MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Práticas de Leitura e Produção de Textos
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000016   Período: 20191   Turma: DIR
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SUSEILE ANDRADE SOUSA

Status: Homologado

Ementa

A Linguagem. As funções da Linguagem. Leitura. Concepções de leitura. Texto. Texto e contexto. A produção do texto escrito. Os gêneros e tipos textuais. A produção do texto acadêmico: a paráfrase, o resumo e a resenha. Formas básicas de apresentação de textos originários de pesquisas científicas.

Justificativa

A Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos (PLPT) tem como objeto central de discussões a Linguagem. A Linguagem como base da essência humana. A Linguagem como Conhecimento e Comunicação. Assim, essa disciplina é trabalhada numa perspectiva de possibilitar aos estudantes a compreensão da Linguagem e as suas funções na vida dos indivíduos, em suas várias possibilidades de enunciação e considerando a contextualização desses enunciados. Além de possibilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, escrever e ler

Objetivo Geral

Espera-se que ao final dessa unidade temática, Prática de Leitura e Produção de Textos, o aluno tenha subsídios teóricos e práticos para se tornar um leitor autônomo e um produtor competente de textos

Objetivos Específicos

. Compreender o que é Linguagem e o seu relacionamento com a produção do conhecimento e quais são as suas funções;
. Relacionar a Linguagem e a Leitura, compreendendo concepções e níveis de leitura e as habilidades da Linguagem: falar, ouvir, ler e escrever;
. Observar e compreender o sentido das palavras nos textos, em termos de conotação e denotação;
. Entender o que é um texto, bem como a relação entre texto e contexto e seus interlocutores;
. Conhecer, compreender e utilizar diretrizes gerais para a leitura, análise e interpretação de textos;
. Conhecer e redigir textos em variados gêneros e tipologias;
. Conhecer e produzir alguns textos acadêmicos: paráfrase, resumo, resenha.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

. Leituras
. Aulas expositivas e dialogadas
. Trabalhos em pequenos e grandes grupos
. Seminários

Avaliação

O Processo de Avaliação, nesta disciplina, seguirá a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

. Os alunos serão avaliados da seguinte forma:
- No primeiro bimestre:
a) um seminário, sobre as Funções da Linguagem,no valor de 1,5 (um e meio) pontos e um seminário sobre o Livro "O que é Leitura", de Maria Helena Martins, no valor de 1,5 (um e meio) ponto;
b) uma atividade escrita, individual, no valor de 2,0 (dois) pontos;
c) uma avaliação escrita (Estudo dirigido ou prova), no valor de 5,0 (cinco) pontos, totalizando 10 (dez).

- No segundo bimestre:
a) 01 (um) seminário, no valor de 2,0 (dois) pontos;
b) uma atividade prática da disciplina, no valor de 3,0 (três) pontos;
c) uma avaliação escrita (Estudo dirigido ou prova), no valor de 3,0 (três) pontos;
d) participação, com apresentação de trabalho, na semana de realização da Prática como Componente Curricular, no valor de 2,0 (dois) pontos, totalizando 10 (dez).
Leitura obrigatória do livro (Quadrinho): Persépolis Completo. Autora - Marjane Satrapi. Editora: Cia da Letras. 2007.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso