MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: HISTÓRIA DO DIREITO
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400818   Período: 20191   Turma: DIR
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: BRUNA SILVEIRA RONCATO AGUIAR

Status: Homologado

Ementa

História do Pensamento jurídico. Cultura jurídica no Oriente. O Direito na civilização grego-romana. O fenômeno jurídico na Idade Média. Direito, Estado moderno e ascensão do capitalismo. Trajetória do pensamento jurídico contemporâneo. Cultura jurídica no Brasil. Tradição jusnaturalista. A crítica jurídica no pensamento da modernidade. Correntes crítico alternativas no Brasil.

Justificativa

A disciplina de História do Direito tem como enfoque e objetivo geral a compreensão da formação histórica do pensamento jurídico no Brasil e no mundo.
Constitui disciplina essencial na formação do jurista, por lhe possibilitar ferramentas e subsídios para uma compreensão abrangente do fenômeno jurídico, que leve em conta o processo histórico de formação das instituições e dos atores sociais dos quais emanam as normas positivadas

Objetivo Geral

Compreender a formação histórica do pensamento jurídico no Brasil e no mundo.

Objetivos Específicos

Analisar o processo de estruturação do pensamento jurídico.
Estudar a evolução do pensamento jurídico ocidental;
Examinar a estrutura jurídica formada pelo capitalismo;
Observar os ditames naturalistas e positivistas.
Refletir sobre a escola crítica do direito.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, buscando a participação dos alunos na construção do conhecimento. O conteúdo da aula poderá ser complementado por leituras indicadas ao longo do semestre, ou especificamente, em classe.

Avaliação

A avaliação será processo contínuo, que buscará reconhecer e favorecer as aptidões de cada aluno e levar em conta seu esforço individual, sua assiduidade e sua participação nas aulas. O aluno será avaliado também através de provas escrita e oral, trabalhos individuais e atividades em grupo.
Uma avaliação individual e sem consulta a material bibliográfico, contendo questões objetivas e subjetivas e de peso 3.0 (três).
Uma avaliação individual e sem consulta a material bibliográfico, contendo questões objetivas e subjetivas e de peso 4.0 (quatro).
4 atividades avaliativas, contendo debate e redação sobre bibliografia previamente determinada, cada uma com peso 0.5 (meio).
1 seminário, com peso 1.0 (um).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso