MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000013   Período: 20181   Turma: DIR
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: LUCAS BARACHO SOUSA

Status: Homologado

Ementa

Linguagem brasileira de Sinais e a cultura do surdo. Níveis de formalidade e informalidade. Dactilologia e pronomes. Pronomes. Comparativos e verbos. Numeral monetário, ordinais e carnais. Adjetivos. Advérbios. Tipos de negação. Expressão facial gramatical.

Justificativa

A inclusão é um assunto bastante discutido na atualidade, bem como na área da Educação. As politicas educacionais tem se atentado bastante para isso, fato que representa grande conquista na vida do surdo. Todavia, percebe-se que ainda há despreparo da sociedade e dos profissionais da educação, no que se refere à inclusão, esse despreparo dar-se pelo fato da inclusão ainda estar em processo. Desta forma os conteúdos abordados nesta disciplina esclarecerá e contribuirá muito para o profissional atuante na docência, pois, o preparará para lhe dar de forma mais positiva com a cultura surdo e suas peculiaridades.

Objetivo Geral

Explicar o que é a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS em seu contexto histórico, social e Legal, reconhecendo os elementos que a constitui como Língua;
Reconhecer o sujeito surdo como possuidor de cultura, identidade própria;
Introduzir conceitos e fundamentos para abordagens em LIBRAS dos aspectos de formalidade e informalidade na comunicação.

Objetivos Específicos

Desenvolver um olhar reflexivo e respeitoso no que se refere às diferenças humanas;
Compreender a surdez enquanto cultura com suas características, especificidades e identidades;
Conhecer o processo histórico, social e educacional do surdo;
Reconhecer a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como Língua viva com gramática própria;
Conhecer, identificar e utilizar os aspectos gramaticais de LIBRAS no processo de construção de diálogos sinalizados;
Entender o recurso da datilologia, bem como, diferenciá-lo dos sinais soletrados;
Aprender o glossário básico da LIBRAS tais como: Pronomes. Comparativos e verbos. Numeral monetário, ordinais e cardinais. Adjetivos. Advérbios. Tipos de negação. Expressão facial gramatical.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• - Aulas expositivas.
• - Aulas práticas.
• - Diálogos em libras.
• - Leitura e análise de textos em LIBRAS
• - Seminários.
• - Apresentação de grupo e individual.
• - Filmes relacionados a realidade dos surdos.
• - Filmagem de atividades realizadas em sala de aula;
• - Dinâmicas de grupos.

Avaliação

A avaliação constituirá em prova escrita, prova prática, seminários e atividades tendo a nota distribuída da seguinte maneira:
1º Bimestre = 1 seminário no valor de 2,0 pontos, 02 atividades escritas valendo 0,5 cada e uma prova escrita valendo 7,0 totalizando 10,00 pontos.
2º Bimestre = 1 Seminário no valor de 2,0 pontos, duas atividades, escrita ou prática valendo 1,0 cada e uma prova prática valendo 6,0 pontos.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso