MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Práticas de Leitura e Produção de Textos
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000016   Período: 20181   Turma: D1
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SUSEILE ANDRADE SOUSA

Status: Homologado

Ementa

A Linguagem. As funções da Linguagem. Leitura. Concepções de leitura. Texto. Texto e contexto. A produção do texto escrito. Os gêneros e tipos textuais. A produção do texto acadêmico: a paráfrase, o resumo e a resenha. Formas básicas de apresentação de textos originários de pesquisas científicas.

Justificativa

A função social da leitura e da escrita é fundamental, diante disso o primeiro intento, na formação dos discente do curso de Direito, é mostrar como essa função social da leitura e da escrita pode contribuir com a formação não somente acadêmica, mas também profissional.

Objetivo Geral

Proporcionar ao estudante do curso de Direito um aparato teórico e prático em relação à prática de leitura e à produção da escrita de diferentes textos e gêneros, bem como desenvolver sua capacidade de interpretação discursiva.

Objetivos Específicos

Mostrar a importância de cada um dos mecanismos que compõem um texto não só para a leitura e a compreensão, mas também para sua produção;
Levar o estudante a perceber a língua como um instrumento de interação social, a partir de atividades de leitura e discussões sobre temas voltados para a realidade do curso;
Compreender a importância da leitura sob várias concepções;
Expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;
Interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social, num movimento de leitura e interpretação dos materiais fornecidos na disciplina, dos espaços e dos sujeitos no mundo.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas, dialogadas e participativas;
Estudos em grupo;
Seminários;
Leitura de obras relacionado à leitura;
Dinâmicas em grupo;
Exposições e produções em grupo;
Atividades relacionadas ao conteúdo.

Avaliação

Os alunos serão avaliados da seguinte forma:
No primeiro bimestre: dois seminários, cada um no valor de 2,0 (dois) pontos; duas atividades escritas, cada uma no valor de meio ponto; uma avaliação escrita, no valor de 5,0 (cinco) pontos, totalizando 10 (dez) pontos no bimestre;
No segundo bimestre: 01 (um) seminário, no valor de 2,0 (dois) pontos; duas atividades escritas, no valor de meio ponto, cada uma; uma avaliação escrita, no valor de 7,0 (sete) pontos, totalizando 10 (dez) pontos no bimestre.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso