MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Biologia Celular e Molecular
Curso: Graduação Em Enfermagem, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113100003   Período: 20251   Turma: EF1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 32 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 48 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: THYEGO MYCHELL MOREIRA SANTOS

Status: Homologado

Ementa

Química da vida e da célula. Fundamentos de biologia celular e molecular. Biomoléculas. Fundamentos de microscopia. Membrana plasmática: composição, estrutura e funções. Especializações da membrana plasmática. Citoesqueleto. Organelas citoplasmáticas não membranosas: estrutura e função. Organelas citoplasmáticas membranosas: estrutura e função. O núcleo celular: bioquímica dos ácidos nucléicos; estrutura e função do núcleo. Ciclo celular, mitose e meiose. Diferenciação celular e células-tronco. Degeneração, neoplasia e morte celular (apoptose e necrose).

Justificativa

A disciplina de Biologia Celular e Molecular é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes das áreas da saúde e ciências biológicas, pois fornece a base para a compreensão dos processos que regem o funcionamento das células e dos mecanismos moleculares que sustentam a vida. Através do estudo da estrutura e função das organelas, dos componentes celulares e dos processos bioquímicos e genéticos, os alunos desenvolvem uma visão integrada dos fenômenos biológicos, essenciais para a compreensão de temas mais complexos nas áreas de fisiologia, genética, imunologia, microbiologia e patologia.

Objetivo Geral

Compreender os princípios fundamentais da Biologia Celular e Molecular, reconhecendo a organização, a estrutura e o funcionamento das células e dos componentes moleculares, de modo a desenvolver competências para análise, interpretação e aplicação desses conhecimentos no contexto acadêmico, científico e profissional.

Objetivos Específicos

  1. Identificar e descrever as estruturas celulares e suas funções, correlacionando-as aos processos biológicos essenciais para o funcionamento dos organismos vivos.

  2. Compreender os principais processos moleculares celulares, como síntese de proteínas, replicação, transcrição e tradução do material genético.

  3. Analisar os mecanismos de transporte de substâncias pela membrana plasmática, sinalização celular e funcionamento das organelas.

  4. Aplicar os conceitos de Biologia Celular e Molecular na prática laboratorial, por meio da observação de lâminas, modelos e experimentos simples.

  5. Desenvolver habilidades de raciocínio científico, análise crítica, interpretação de fenômenos celulares e solução de problemas.

  6. Promover a integração entre teoria e prática, estimulando a autonomia, a responsabilidade e o trabalho colaborativo.

  7. Estimular a reflexão sobre a aplicabilidade dos conhecimentos celulares e moleculares nas áreas da saúde, biotecnologia, meio ambiente e desenvolvimento científico.

  8. Fomentar atitudes éticas, organizacionais e responsáveis no ambiente acadêmico e laboratorial, prezando pela segurança, respeito e compromisso com o aprendizado.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Disciplina de Biologia Celular e Molecular possui uma carga horária total de 48 horas, distribuídas em 8 aulas teóricas e 4 aulas práticas. A metodologia adotada neste plano de aula será pautada em uma abordagem ativa e participativa, que estimule o protagonismo dos alunos no processo de construção do conhecimento. As atividades serão desenvolvidas de forma teórica e prática, visando à compreensão dos conceitos fundamentais da Biologia Celular e Molecular e sua aplicabilidade na prática científica e profissional.

Inicialmente, será realizada uma exposição dialogada com uso de recursos audiovisuais, como slides, animações e vídeos ilustrativos, para facilitar a visualização dos processos celulares e moleculares. Durante a aula, serão promovidos momentos de questionamento, debate e reflexão, estimulando a participação ativa dos alunos.

Na sequência, serão aplicadas atividades práticas, como análise de lâminas em microscopia óptica, estudo de modelos tridimensionais de células e organelas, além de dinâmicas em grupo para fixação dos conteúdos. Também poderão ser utilizadas ferramentas digitais, como simuladores virtuais de processos celulares, quizzes interativos e estudos de casos, a fim de promover maior engajamento e fixação dos conhecimentos.

Ressalta-se que o cronograma de aulas poderá ser modificado conforme a demanda do semestre, visando melhor adequação às necessidades pedagógicas e ao andamento da turma.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma processual, formativa e somativa, considerando não apenas os conhecimentos teóricos, mas também o desenvolvimento de habilidades, competências, atitudes e o engajamento dos alunos ao longo do curso. Para isso, serão utilizados instrumentos variados que estimulem a reflexão, a autonomia e o trabalho colaborativo.

A composição da nota final será distribuída em 10 pontos, conforme os critérios abaixo:

Instrumento de Avaliação

Peso

1. Portfólio (registro de atividades, resumos, mapas conceituais, produções das práticas e reflexões)

2,0 pontos

2. Avaliação teórica individual (prova ou estudo de caso aplicado)

3,0 pontos

3. Avaliação prática (execução, interpretação e relatório das atividades laboratoriais)

2,0 pontos

4. Autoavaliação (reflexão crítica sobre seu próprio desempenho, participação, aprendizado e evolução)

0,5 ponto

5. Coavaliação (avaliação entre os colegas, considerando colaboração, trabalho em equipe, comprometimento e participação)

0,5 ponto

6. Heteroavaliação (avaliação realizada pelo professor, considerando desempenho global, participação, interesse, postura ética e desenvolvimento das competências)

2,0 pontos

Critérios Avaliados

  • Habilidades desenvolvidas: capacidade de observar, analisar, interpretar, organizar informações, correlacionar teoria e prática e comunicar os conhecimentos.
  • Competências construídas: desenvolvimento do raciocínio científico, senso crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe, responsabilidade, autonomia e ética acadêmica.
  • Atitudes: participação, comprometimento, colaboração, respeito às normas do ambiente de laboratório e aos colegas.

Observações

  • A avaliação é contínua e cumulativa, levando em consideração todo o processo de aprendizagem, não se restringindo apenas às avaliações finais.
  • O portfólio será acompanhado periodicamente e servirá tanto como instrumento avaliativo quanto como ferramenta de acompanhamento do progresso dos alunos.
  • A autoavaliação e a coavaliação serão realizadas ao final de cada etapa teórica e prática, por meio de formulários reflexivos e instrumentos estruturados.

 A média final será calculada pelo somatório simples das médias. A presença em 75% das aulas é um critério necessário de aprovação. De acordo com o resultado da média final e assiduidade, haverá as seguintes classificações: conforme RESOLUÇÃO CONSEPE 27/99 MF: maior ou igual a 5,0 APROVADO MF: menor que 5,0 REPROVADO.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

O aluno precisa participar ativamente da disciplina, pois praticamente em todas as aulas o mesmo será avaliado e poderá ganhar ou perder pontos.

A avaliação do processo ensino-aprendizagem segue as seguintes resoluções da UFMT:

-Resolução Consepe n.º 63, de 24 de setembro de 2018. Dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

-Resolução Consepe n.º 26, de 25 de março de 2019. Dispõe sobre alteração na Resolução Consepe n.º 63/2018.

-Resolução Consepe n.º 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e Relatório de Notas nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

-Instrução Normativa PROEG n.º 001/2015. Dispõe sobre procedimentos a serem adotados para o preenchimento de formulário eletrônico de plano de ensino no âmbito dos cursos de graduação da UFMT.

-Resolução Consepe n.º 52, de 19 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento de Matrícula.

-Resolução Consepe n.º 32, de 15 de março de 1999. Altera a Resolução CONSEPE n.º 52/94.

-Resolução Consepe n.º 21, de 05 de abril de 2010. Dispõe sobre alteração na Resolução Consepe n.º 52, de 19 de dezembro de 1994.

-Resolução Consuni n.º 17, de 18 de novembro de 2004. Aprova o Regimento de Disciplina do Corpo Discente da Universidade Federal de Mato Grosso.

-Resolução Consepe-UFMT n.º 485, de 20 de Agosto de 2024Dispõe sobre alteração da Resolução Consepe-UFMT nº 388, de 28 de agosto de 2023, que aprova o Calendário Acadêmico da Universidade Federal de Mato Grosso, dos anos letivos 2024 e 2025, para os Campi Universitários do Araguaia, de Cuiabá, de Sinop e de Várzea Grande 

-Resolução Consepe-UFMT n.º 561, de 29 de maio de 2025. Dispõe aprovação do calendário acadêmico da UFMT, do ano letivo de 2025.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso