MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71500005   Período: 20192   Turma: D2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 30 horas   Carga Horária Prática: 50 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ALEXANDRE FERNANDES SILVA

Status: Homologado

Ementa

Crime: Recursos. Apelação. Embargos Infringentes de Nulidade. Carta Testemunhável. Recurso extraordinário e especial. Incidentes de execução. Juri. Cível: Elaboração de petição inicial. Contestação. Recursos. Ação Rescisória. Execução de Sentença. Trabalhista: Recursos. Execução. Administrativo: elaborar defesa de processo Administrativo. Participação efetiva no acompanhamento de processos na Justiça do 1º e 2º Graus.

Justificativa

Tendo em conta os inúmeros desafios que o campo criminal expõe, notadamente por envolver discursos que tensionam bens jurídicos indisponíveis, faz-se indispensável que os discentes saibam lidar com os problemas submersos na práxis forense, manejando os instrumentos inscritos no ordenamento jurídico para salvaguardar direitos e garantias fundamentais.

Objetivo Geral

Propiciar o acesso dos discentes à experiência prática concretizada pelo direito criminal, mediando tal itinerário com expedientes críticos que possibilitem não apenas a apreensão do objeto e atuação na práxis, mas também o fomento de um itinerário que os habilite a identificar e situar os discursos e efeitos dos processos criminalização.

Objetivos Específicos

1. Demonstrar o modo que as agências de criminalização atuam, instigando não só uma leitura descritiva, senão também prescritiva da prática penal.
2. Estudar a forma de elaboração das peças criminais, perquirindo as noções gerais do direito penal e processual penal, cotejando-as com eventuais teses defensivas.
3. Investigar as medidas cabíveis à luz dos litígios simulados e da prática real auferida na prestação do serviço de assistência jurídica gratuita do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O conteúdo programático será delineado por meio da metodologia dizente com inversão da sala de aula, colocando à disposição dos discentes, antecipadamente, problemas concretos que serão colmatados em classe, fomentando um aprendizado ativo, mediado por exposições que dialoguem com as experiências concretas dos alunos(as).
Ademais, ao lado do auxílio nas demandas práticas, poderão ser disponibilizadas questões, exercícios e aulas na modalidade a distância (plataforma “AVA”), com fincas na Portaria n. 1.428 do MEC, de 28 de dezembro de 2018.

Avaliação

No decorrer do semestre, o discente será submetido a avaliações continuadas, que totalizam 10 (dez) pontos, compostos, especificamente, por:

* Pontualidade, responsabilidade, pertinência temática da participação, assiduidade das intervenções em sala de aula e qualidade na prestação do serviço do NPJ (2 pontos);
* Acompanhamento de 04 (quatro) audiências de instrução e julgamento criminais e 01 (um) Júri (1 ponto);
* Confecção das peças processuais lançadas em sala de aula (3 pontos);
* Entrega de relatório final sobre um litígio concreto balizado pelo discente (1 ponto);
* Avaliação final (3 pontos).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso