MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: LINGUAGEM E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400857   Período: 20192   Turma: D2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: SIMONE APARECIDA DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Linguagem e semiologia: história e elementos – Usos da linguagem – Principais correntes da semiologia – Formas de argumentação – A nova retórica – Falácias não-formais e argumentos – As técnicas de argumentação nas práticas jurídicas. O senso comum teórico dos juristas: verdade e ideologia.

Justificativa

É necessário aprofundar questões relativas ao modo de organização e uso da linguagem em contextos jurídicos e suas implicações semântico-pragmáticas, observando as principais estratégias linguístico-argumentativas adotadas, bem como os reflexos desses usos em sistemas ideológicos mais amplos na interação sociocomunicativa.

Objetivo Geral

- Compreender como a linguagem jurídica é organizada em contextos de usos que visam à adesão do público, mediante o emprego de estratégias argumentativas específicas para essa finalidade, assim como também refletem sistemas ideológicos construídos na interação sociocomunicativa, a partir da pesquisa e análise de textos jurídicos.

Objetivos Específicos

- Compreender os princípios pragmáticos que regulam o uso da linguagem jurídica em determinados contextos sociocomunicativos;
- Discutir as principais estratégias argumentativas adotadas na linguagem jurídica com vistas à persuasão do público;
- Identificar os principais equívocos na argumentação em contextos de usos formais da linguagem jurídica, tanto na modalidade oral quanto escrita da língua.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão desenvolvidas por meio de discussão de textos teóricos em sala de aula e estudos de caso, a fim de aplicar os pressupostos e conceitos teóricos discutidos em sala. Serão realizados debates e seminários, com o propósito de aplicar as técnicas e estratégias argumentativas tanto na modalidade oral quanto escrita da língua, conforme os padrões da linguagem jurídica. Destacar-se-á também a realização de pesquisa de campo que resultará no trabalho final da disciplina.

Avaliação

A avaliação será contínua, formativa, somativa e participativa, durante a qual serão considerados os seguintes critérios: (i) participação nas aulas teóricas e realização de atividades práticas; (ii) compreensão e domínio de conceitos teóricos aplicados à análise de estudos de casos, e (iii) reflexão e aplicação dos conhecimentos teóricos nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Além disso, ainda serão realizadas atividades de produção escrita e apresentação oral de trabalho (seminário) durante e para conclusão da disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso