MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: DIREITO DAS RELAÇÕES DE CONSUMO
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71500009   Período: 20192   Turma: D1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VANESSA SIQUEIRA MELO

Status: Homologado

Ementa

Direito do Consumidor: histórico. Conceito. Fontes. Convenção Coletiva de Consumo. Relação de Consumo: caracterização. Princípios Constitucionais. Conceitos de relação de consumo, consumidor, fornecedor, produtos e serviços. A Política Nacional de Relações de Consumo e seu sistema de execução. Direitos Básicos do Consumidor. Deveres dos Fornecedores. Responsabilidade pelo fato do produto e do serviço. Responsabilidade por vício do produto e do serviço. Responsabilidade da Pessoa Jurídica. Decadência e Prescrição. As práticas comerciais. Práticas abusivas. Cobrança de dívidas. Bancos de dados e cadastros dos consumidores. A proteção contratual. Cláusulas abusivas. Contratos de adesão. Sanções administrativas: competências e espécies de sanções. Crimes contra as relações de consumo. Aspectos processuais da defesa do consumidor. Ônus da prova. Ações coletivas. Interesses individuais Homogêneos. Coisa julgada.

Justificativa

A abrangência do direito do consumidor é inavaliável e incomensurável. Porque esse direito extrapola a esfera das obrigações para ir ao plano existencial, numa realidade contextualizada pelos direitos humanos. Além disso, todas as pessoas são consumidoras, o que reflete a importância da disciplina.

Objetivo Geral

Analisar os institutos jurídicos pertinentes ao Direito do Consumidor tanto do ponto de vista teórico como prático.

Objetivos Específicos

- conhecer os conceitos, direitos e deveres relacionados aos consumidores e aos fornecedores;
- identificar como se dá a Política Nacional de Relações de Consumo e a responsabilidade civil dentro da seara consumerista;
- compreender os institutos processuais civis, penais, administrativos e coletivos aplicados ao Direito do Consumidor.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será ministrada por meio de aulas expositivas e dialogadas, procurando sempre não perder de vista a aplicação da teoria com a prática. As aulas serão mescladas com atividades práticas, com dinâmicas em grupo e exercícios resolvidos em sala de aula, bem como elaboração de pesquisas e leituras serão efetuados pelos estudantes fora do horário das aulas. Serão trabalhadas atividades presenciais e também haverá o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem para coleta e submissão das atividades.
O principal objetivo se dá no diálogo entre professor e aluno de modo a provocar o pensamento crítico do acadêmico. Utilizar-se-á, sempre que possível, recursos adicionais, de mídia ou tecnologia com fim de dinamizar o aprendizado em sala, despertando o estudante para além dos modelos tradicionais na construção do saber. A metodologia será acompanhada de doutrinas de base, bem como legislação correlata e artigos voltados a disciplina ministrada.

Avaliação

Na avaliação deverão ser observados os seguintes critérios: organização lógica das ideias, clareza de expressão, domínio conceitual, coerência e adequação das respostas apresentadas às questões propostas, argumentação, fundamentação, dentre outros.

A avaliação será de forma contínua e será aplicada 01 (uma) avaliação, com valor de 5,0 (cinco) pontos e os 5,0 (cinco) pontos restantes serão distribuídos, durante o transcorrer da disciplina, entre petições, trabalhos escritos ou não, apresentados ou não, extraclasse ou não, além da presença e participação em sala de aula, dentre outros. O modo avaliativo poderá ser feito de forma escrita e/ou oral e poderá ser requerida a confecção de artigo científico ou resumo expandido ao final do semestre.

O processo avaliativo tem como norte a Resolução Consepe nº 27, de 01 de março de 1999.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso