Preceptor: individual e coletiva - O estudante será avaliado em relação às competências desenvolvidas durante o período dos estágios, tanto pelos professores responsáveis pelo estágio, quanto pelo preceptor do serviço de saúde, responsável direto pela atuação do aluno. Segue instrumento que norteará professor e preceptor (Apêndice B) quanto à avaliação do aluno de forma individual e sua inserção na dupla e/ou grupo. Essa avaliação irá constituir-se pela média da nota dada ao aluno pelo preceptor, e pelo professor. • Participação nos Webencontros: serão avaliados quanto a sua participação nas atividades realizadas, considerando sua assiduidade; pontualidade; profundidade das discussões, argumentação; posicionamento crítico/reflexivo; habilidades de coordenação e relatoria; habilidade de síntese. Conforme desenvolvimento do componente, textos para discussão poderão ser agregados aos encontros para serem discutidos. Importante: O webencontros ocorrerão de forma síncrona às sextas-feiras no turno da tarde. As atividades pertinentes as etapas 1 a 5 poderão ser apresentadas por um dos membros da dupla. A entrega deve ser realizada conforme cronograma. Esta disciplina por se tratar de estágio curricular deve obter 100% de presença. Para a carga horária será considerada a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 5 DE AGOSTO DE 2021 enquanto estiver em vigência. Os encontros semanais (24h) e as atividades nos cenários de aprendizagem integrarão a CH total do componente curricular (280h). Composição da nota final: PARÂMETRO AVALIADO - VALOR DA NOTA RD- Entrega dos Relatórios diários - Frequência WE – WebEncontros Telepresenciais - 0 a 10 (Peso 2) PR - Portfólio Reflexivo - 0 a 10 (Peso 4) AP - Avaliação pelo Preceptor - 0 a 10 (Peso 2) AS - Avaliação pelo Supervisor de Estágio - 0 a 10 (Peso 2) NOTA FINAL - [(WEx2)+(PRx4)+(APx2)+(ASx2)]/10 Resoluções: CONSEPE 63/18 – Avaliação da aprendizagem dos cursos presenciais da UFMT. CONSEPE 26/18 - Regulamenta o diário de classe online. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 5 DE AGOSTO DE 2021 – Redução da CH Estágios

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

RECURSOS: ? Ambiente Hospitalar ou Pronto Atendimento ? AVA e demais TDICs ? Biblioteca virtual

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso