MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA AO DIREITO
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71500001
Período: 20201
Turma: D1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MAURICIO DA SILVA GUEDES
Status:
Homologado
Ementa
Psicologia enquanto ciência. Principais abordagens em psicologia. Objeto e área de aplicação. Psicologia Jurídica: Conceito. Origem e evolução histórica. Psicologia Jurídica e o Direito de Família. Psicologia Jurídica e o Direito Penal. Psicologia Jurídica e a violência doméstica. Psicologia jurídica e sua interface com os Diretos Humanos.
Justificativa
A Psicologia Aplicada ao Direito faz parte da formação de área do curso e se propõe a oferecer ao acadêmico os pressupostos teóricos e metodológicos da psicologia como ferramenta para a compreensão do comportamento humano nas diversas áreas de atuação do Direito.
Acresce que diante do contexto especial de Pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais, este componente curricular será ofertado por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino. (Resolução Consepe nº 87/2020)
Objetivo Geral
Apresentar e desenvolver as principais teorias da Psicologia para auxiliar o acadêmico do curso de Direito na melhor compreensão do comportamento humano.
Objetivos Específicos
1. Conhecer, identificar e analisar a influência, a importância e a contribuição dos campos científicos da Psicologia junto às áreas e questões da ciência do Direito.
2. Apresentar os aspectos históricos e metodológicos da psicologia como ciência e definir a Psicologia Jurídica como área do conhecimento complementar.
3. Abordar e problematizar a dimensão do fenômeno psíquico (cognitivo; afetivo; relacional) presente no contexto judiciário.
4. Conhecer e debater criticamente os temas abordados pela Psicologia Jurídica.
5. Analisar as consequências das ações jurídicas sobre o indivíduo e sociedade a partir das contribuições da ciência psicológica.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais, a saber:
a) Aulas síncronas por meio do BigBlueButton (AVA) ou Googlemeet;
b) Aulas assíncronas a serem disponibilizadas no AVA institucional;
c) Resolução de atividades no AVA institucional;
d) Materiais didáticos disponibilizados no AVA institucional.
Para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra a contento, serão utilizadas as seguintes estratégias:
• Aulas expositivas e dialogadas sobre o conteúdo programático (Plano de Ensino);
Para tanto, espera-se que os(as) alunos(as):
• Assistam/participem das aulas síncronas
• Leiam e assistam o material disponibilizado; e
• Realizem as atividades solicitadas.
Avaliação
A disciplina terá duas avaliações com o valor máximo de 10 pontos cada uma delas:
1 - Avaliação continuada (0-10): pequenas atividades semanais, como a resolução de questões no AVA institucional e a produção de texto a partir da leitura de artigos. Essas atividades poderão ser realizadas de forma individual ou em grupo e valerão de 0 até 3 pontos.
2 – Apresentação de Seminário (0-10): consistirá na elaboração de um trabalho escrito (0 a 7 pontos) e na apresentação deste na forma de seminário (0 a 3 pontos). Atividades realizadas preferencialmente em grupo e sobre um tema que reúna aspectos da Psicologia e do Direito.
As duas avaliações serão somadas e divididas por dois para extrair a média. Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver média final (MF) igual ou superior a 5,0
(Resolução Consepe Nº 63/2018 - Resolução Consepe N° 26/2019 - Resolução Consepe Nº 87/2020)
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Dada a limitação e a defasagem dos títulos presentes na biblioteca do Campus, referentes à disciplina, o professor adota diversos artigos atualizados que abordam subjetividade e justiça.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso