MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: DIREITO ESPECIAL II
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400847   Período: 20192   Turma: D1
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: BRUNA SILVEIRA RONCATO AGUIAR

Status: Homologado

Ementa

Direitos Humanos: conceito, princípios, evolução histórica, fundamentos, teorias, características, deveres básicos, objeto, conteúdo, classificação, garantias. Direitos Humanos: Sistemas Universal e Regionais. Direito e gênero; aspectos históricos e epistemológicos. Direito à diferença e exercício da sexualidade. Diversidade sexual e preconceito.A defesa dos direitos da mulher em Juízo. A discriminação de gênero e as diversas formas de violência contra a mulher no ordenamento jurídico. Mecanismos jurídicos de proteção à mulher contra a violência intrafamiliar e sexual. Tratados, convenções e leis de proteção á mulher. Lei Maria da Penha.

Justificativa

Justifica-se a disciplina, sua ementa e seus conteúdos articulados como se denota da ementa pela importância do estudo dos Direitos Humanos e a proteção da mulher em sua teoria e prática tem para os acadêmicos do Curso de Graduação em Direito, bem como para a sociedade como um todo, em total alinhamento com o Projeto Pedagógico do Curso de Direito, sobretudo o perfil do egresso.

Objetivo Geral

Compreender os Direitos Humanos em suas diversas características, conceitos e aplicações teóricas e práticas em contexto geral, assim como em discussões de gênero e proteção à mulher, considerando o arcabouço legislativo, doutrinário e jurisprudencial em âmbito internacional e interno, além das políticas públicas destinadas às questões de gênero e sexualidade.

Objetivos Específicos

1) Analisar os Direitos Humanos em seus aspectos teóricos como ponto de partida para o aprofundamento das discussões no campo prático, com reflexões pontuais e atuais;
2) Compreender a proteção internacional dos Direitos Humanos, nos seus sistemas Universal e Regionais, assim como a incorporação desses documentos internacionais no nosso âmbito jurídico interno;
3) Conhecer o arcabouço legislativo, doutrinário e jurisprudencial acerca dos Direitos Humanos e seus reflexos nas políticas públicas de proteção;
3) Estudar no âmbito teórico e prático o direito à diferença em relação a questões de gênero e sexualidade;
4) Discutir as formas de discriminação quanto às questões de gênero, bem como os meios legais para combatê-la, bem como os mecanismos de proteção à mulher;
5) Refletir sobre a Lei Maria da Penha, sua aplicabilidade, efetividade, envolvendo aspectos teóricos e práticos em sala de aula.
6) Incentivar a elaboração de ações/movimentos de .proteção da mulher, nos campos da pesquisa e extensão, garantindo, assim, a sua indissocialidade com o ensino, permitindo as discussões e o fomente ao debate crítico, bem como o papel do Estudante de Direito e cidadão.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas terão caráter expositivo-dialogado, considerada também a participação efetiva do aluno que, com o acompanhamento da doutrina e legislação, poderá pontuar suas críticas e, assim, refletir sobre o conteúdo ministrado. Tudo isso deverá ser subsidiado, também, pela apresentação de seminários capazes de demonstrar a reflexão crítica do acadêmico sobre os temas abordados, além da leitura e reflexão de textos e casos práticos, como entendimentos jurisprudenciais.

Avaliação

A avaliação compreenderá uma prova escrita de caráter objetivo e dissertativo (com valor e peso igual a 4.0), uma prova escrita de caráter dissertativo e objetivo (com valor e peso igual a 3.0), apresentação de seminários sobre um dos conteúdos programáticos da ementa (valor e peso igual a 2.0) e dois trabalhos escritos com consulta (com valor e peso igual a 0.5 cada um).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Os demais materiais serão oferecidos pela docente responsável pela disciplina aos acadêmicos, tais como textos, tratados internacionais, leis entre outros que darão suporte ao aprendizado dentro e fora de sala de aula.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso