MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Práticas de Leitura e Produção de Textos
Curso: Graduação Em Direito, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72000016   Período: 20201   Turma: D2
Unidade Ofertante: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CUA
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: LENNIE ARYETE DIAS PEREIRA BERTOQUE

Status: Homologado

Ementa

A Linguagem. As funções da Linguagem. Leitura. Concepções de leitura. Texto. Texto e contexto. A produção do texto escrito. Os gêneros e tipos textuais. A produção do texto acadêmico: a paráfrase, o resumo e a resenha. Formas básicas de apresentação de textos originários de pesquisas científicas.

Justificativa

A disciplina "Prática de Leitura e Produção de Textos" (PLPT) tem como objeto central as discussões e aplicações sobre e com a linguagem, que é um processo de interação social. Dentro desse processo, há a língua (sistema linguístico), que instrumentaliza e intermedeia também as relações sociais. A relação entre língua e discurso, abordados na disciplina, permitirá a ampliação de técnicas de análise linguística e de compreensão e interpretação de textos, a fim de promover ações direcionadas e pontuais de produção de textos, considerando-se os contextos comunicativos específicos e amplos.

Considerando-se o período de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, este componente será realizado com base na Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020.

Objetivo Geral

O objetivo desta disciplina é proporcionar técnicas e práticas de leitura e de produção de textos, a fim de que o(a) acadêmico(a) aperfeiçoe sua análise (leitura de mundo) e sua construção textual (organização da língua gramática para produzir efeitos de sentido específicos).

Objetivos Específicos

I - Em nível de conhecimento:
a) compreender, de modo geral, e distinguir o que é “ciência”, “linguagem” e “língua”;
b) compreender que os “textos” são tecidos/elaborados com base em perspectivas;
c) compreender que a materialidade linguística (construção de frases, orações e períodos, textos) está a serviço dos falantes e possibilita a produção de efeitos de sentido (discurso) diversos, conforme o contexto sociocomunicativo, logo, a compreensão do texto se dá a partir da inter-relação dos níveis pragmático-discursivo, semântico e morfossintático; e
d) compreender as distinções entre “regra” e “regularidades” na língua.

II - Em nível de aplicação:
a) ler e produzir textos e comunicações orais (seminários, debates em sala); e
b) distinguir tipologia textual e gênero discursivo.

III - Em nível de solução de problemas:
a) ampliar as habilidades de comunicação oral e escrita, considerando a relação do conhecimento adquirido e a administração do tempo para a execução dessas atividades.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A metodologia deste componente curricular se baseia na Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020.

Para o processo de construção do conhecimento, serão realizadas:
- aulas expositivas e dialogadas;
- atividades (fóruns, seminários, debates, produção e refação de textos, jogos de gramática etc.), em grupo e individuais; e
- Retomada de conteúdos vistos na disciplina, durante o estudo das unidades posteriores.

Avaliação

O Processo de Avaliação, nesta disciplina, seguirá a Resolução Consepe-UFMT n. 87, de 17 de dezembro de 2020, que flexibiliza as diretrizes de atividades avaliativas presenciais que constam na Resolução Consepe n. 63, de 24 de setembro de 2018, que dispõe sobre regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

As atividades de produção de texto serão entregues por meio da Plataforma AVA e as atividades de Seminários e Debate serão apresentadas em aulas síncronas, em data especificada em cada atividade (todas as atividades terão data limite para entrega/apresentação). Em situações excepcionais, avaliaremos dilação de prazo.

Os critérios de avaliação serão apresentados na proposição de cada avaliação, juntamente, com o valor e peso da atividade, quando se tratar de avaliação somativa.

Atividades avaliativas:
- Paráfrase do texto “A pesquisa psicolingüística na sala de aula” (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 1).
- Debate (avaliação de argumentação): Produção de energia nuclear no Brasil (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 2).
- Resenha da primeira parte do livro “Preconceito Linguístico: o que é e como se faz?” – 8 mitos (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 2).
- Resumo Científico (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 1).
- Seminário sobre o uso de dicionários (avaliação formativa e somativa 10,0 peso 2).

Havendo necessidade, as atividades poderão ser alteradas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Considerando-se os pressupostos da Ciência da Linguagem e da Neurociência, os conteúdos serão trabalhados partindo-se, especialmente, de informações pré-concebidas para o conhecimento “alvo”, por meio de ações dialógicas, de produção de textos, de construção de conceitos e retomadas de conteúdos já ministrados nas unidades subsequentes.

As aulas, em sua maioria, serão apresentadas de forma síncrona. Somente as atividades práticas (leitura e produção de textos) serão, em parte, realizadas de forma assíncronas. Portanto, o(a) acadêmico(a) precisa ter disponibilidade para assistir as aulas síncronas que não serão gravadas.

Para o desenvolvimento das ações neste componente curricular, faremos uso dos seguintes recursos:
? Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual são disponibilizados vários recursos e links a plataformas e sites externos;
? Plataformas virtuais (Google Meet e Jitsi Meet);
? Plataforma Prezi; e
? Aplicativo WhatsApp (grupo).

As aulas, em sua maioria, serão síncronas (não serão gravadas) e ocorrerão por meio da Plataforma Google Meet ou da Plataforma Jitsi Meet. Apenas as atividades práticas (leitura e produção de textos), que, no formato presencial, seriam realizadas em sala de aula, serão realizadas de modo assíncrono, sendo enviadas por meio do AVA ou apresentadas nas aulas síncronas, conforme estabelecido em cada proposta.

No grupo da disciplina no aplicativo WhatsApp, PLPT - D2 (2020-1), serão repassadas algumas informações, referentes às aulas - o objetivo exclusivo do grupo é repassar informações da disciplina.

Todos(as) estudantes foram devidamente informados sobre as disposições gerais da disciplina no primeiro dia de aula. Essa informações também constam no Guia do Estudante disponível no AVA.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso