MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Práticas de Leitura e Produção de Textos
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000016
Período: 20181
Turma: D1
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 96 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SUSEILE ANDRADE SOUSA
Status:
Homologado
Ementa
A Linguagem. As funções da Linguagem. Leitura. Concepções de leitura. Texto. Texto e contexto. A produção do texto escrito. Os gêneros e tipos textuais. A produção do texto acadêmico: a paráfrase, o resumo e a resenha. Formas básicas de apresentação de textos originários de pesquisas científicas.
Justificativa
A função social da leitura e da escrita é fundamental, diante disso o primeiro intento, na formação dos discente do curso de Direito, é mostrar como essa função social da leitura e da escrita pode contribuir com a formação não somente acadêmica, mas também profissional.
Objetivo Geral
Proporcionar ao estudante do curso de Direito um aparato teórico e prático em relação à prática de leitura e à produção da escrita de diferentes textos e gêneros, bem como desenvolver sua capacidade de interpretação discursiva.
Objetivos Específicos
Mostrar a importância de cada um dos mecanismos que compõem um texto não só para a leitura e a compreensão, mas também para sua produção;
Levar o estudante a perceber a língua como um instrumento de interação social, a partir de atividades de leitura e discussões sobre temas voltados para a realidade do curso;
Compreender a importância da leitura sob várias concepções;
Expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
Interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social, num movimento de leitura e interpretação dos materiais fornecidos na disciplina, dos espaços e dos sujeitos no mundo.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Aulas expositivas, dialogadas e participativas;
Estudos em grupo;
Seminários;
Leitura de obras relacionado à leitura;
Dinâmicas em grupo;
Exposições e produções em grupo;
Atividades relacionadas ao conteúdo.
Avaliação
Os alunos serão avaliados da seguinte forma:
No primeiro bimestre: dois seminários, cada um no valor de 2,0 (dois) pontos; duas atividades escritas, cada uma no valor de meio ponto; uma avaliação escrita, no valor de 5,0 (cinco) pontos, totalizando 10 (dez) pontos no bimestre;
No segundo bimestre: 01 (um) seminário, no valor de 2,0 (dois) pontos; duas atividades escritas, no valor de meio ponto, cada uma; uma avaliação escrita, no valor de 7,0 (sete) pontos, totalizando 10 (dez) pontos no bimestre.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso