MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400857   Período: 20182   Turma: DIR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GERALDA FATIMA DE SOUZA RODRIGUES

Status: Homologado

Ementa

Linguagem e semiologia: história e elementos – Usos da linguagem – Principais correntes da semiologia – Formas de argumentação – A nova retórica – Falácias não-formais e argumentos – As técnicas de argumentação nas práticas jurídicas. O senso comum teórico dos juristas: verdade e ideologia.

Justificativa

É necessário aprofundar questões relativas ao modo de organização e uso da linguagem em contextos jurídicos e suas implicações semântico-pragmáticas, observando as principais estratégias linguístico-argumentativas adotadas, bem como os reflexos desses usos em sistemas ideológicos mais amplos na interação sociocomunicativa.

Objetivo Geral

- Compreender como a linguagem jurídica é organizada em contextos de usos que visam à adesão do público, mediante o emprego de estratégias argumentativas específicas para essa finalidade, assim como também refletem sistemas ideológicos construídos na interação sociocomunicativa, a partir da pesquisa e análise de textos jurídicos.

Objetivos Específicos

- Compreender os princípios pragmáticos que regulam o uso da linguagem jurídica em determinados contextos sociocomunicativos;
- Discutir as principais estratégias argumentativas adotadas na linguagem jurídica com vistas à persuasão do público;
- Identificar os principais equívocos na argumentação em contextos de usos formais da linguagem jurídica, tanto na modalidade oral quanto escrita da língua.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas por meio de discussão de textos teóricos em sala de aula e estudos de caso, a fim de aplicar os pressupostos e conceitos teóricos discutidos em sala. Serão realizados debates e seminários, com o propósito de aplicar as técnicas e estratégias argumentativas tanto na modalidade oral quanto escrita da língua, conforme os padrões da linguagem jurídica. Destacar-se-á também a realização de pesquisa de campo que resultará no trabalho final da disciplina.

Avaliação

A avaliação será contínua e participativa, durante a qual serão considerados os seguintes critérios: (i) participação nas aulas teóricas e realização de atividades práticas; (ii) compreensão e domínio de conceitos teóricos aplicados à análise de estudos de casos, e (iii) reflexão e aplicação dos conhecimentos teóricos nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, ainda serão realizadas atividades de produção escrita e a produção de um artigo para conclusão da disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso