MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400833
Período: 20181
Turma: DIR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 96 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VALDEIR RIBEIRO DE JESUS
Status:
Homologado
Ementa
Teoria geral do Direito Processual Penal. Inquérito policial. Ação penal: pressupostos processuais. Questões e processos incidentes. Da prova. Liberdade e prisão: medidas cautelares de prisão e alternativas à prisão. Do chamamento a juízo. Sujeitos do Processo. Atos processuais. Sentença. Rito processual comum do juízo singular. Rito sumário e sumaríssimo. Procedimentos especiais. Tribunal do júri. Processos da competência dos Tribunais. Habeas corpus. Leis especiais: aspectos processuais. Processo de restauração de autos extraviados ou destruídos. Procedimento contra os menores de 18 anos. Das nulidades.
Justificativa
Formar profissionais aptos a defender os valores e princípios gerais do Direito, objetivando a justiça, a ética, a moral, a equidade, a igualdade e a liberdade; assumir cargos técnicos jurídicos nas diversas carreiras públicas ou privadas, sensíveis aos movimentos sociais e à dinâmica do direito, com raciocínio jurídico e reflexão crítica; desenvolver a reflexão científica motivadora da produção de conhecimentos jurídicos ensejadores de novos processos de criação do direito. Buscar uma visão atual e atuante do processo penal brasileiro com o enfrentamento de problemas atuais. Demonstrar como a matéria estudada está diretamente relacionada com o Direito Constitucional e demais princípios do Direito que o Brasil aderiu em tratados internacionais, tais como princípio da dignidade da pessoa humana e outros, o que se coaduna com o perfil de egresso almejado pelo Projeto Pedagógico do Curso.
Objetivo Geral
Oportunizar a compreensão do atual estado da arte da dogmática jurídica processual penal, bem como a reflexão no âmbito da aplicação crítica deste conhecimento.
Objetivos Específicos
1. Propiciar aos alunos total compreensão de conceitos básicos do processo, relacionando o processo penal com as demais ciências jurídicas, mormente o Direito Constitucional e o Direito Penal.
2. Familiarizar os acadêmicos com o inquérito policial, demonstrando suas características principais, procedimento e finalidade.
3. Possibilitar aos alunos identificar as várias espécies de ação penal, suas características e condições, analisando os sujeitos processuais e as exceções;
4. Fazer com que os discentes compreendam os institutos referentes às medidas cautelares processuais penais de privação de liberdade, bem como as não privativas de liberdade;
5. Fornecer aos alunos instrumentos para que possam compreender os meios de prova, apontando suas principais características e suas formalidades, inclusive.
6. Apontar aos acadêmicos as diversas hipóteses de nulidades.
Metodologia
Aulas expositivo-dialogadas, com eventual utilização de quadro/lousa, datashow e vídeo; debates e práticas investigativas (pesquisas doutrinárias e jurisprudenciais), bem como observação de atos processuais oficiais (audiências e sessão de júri), a apresentação de seminários capazes de demonstrar a reflexão crítica do(a) acadêmico(a) sobre os temas abordados e estudos de casos são elementos do contínuo processo de ensino-aprendizagem.
Avaliação
A avaliação é integrante do processo de ensino-aprendizagem e deve ser favorecedora do crescimento do aluno em termos de desenvolver o pensamento crítico e a habilidade de análise e reflexão sobre a ação desenvolvida, a partir de resultados parciais de avaliação, obtidos em momentos diferentes e via formas diversas que envolvam habilidades de comunicação oral e escrita, análise e julgamento de situação-problema.
Conforme o Sistema de Registro Acadêmico, uma única nota final e quantitativo de frequência/falta espelha o rendimento do discente no semestre letivo. Para o cálculo da nota final são consideradas todas as avaliações realizadas no semestre, de modo que o aluno será considerado aprovado se obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco) e apresentar um mínimo de 75% de frequência às aulas, nos termos do Projeto Político Pedagógico do Curso de Direito/CUA/UFMT e resoluções específicas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMT, e, ainda, decisões específicas do Colegiado de Curso.
Os instrumentos avaliativos utilizados são: provas individuais com questões objetivas e subjetivas - presenciais ou virtuais; seminários; trabalhos individuais e coletivos, escritos e orais, produzidos em sala e/ou extraclasse, e, resenhas de textos e livros específicos, e, observação de atos processuais (audiências e sessão de júri) relacionados à disciplina, com a possível inclusão de um artigo científico na temática da disciplina, observadas as normas da ABNT, na qualidade de instrumento avaliativo alternativo, a critério do professor. Cada espécie de instrumento avaliativo detém referência somativa de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, de forma que podem ser utilizados sozinhos (nota autônoma do instrumento) ou agrupados para expressão de uma nota, quando recebem pesos diferenciados, se o caso, tudo conforme pré-cronograma apresentado em sala.
Bibliografia
Básica
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Complementar
Referência
|
Existe na Biblioteca
|
Informações Adicionais
A bibliografia necessita de atualização constante para acompanhar modificações legislativas.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso