MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PRÁTICA JURÍDICA IV
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71500010   Período: 20192   Turma: D2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 30 horas   Carga Horária Prática: 50 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROBERTA CORAZZA DE TOLEDO RIBEIRO

Status: Homologado

Ementa

Prática Real: Atendimento aos assistidos e acompanhamento processual. Prática Simulada e Teórica: Tutela Coletiva de Direitos. Ação Civil Pública. O Interesse Individual. Os Interesses Coletivos. Os Interesses. Legitimação para agir. Os Co-Legitimados Ativos. O Procedimento na Ação Civil Pública. Coisa Julgada nas Ações Coletivas. Ação Popular. Mandado de Segurança Coletivo. Mandado de injunção. Ações Constitucionais.

Justificativa

A disciplina é de fundamental importância por tratar de interesses e ações de cunho coletivo em sentido "lato", que priorizam o bem comum, em detrimento dos interesses individuais, num momento jurídico - político de interpretações legais e elaboração de leis cada vez mais restritivas de direitos, em prol de interesses meramente individuais. Neste sentido, possibilitar o debate, analisar a evolução das decisões e da criação de leis, capacitar o acadêmico para a elaboração e utilização de ações coletivas, são atitudes de resistência e luta pelo Direito e pela Justiça, formando egressos competentes para atuar na defesa da sociedade,da ética e dos direitos humanos e difusos, comprometidos com a promoção da paz, da solidariedade e da cidadania.

Objetivo Geral

Compreender a prática jurídica através do exercício do Estágio Supervisionado, associando o aprendizado teórico das disciplinas estudadas ao longo do curso, com o estudo dos Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, considerando seus fenômenos de Constitucionalização, à prática do exercício profissional forense, bem como à promoção do raciocínio lógico e análise crítica das questões coletivas no sentido "lato", levantadas ao longo das experiências reais e simuladas propostas.

Objetivos Específicos

1) Compreender a sistemática do exercício profissional forense e a promoção de discussões inerentes;
2) Identificar os institutos jurídicos teóricos por meio de práticas jurídicas simuladas e reais em sua operacionalidade vigente;
3) Desenvolver o senso crítico do aluno sobre possíveis questões levantadas em casos concretos durante o exercício da prática forense no estágio supervisionado e as correspondentes habilidades para a propositura de atitudes a serem tomadas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será ministrada por meio de metodologia eminentemente prática, sob a dinâmica de orientação, supervisão e avaliação das atividades profissionais desenvolvidas pelos estagiários. Todavia, também abordará os aspectos teóricos da temática tratada, através do estudo e debates.
Também serão propostas as seguintes atividades:
PRÁTICA JURÍDICA REAL: prestação de serviço de atendimento jurídico gratuito aos assistidos do Núcleo de Prática Jurídica; a análise de casos reais e a adoção de medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis; a análise, acompanhamento e atuação forense em processos reais sob tramitação jurisdicional; a participação em audiências; a utilização de legislações, doutrinas e jurisprudências, entre outras fontes do direito, para cumprir da melhor forma possível com seu papel de defender os direitos e interesses de seus assistidos.

AULA TEÓRICA E PRÁTICA JURÍDICA SIMULADA: com carga horária de 2 horas semanais, que trabalhará, em sala, através de aula expositiva dialogada e de debates, o desenvolvimento dos conhecimentos teóricos pertinentes à temática abordada, bem como da elaboração das principais peças processuais para defesa dos interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos, simulando casos e atos capazes de exigir soluções jurídicas a serem desenvolvidas pelo estagiário sob a dinâmica da prática forense, possibilitando, também, o desenvolvimento analítico e crítico das diferentes situações problemas que podem ser encontradas na realidade.

Avaliação

A avaliação será contínua, ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração, especialmente: a participação nas aulas teóricas e nos debates, a assiduidade e pontualidade, o cuidado no acompanhamento das publicações e andamentos processuais dos processos que estiverem sob os cuidados do acadêmico, o bom atendimento aos assistidos, a qualidade e tempestividade das peças reais e simuladas elaboradas, o atendimento às orientações, a presença nas audiências, a organização das pastas e os devidos registros.
A pontuação será distribuída nas seguintes atividades:
ATIVIDADE PONTUAÇÃO
Elaboração de 4 peças simuladas - 4 pontos
Acompanhamento de 3 audiências 3 pontos (1 ponto cada)
Pontualidade, organização e atendimento no NPJ - 2 pontos
Relatório final de processo real - 1 ponto
TOTAL 10 pontos

Os prazos das atividades serão estabelecidos com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.
As atividades remetidas após o prazo estipulado não serão aceitas, exceto nos casos previstos na legislação.
Caso o(a) discente exceda o prazo processual que tenha ficado responsável no NPJ, estará reprovado(a) na disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso