MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: DIREITO ESPECIAL I
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400842
Período: 20181
Turma: DIR
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: JOAO PAULO ALVES LACERDA
Status:
Homologado
Ementa
Princípios do Direito da Criança e do Adolescente. Proteção integral. Direito Fundamental. Menoridade e responsabilidade penal. Política de Atendimento. Atos infracionais. Medidas sócio- educativas. Justiçada infância e da Juventude. Ministério Público e Advogado. Procedimentos Crimes e infrações administrativas. Prevenção especial. Órgãos executivos de assistência ao menor. Princípios do Direito a Pessoa Idosa. Estatuto do Idoso.
Justificativa
Justifica-se o estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso, por se tratarem de avanços na legislação brasileira, no tocante à proteção deste grupo que precisa de tratamento diferenciado frente a maioria da população em razão da condição em que se encontram tendo em vista a idade.
Desse modo, o PPC do curso de graduação em Direito da UFMT/ICHS/CUA prevê o estudo deste conteúdo, levando-se em consideração a formação humanística almejada no PPC em seus objetivos.
Objetivo Geral
- Analisar os institutos jurídicos ligados à Assistência do menor (ECA) e do Idoso (Estatuto do Idoso), buscando compreender a estrutura adotada pela legislação, doutrina e jurisprudência pátrias.
Objetivos Específicos
- conhecer os princípios, normas, órgãos e procedimentos ligados ao menor no Brasil;
- identificar os princípios, normas e direitos básicos dos Idosos no Brasil.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
- Aulas expositivas dialogadas;
- Práticas de Leitura e Produção Textual (individual e em grupo);
- Pesquisa;
- Atividades extraclasse para fixação de conteúdos;
- Trabalhos acadêmicos individuais e em grupo;
- Palestra e discussão dirigida;
- Seminários e Debates;
- Outros que se fizerem necessários ao bom desempenho do processo de ensino-aprendizado.
Avaliação
Na avaliação deverão ser observados os seguintes critérios: organização lógica das ideias, clareza de expressão, domínio conceitual, coerência e adequação das respostas apresentadas às questões propostas, argumentação, fundamentação, respeitando as formas divergentes de perceber a realidade e favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico dentre outros.
As avaliações serão de forma contínua e aplicadas, de forma escrita, na modalidade múltipla escolha com fundamentação legal. Serão realizadas 03 (três) avaliações. A primeira avaliação com valor de 2,0 (dois) pontos, a segunda avaliação com valor de 2,0 (dois) pontos e a terceira avaliação com valor de 6,0 (seis) pontos, totalizando 10 pontos ao final do semestre letivo.
O processo avaliativo tem como norte a Resolução Consepe nº 27, de 01 de março de 1999.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso