MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Práticas de Leitura e Produção de Textos
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000016   Período: 20201   Turma: D1
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: IVERTON GESSE RIBEIRO GONCALVES

Status: Homologado

Ementa

A Linguagem. As funções da Linguagem. Leitura. Concepções de leitura. Texto. Texto e contexto. A produção do texto escrito. Os gêneros e tipos textuais. A produção do texto acadêmico: a paráfrase, o resumo e a resenha. Formas básicas de apresentação de textos originários de pesquisas científicas.

Justificativa

A Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos (PLPT) tem como objeto central de discussões a Linguagem. A Linguagem como base da essência humana. A Linguagem como Conhecimento e Comunicação. Assim, essa disciplina é trabalhada numa perspectiva de possibilitar aos estudantes a compreensão da Linguagem e as suas funções na vida dos indivíduos, em suas várias possibilidades de enunciação e considerando a contextualização desses enunciados. Além de possibilitar o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas: falar, ouvir, escrever e ler

Objetivo Geral

Espera-se que ao final dessa unidade temática, Prática de Leitura e Produção de Textos, os estudantes tenham subsídios teóricos e práticos para se tornarem leitores autônomos e produtores competentes de textos

Objetivos Específicos

Compreender o que é Linguagem e o seu relacionamento com a produção do conhecimento e quais são as suas funções;
. Relacionar a Linguagem e a Leitura, compreendendo concepções e níveis de leitura e as habilidades da Linguagem: falar, ouvir, ler e escrever;
. Observar e compreender o sentido das palavras nos textos, em termos de conotação e denotação;
. Entender o que é um texto, bem como a relação entre texto e contexto e seus interlocutores;
. Conhecer, compreender e utilizar diretrizes gerais para a leitura, análise e interpretação de textos;
. Conhecer e redigir textos em variados gêneros e tipologias;
. Conhecer e produzir alguns textos acadêmicos: paráfrase, resumo, resenha.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

. Leituras e Produções Textuais orais e escritos
. Aulas expositivas e dialogadas
. Trabalhos em pequenos e grandes grupos, digitais e manuscritos
. Seminários

Avaliação

O Processo de Avaliação, nesta disciplina, seguirá a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

. Os alunos serão avaliados da seguinte forma: (avaliação processual, contínua simultânea e concomitante às atividades diárias) podendo seguir os seguintes passos:

a) um seminário, sobre as Funções da Linguagem,no valor de 1,5 (um e meio) pontos e um seminário sobre o Livro "O que é Leitura", de Maria Helena Martins, no valor de 1,5 (um e meio) ponto;
b) uma atividade escrita, individual, no valor de 2,0 (dois) pontos;
c) uma avaliação escrita (Estudo dirigido ou prova), no valor de 5,0 (cinco) pontos, totalizando 10 (dez).

a) 01 (um) seminário, no valor de 2,0 (dois) pontos;
b) uma atividade prática da disciplina, no valor de 3,0 (três) pontos;
c) uma avaliação escrita (Estudo dirigido ou prova), no valor de 3,0 (três) pontos;
d) participação, com apresentação de trabalho, na semana de realização da Prática como Componente Curricular, no valor de 2,0 (dois) pontos, totalizando 10 (dez).
Leitura obrigatória do livro (Quadrinho): Persépolis Completo. Autora - Marjane Satrapi. Editora: Cia da Letras. 2007.

Considerando que a participação e presenças diárias são impressíveis para esse formato avaliativo.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso