MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71500009   Período: 20182   Turma: DIR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARCEL CARLOS LOPES FELIX

Status: Homologado

Ementa

Direito do Consumidor: histórico. Conceito. Fontes. Convenção Coletiva de Consumo. Relação de Consumo: caracterização. Princípios Constitucionais. Conceitos de relação de consumo, consumidor, fornecedor, produtos e serviços. A Política Nacional de Relações de Consumo e seu sistema de execução. Direitos Básicos do Consumidor. Deveres dos Fornecedores. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. Responsabilidade da Pessoa Jurídica. Decadência e Prescrição. As práticas comerciais. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastros dos consumidores. A proteção contratual. Cláusulas abusivas. Contratos de adesão. Sanções administrativas: competências e espécies de sanções. Crimes contra as relações de consumo. Aspectos processuais da defesa do consumidor. Ônus da prova. Ações coletivas. Interesses individuais Homogêneos. Coisa julgada.

Justificativa

A abrangência do direito do consumidor é inavaliável e incomensurável. Porque esse direito extrapola a esfera das obrigações para ir ao plano existencial, numa realidade contextualizada pelos direitos humanos. Além disso, todas as pessoas são consumidoras, o que reflete a importância da disciplina.

Objetivo Geral

analisar os institutos jurídicos pertinentes ao Direito do Consumidor tanto do ponto de vista teórico como prático.

Objetivos Específicos

- conhecer os conceitos, direitos e deveres relacionados aos consumidores e aos fornecedores;
- identificar como se dá a Política Nacional de Relações de Consumo e a responsabilidade civil dentro da seara consumerista;
- compreender os institutos processuais civis, penais, administrativos e coletivos aplicados ao Direito do Consumidor.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas expositivas dialogadas;
- Práticas de Leitura e Produção Textual (individual e em grupo);
- Pesquisa;
- Atividades extraclasse para fixação de conteúdos;
- Trabalhos acadêmicos individuais e em grupo;
- Palestra e discussão dirigida;
- Seminários e Debates;
- Petições e Artigo Científico;
- Outros que se fizerem necessários ao bom desempenho do processo de ensino-aprendizado.

Avaliação

Na avaliação deverão ser observados os seguintes critérios: organização lógica das ideias, clareza de expressão, domínio conceitual, coerência e adequação das respostas apresentadas às questões propostas, argumentação, fundamentação, dentre outros.
A avaliação será de forma contínua e será aplicada 01 (uma) avaliação, com valor de 6,0 (seis) pontos e os 4,0 (quatros) pontos restantes serão distribuídos, durante o transcorrer da disciplina, entre petições, trabalhos escritos ou não, apresentados ou não, extraclasse ou não, além da presença e participação em sala de aula, dentre outros. O modo avaliativo poderá ser feito de forma escrita e/ou oral e poderá ser requerida a confecção de artigo científico ao final do semestre.
O processo avaliativo tem como norte a Resolução Consepe nº 27, de 01 de março de 1999.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso